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Dicas e Histórias de Sucesso

5 práticas de startup para você adotar no seu negócio

Publicado por Equipe Cielo

Especialista em marketing digital, Bruno Ávila indica como o uso do endomarketing pode ajudar seu negócio a crescer mais.

 
Hoje em dia, só se fala de startups. Mas, você sabe o que é uma startup? O youtuber e especialista em marketing digital Bruno Ávila explica e ainda indica as principais práticas que você pode adotar no seu negócio para otimizar processos na empresa. Confira o vídeo e os melhores momentos da palestra “Meta e Alma de startup”, que ele deu durante o projeto Cielo na Estrada, em Curitiba (PR) e potencialize a sua empresa:
 

 
Uma startup é uma pequena nova empresa que busca criar um produto ou serviço escalável e repetível, trabalhando em condições de extrema incerteza. Ou seja, um grupo de pessoas que vê em uma ideia inovadora sem a certeza de que aquele projeto tenha sucesso na execução e no mercado. O objetivo é gerar valor em coisas invisíveis, como os aplicativos de carona em que o cliente vê o benefício e a comodidade de chegar onde quiser de forma rápida e confortável. Além disso, o produto ou serviço de uma startup precisa ainda ser repetível, ou seja, permitir que o maior número de pessoas tenham acesso a isso sem que seja preciso produzir mais para que as pessoas consigam usufruir do seu produto – sendo assim, escalável.
 

O que o conceito de startup nos ensina?

 

1- Produto Mínimo Viável

Muita gente acha que só pode vender um produto quando ele estiver perfeito. O que vale é colocar o produto ou o serviço no mercado no menor tempo possível, em formato de teste.  “As startups já vendem uma coisa com o mínimo viável e não tem problema se esse produto não funcionar 100% no primeiro momento, porque ele pode ser aprimorado conforme a necessidade das pessoas”, pondera. É preciso definir quatro pontos essenciais: o que é, o que faz, para quem e o diferencial.
 

2- Equipe enxuta

Se você tiver uma equipe com menos pessoas possíveis, mas que seu negócio parta para ação, é o melhor. Começar com profissionais-chave que vão fazer acontecer é o que motiva uma startup”, sugere o especialista.
 

3- Metas possíveis

Uma startup pensa com metas possíveis para mostrar nesse cenário de extrema incerteza, que basta ter lucro para que o produto sustente sua existência”, observa. E o lucro maior vai vir se o seu produto for escalável. “Se você vende mil, pode vender um milhão. Mas se toda empresa começa pequena, ela começa com passos pequenos e não pulando degraus”, completa.
 

4- Teste com pequenos grupos

Não queira alcançar o Brasil inteiro logo de primeira – por mais que você tenha milhões para investir. “Ofereça os serviços primeiro para um número menor de pessoas, para fazer uma pesquisa de mercado, e ouça a opinião desse público para crescer”, sugere Bruno. Dessa forma, você consegue se reinventar caso o produto não seja bem aceito pelas pessoas. “Você pode começar com uma ideia e visualizar que ela não é viável. Se você não abrir mão do plano inicial, não conseguirá progredir em outro caminho”, afirma. Mudanças de rumo são rápidas e podem trazer um melhor resultado.
 

5- Analise os números todos os dias

Tenha posse dos números: tudo que se ganha e o que se paga. “Não é a atividade mais legal do dia, mas é aí que você monitora a saúde do seu negócio”, diz o youtuber chamando a atenção dos empreendedores. Se você tem posse desses números, você toma as decisões certas antes de se endividar. Com isso em mente, faça! Muitas pessoas deixam de empreender por medo de falhar, sendo que estão falham por nem o menos tentar fazer as coisas darem certo”, finaliza Bruno Ávila.
Entenda também como é importante engajar a equipe para aumentar a produtividade da sua empresa e invista agora mesmo em estratégias para integrar seus colaboradores.
 


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