Quando pensamos em negócios digitais, é impossível ignorar a necessidade de ter um bom sistema de entregas, que garanta a qualidade dos produtos enviados e a satisfação dos clientes. Por causa disso, vamos falar um pouco sobre o que é operação logística em vendas e mostrar como algumas empresas têm muitas boas experiências para compartilhar.
Além de ficar de olho na entrega ou nesses cases de sucesso, existem outros fatores que são essenciais para quem busca por informações para aperfeiçoar os processos de sua empresa.
Tudo começa quando você entende que não basta vender se não souber entregar. Ou seja, o processo de vendas não para na finalização do pedido, não é mesmo? Ele só se encerra quando o cliente recebe o produto – e fica satisfeito com ele.
Separamos algumas etapas importantes para ajudá-lo a organizar operação comercial e obter muito mais sucesso em seu negócio. Confira até o final e anote aí!
Entenda o que é operação logística em vendas
Esse é um item que exige extrema atenção quando estiver estruturando uma empresa online. A operação de envio de mercadorias deve ser feita com eficiência, seguindo os prazos acordados, segurança e qualidade.
É lógico que cada empresário deve adaptar a logística da melhor forma de acordo com seu tipo de negócio, mas é possível ver como cada cuidado é crucial para o sucesso das vendas.
1. Embalagem adequada
Um dos primeiros cuidados que você deve ter quando vende pela internet é como este produto chegará ao cliente intacto, não é mesmo? Por isso, é importante utilizar embalagens adequadas para garantir que os itens cheguem aos consumidores em perfeitas condições.
Embalagens resistentes e dimensionadas corretamente também podem ajudar a reduzir custos de envio. Se necessário, use materiais de enchimento, como plástico bolha, espuma ou papel picado, para proteger os produtos contra impactos durante o transporte.
Feche as embalagens de forma segura e adequada, usando fita adesiva resistente para garantir que elas permaneçam fechadas durante todo o transporte. Considere utilizar algo reforçado para itens mais pesados ou caixas maiores.
Não esqueça de rotular a embalagem de forma clara e precisa, incluindo informações como endereço de entrega, informações de remetente, número de rastreamento e instruções de manuseio especial, dentre outros detalhes que você entenda que seja importante.
2. Automatização de processo
Outro ponto que vai te ajudar a colocar em prática o que é operação logística em vendas é trabalhar com automatização de alguns processos. Isso mesmo! Esta atitude pode aumentar a eficiência e, consequentemente, reduzir erros.
Esta ação pode incluir a integração de sistemas de gestão de pedidos, de rastreamento de envios e ferramentas de atendimento ao cliente.
3. Gestão de devoluções
Organizar a operação comercial não está ligado apenas quando o cliente compra a mercadoria. O seu negócio precisa ter políticas claras de devolução e procedimentos eficientes para lidar com trocas de produtos.
Estabeleça procedimentos para avaliar produtos devolvidos, verificando sua condição e determinando se podem ser revendidos como novos, recondicionados ou se precisam ser descartados. Isso ajuda a minimizar perdas e maximizar o valor recuperado dos objetos devolvidos.
Caso seja necessário a devolução do dinheiro, faça os reembolsos de forma rápida e eficiente após a conclusão do processo de devolução. Os clientes apreciam receber o dinheiro em tempo hábil, o que contribui para uma experiência positiva de compra, mesmo em caso de cancelamento.
4. Monitoramento e otimização
Monitore continuamente o desempenho de suas operações e logística de vendas, identifique áreas de melhoria e implemente ajustes conforme necessário.
Faça análises de métricas como tempo de processamento de pedidos, taxa de precisão de entrega e satisfação do cliente, isso facilitará no entendimento de o que é operação logística em vendas.
Afinal de contas, se a sua estratégia não estiver dando certo, atitudes poderão ser tomadas para mudar o foco e, com isso, melhorar a performance e aumentar as vendas.
Os empreendedores que conseguem estruturar uma operação e integrar essas práticas em suas vendas online, estarão melhor posicionados para fornecer uma experiência de compra excelente. Isso colabora com a construção de relacionamentos sólidos com seus clientes.
Entregas por quem sabe entregar
O encantamento do cliente se inicia na divulgação dos produtos e no atendimento, mas não pode parar por aí. Por isso, saber o que é operação logística em vendas torna-se imprescindível, devendo receber a devida importância no momento de estruturação do seu negócio digital.
Veja alguns exemplos de sucesso neste assunto!
1. James Delivery
Desde a sua criação, em Curitiba, em 2016, a James Delivery expandiu suas operações para diversas cidades do Brasil e de outros países da América Latina. A empresa foi adquirida pelo Grupo GPA no final de 2018.
Um app especializado em delivery rápido, possui mais de 4.000 estabelecimentos cadastrados na sua base e se dispõe a oferecer praticidade para quem contrata os serviços de seus entregadores, realizando entregas rápidas.
O aplicativo, disponível para Android e iOS, foi projetado para ser fácil de usar, permite que os clientes façam pedidos com rapidez e acompanhem suas entregas em tempo real.
A plataforma entrega alimentos de restaurantes, mercearias, produtos farmacêuticos e outros produtos de varejo, oferecendo uma solução de entrega abrangente. A empresa enfatiza a satisfação do cliente, garantindo entregas pontuais e mantendo altos padrões de qualidade de serviço.
Além disso, pode ser uma ótima ferramenta para quem quer entrar no ramo de fazer entregas, que pode acontecer com moto, carro ou até mesmo por meio de bicicleta.
2. Loggi
Se estamos falando sobre o que é operação logística em vendas – e como colocar isso em prática, não podia faltar uma empresa com tanta experiência no mercado de entregas como a Loggi. Ela compartilha alguns conteúdos valiosos sobre entregas realizadas por meio de plataformas digitais.
Entre os principais oferecidos temos:
- entrega no mesmo dia: a Loggi oferece serviços de entrega no mesmo dia, atendendo empresas que exigem entrega rápida de mercadorias;
- logística de comércio eletrônico: ela fornece soluções logísticas especializadas para empresas de comércio eletrônico, incluindo armazenamento, atendimento de pedidos e entrega de última milha;
- entregas comerciais: a Loggi atende diversos negócios com necessidades de entrega, incluindo varejo, alimentos e documentos;
- entrega de encomendas: a empresa gerencia a entrega de encomendas, garantindo um serviço pontual e confiável.
Quando o assunto é tecnologia, ela também não fica para trás. A aplicação utiliza uma plataforma tecnológica robusta e um app móvel fácil de usar que permite aos clientes agendar entregas, rastrear encomendas em tempo real e gerenciar operações logísticas com eficiência.
Atualmente, ela opera uma ampla rede de entregadores e centros de distribuição, garantindo ampla cobertura em todo o Brasil. A empresa expande continuamente seu alcance para cobrir mais regiões e melhorar a acessibilidade dos serviços.
3. Jadlog
Fundada em 2005, a Jadlog não para de crescer e se tornou uma das principais empresas de logística do Brasil, fornecendo serviços de remessa doméstica e internacional, atendendo a diversas necessidades de transporte.
A marca é uma das principais opções para comércio eletrônico, já que desenvolveu soluções personalizadas para o varejo virtual, incluindo serviços de entrega de última milha que ajudam os empresários a gerenciar sua logística com eficiência. Além da entrega de pequenas encomendas, a Jadlog também lida com fretes e cargas maiores, fornecendo soluções logísticas abrangentes.
A empresa aproveita a tecnologia para aprimorar suas operações. Isso inclui rastreamento de encomendas em tempo real, sistemas avançados de gestão logística e integração com plataformas de comércio eletrônico para agilizar os processos de atendimento de pedidos.
Esforços com sustentabilidade também são um ponto a favor da empresa, que está comprometida com o assunto e implementou práticas ecológicas em suas operações. Dentre as medidas, destaque para a otimização de rotas de entrega para reduzir as emissões de carbono.
Depois desse artigo, é impossível não pensar em quantas melhorias podem ser implementadas nos serviços de entrega e como sua empresa tem diversas ferramentas à disposição para atender ainda melhor cada cliente.
Agora que já sabe o que é operação logística em vendas, o que está esperando para melhorar seu processo e encantar seus clientes? Precisando de ajuda com os pagamentos, lembre-se da Cielo!