Valor agregado de um produto: o que é e como aplicar? Melhore o seu faturamento!
Você sabe o que é valor agregado de um produto e por que é importante trabalhar esse atributo no seu negócio?
No mercado atual, as empresas estão sempre buscando maneiras de valorizar seus produtos e serviços para conquistar uma percepção positiva do público.
Afinal, quando as pessoas dão grande valor a produtos, elas não se importam em pagar o preço necessário por eles.
Então, continue lendo para aprender o que é valor agregado de um produto e como aumentar o seu.
O que é valor agregado de um produto?
Valor agregado é tudo aquilo que acrescenta pontos positivos ao seu produto ou serviço, para além das funcionalidades e benefícios básicos.
Por exemplo, uma embalagem diferenciada, um atendimento excepcional e um status associado à marca são fatores que agregam valor a qualquer solução oferecida por uma empresa.
De modo geral, quanto maior o valor agregado do produto, mais dispostas a pagar por ele as pessoas ficarão.
Isso porque, enquanto o preço é a quantia que deve ser paga pela mercadoria, o valor engloba todos os benefícios que o item proporciona.
Assim, um produto de alto valor agregado é visto como mais valioso e, consequentemente, seu preço pode parecer baixo em relação às vantagens oferecidas.
Por isso, as empresas buscam estratégias para agregar valor aos seus produtos e, dessa forma, destacar sua oferta da concorrência e poder aumentar os preços.
O que é valor percebido?
Valor percebido é aquele que vem do feedback de clientes, ou seja, é baseado na impressão que o público tem sobre os benefícios do seu produto ou serviço.
Por exemplo, uma pessoa pode valorizar a entrega rápida de um produto, o cuidado com a embalagem e o desconto que recebeu no carrinho de compras.
Diferenças entre valor agregado e valor percebido
O valor agregado e percebido são conceitos próximos, mas têm diferenças importantes.
Enquanto o agregado abrange todos os benefícios que a empresa adiciona ao produto com base nos padrões de mercado e consumo, o percebido parte exclusivamente da perspectiva da clientela.
Dessa forma, o valor percebido muda de acordo com o perfil das pessoas que compram.
Por exemplo, alguém pode valorizar mais a agilidade de entrega de um produto, enquanto outra pessoa pode dar mais valor à durabilidade.
Ao combinar o valor agregado com o valor percebido, a empresa tem o valor capturado do produto, ou seja, todo o conjunto de benefícios que podem ser associados à oferta, tanto do ponto de vista de cada cliente quanto do mercado em geral.
Como aumentar o valor agregado de um produto?
Agora que você sabe o que é valor agregado de um produto, vamos descobrir algumas estratégias para aumentar esse atributo.
Confira as mais efetivas.
1. Entenda o perfil da clientela e antecipe-se às necessidades dela
Para agregar valor ao seu produto, você precisa saber quais atributos e vantagens seus clientes mais valorizam, certo?
A única forma de descobrir isso é conhecendo a fundo o perfil do seu público-alvo, incluindo dados demográficos (faixa etária, gênero, localização etc.) e comportamentais (hábitos de consumo, dores, necessidades, objeções etc.).
Assim, você terá uma base sólida para compreender as necessidades dos consumidores e entregar o valor agregado que as pessoas esperam.
2. Estude as tendências
As tendências de mercado também ditam o valor agregado que será mais relevante para as pessoas.
Por isso, é importante ficar de olho em tudo o que acontece no seu segmento e adaptar o que está em alta para os seus produtos.
3. Inove
Inovar é um caminho que agrega valor aos seus produtos ou serviços de forma natural.
Afinal, quando você traz vantagens inéditas ao mercado e apresenta uma solução diferente, as pessoas tendem a valorizar mais a sua marca e seus produtos.
Mas lembre-se: a inovação só é válida quando leva em consideração as necessidades das pessoas e buscar resolver problemas reais.
4. Surpreenda
Que tal encantar clientes com uma ação inesperada?
Pode ser um bilhete especial enviado junto com o produto, um cupom de desconto exclusivo ou até mesmo um agradecimento pela preferência no WhatsApp após uma compra.
O importante é surpreender para agregar valor.
5. Invista em treinamentos
Será que sua equipe está preparada para oferecer a melhor experiência ao público?
Quem gerencia pessoas deve se fazer essa pergunta sempre e ofertar treinamentos, workshops e outras formas de capacitação para o atendimento de excelência.
Dessa maneira, você aumentará o valor agregado do produto por meio de uma experiência de compra memorável.
6. Ofereça vários canais de atendimento
Consumidores valorizam a diversidade de canais de atendimento, especialmente se eles estiverem integrados em uma estratégia omnichannel.
Então, certifique-se de oferecer várias opções, como página de autoatendimento (FAQ), e-mail, telefone, WhatsApp, chat online, assistente virtual (chatbot), entre outros canais.
7. Peça feedbacks
O valor agregado também depende dos feedbacks de quem compra.
Ao capturar o valor percebido, você consegue adicionar vantagens alinhadas às expectativas da clientela.
Portanto, faça pesquisas de satisfação com frequência e transforme a opinião das pessoas que compram da sua empresa em melhorias nos produtos e serviços.
8. Entenda as razões da clientela
Cada pessoa tem suas razões para comprar um produto, dependendo dos problemas que busca solucionar.
Logo, se você quer aumentar o valor agregado, precisa entender as principais motivações da clientela e usá-las para inovar suas soluções.
9. Destaque as qualidades do produto
O valor agregado precisa ser apresentado de forma clara, com destaque para os atributos extras que o produto proporciona às pessoas.
Experimente, por exemplo, criar uma campanha de marketing com um conceito relacionado ao valor da sua marca, ao status que seus produtos agregam ou aos benefícios de utilizá-los.
10. Invista em parcerias
As parcerias são estratégias eficientes para agregar valor, principalmente quando você encontra marcas que compartilham do mesmo perfil de público-alvo.
Um exemplo é um banco digital que faz uma parceria com uma loja virtual famosa, oferecendo cupons de desconto.
Esse tipo de ação agrega valor ao produto oferecido para ambas as empresas.
Valorize a experiência dos clientes e faça ajustes constantes
Resumidamente, se você investir no aprimoramento contínuo experiência do público, terá sempre novas oportunidades de aumentar o valor agregado do seu produto.
Lembrando que, para isso, é necessário ter um alto padrão de qualidade em todos os pontos de contato da jornada de compra, desde a prospecção até o pós-venda.
No primeiro contato da pessoa, por exemplo, você pode agregar valor oferecendo conteúdos relevantes, enviando um cupom de primeira compra ou fazendo uma demonstração gratuita de um produto.
Se você tem um e-commerce, pode adicionar valor oferecendo um checkout transparente com diversas opções de formas de pagamento, deixando a pessoa à vontade para escolher como quer pagar pela sua compra.
Felizmente, a Cielo tem diversas soluções de pagamento que aumentam o valor agregado dos seus produtos ao facilitar a vida das pessoas.
Alguns exemplos são maquininhas de cartão, link de pagamento, checkout facilitado e até pagamentos por aproximação no celular.
Entendeu como incrementar seu valor agregado e se destacar no mercado?
Aproveite e conheça as soluções da Cielo para valorizar ao máximo a experiência de pagamento dos seus clientes!