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Dicas e Histórias de Sucesso

Exemplos de campanha de incentivo para vendedores. Motive seu time!

Procurando um exemplo de campanha de incentivo para vendedores? Veja opções e entenda por que esta é uma ótima oportunidade para vender mais.
Publicado por Equipe Cielo

Vendedoras felizes se cumprimentando pelas campanhas de incentivos para vendedores

Existem no mercado vários exemplos de campanha de incentivo para vendedores que deram certo e ajudaram a impulsionar os resultados de cada negócio.

Afinal, estamos falando de um setor vital para a sobrevivência de qualquer tipo de empresa.

Iniciativas de marketing como divulgar um produto na internet e realizar promoções no Instagram podem ajudar, mas não substituem quem trabalha diretamente com vendas.

Para garantir que seu time esteja sempre motivado, confira neste conteúdo alguns exemplos de campanha de incentivo para vendedores.

Mas, primeiro, entenda do que se trata essa iniciativa.

O que é um programa de incentivo?

Programa de incentivo é uma estratégia implementada para estimular profissionais de vendas a partir da premiação por bons resultados.

Ou seja, quem alcançar determinada meta recebe um valor em dinheiro, vale-presente ou algum produto ou serviço específico.

Existem exemplos de campanhas de incentivo para vendedores que premiam times inteiros.

Portanto, o formato também deve levar em consideração a motivação para a criação da campanha.

Por isso, vamos apresentar na sequência algumas razões para sua empresa criar um programa desse tipo.

Por que fazer um programa de incentivo para o time de vendas?

Existem vários motivos para se fazer um programa de incentivo em sua empresa.

Por isso, antes de mostrar exemplos de campanha de incentivo para vendedores, vamos explicar como essa iniciativa pode ajudar seu negócio.

Diminui atrasos e faltas

Faltas e atrasos infelizmente são um problema frequente para empresas.

Muitas empresas criam prêmios específicos para quem tiver maior pontualidade e menos faltas – o que é melhor do que estabelecer uma cultura punitiva.

No entanto, o engajamento pelo cumprimento de uma meta por si só é suficiente para diminuir bastante as chances de atrasos ou faltas injustificadas.

Engaja o time

A idealização de uma campanha de incentivo pode engajar colaboradores de duas formas:

  • A partir da competição, em que cada pessoa precisa vender mais do que as demais para conquistar um prêmio específico.
  • Pela união de uma equipe em torno de um objetivo, quando a premiação é dividida entre os integrantes.

Cabe a você identificar o melhor formato conforme as características dos colaboradores.

Melhora o ambiente de trabalho

Criar campanhas de incentivo é uma forma de demonstrar às equipes de venda que a gestão da empresa valoriza suas atividades.

Espalhar esse sentimento pelo quadro de colaboradores é uma forma de tornar o ambiente mais leve, com profissionais em harmonia com a cultura da organização.

Dessa forma, a equipe se sentirá mais estimulada a elaborar ações por conta própria, como criar um script de vendas eficiente e enviar mensagens para recuperar clientes inativos.

Fortalece a imagem da empresa

Embora seja focada para o público interno, a campanha de incentivo também pode melhorar a imagem do negócio diante da clientela.

Afinal, um negócio que valoriza trabalhadores é sempre bem-visto, principalmente se a campanha for criativa e virar notícia.

Exemplos de campanha de incentivo para vendedores para se inspirar

Veja agora alguns exemplos de campanha de incentivo para vendedores e se inspire para implementar uma ideia semelhante em seu negócio.

Prêmios físicos

A distribuição de um prêmio para quem se destacar pode ser um bom incentivo para a equipe de vendas.

Veja algumas possibilidades interessantes:

  • Smartphones e tablets
  • Televisões e aparelhos de som
  • Computadores
  • Videogames
  • Bicicletas
  • Instrumentos musicais
  • Carros e motos

É claro que quanto maior o valor do item, melhor será o resultado da sua campanha.

Além de empolgar os colaboradores, os prêmios físicos são altamente “instagramáveis”.

Ou seja, os colaboradores certamente vão querer postar fotos e selfies com seus mimos para celebrarem a conquista, o que é positivo para a imagem da empresa.

Vendeu, ganhou

Em vez de premiar apenas a pessoa que mais vendeu, a empresa pode estabelecer uma meta e premiar instantaneamente quem conseguir fechar uma venda.

É claro que o prêmio não poderá ser de valor muito alto, pois vários integrantes irão ganhar.

Lojas de nichos específicos como bicicletas e instrumentos musicais podem aproveitar seus produtos como prêmios.

Afinal, quem trabalha em um estabelecimento desse tipo costuma ter interesse na área, já que conhece bem os itens oferecidos.

Esse tipo de iniciativa pode incentivar profissionais que vendem de porta em porta a gerenciar seu tempo para abordar o maior número possível de clientes.

Reembolso de mensalidades

Neste exemplo de campanha de incentivo para vendedores, a premiação pelos bons resultados seria o reembolso de uma mensalidade em uma instituição de ensino.

Portanto, o ideal é que a empresa realize uma parceria com um ou mais estabelecimentos.

Esse tipo de ação pode beneficiar a empresa de duas formas:

  • Incentivando as equipes a venderem mais
  • Aumentando a qualificação profissional

Folga extra

Se uma pessoa integrante da equipe apresentar resultados bons o suficiente, sua ausência por um dia não será um problema para a gestão do negócio.

Pelo contrário, dar uma folga extra como prêmio por um alto volume de vendas é uma forma barata de recompensa por bons resultados.

Além de celebrar a folga conquistada, quem ganhou vai voltar para o trabalho com as energias recarregadas e com mais motivação para repetir a dose.

Campanha de bônus

A campanha de bônus pode ajudar a evitar a acomodação após a conquista de um prêmio por bons resultados.

Nesta iniciativa, quem ganhar na primeira campanha leva ainda a chance de ganhar um segundo prêmio, caso alcance metas ainda mais ousadas.

Pode ser um item extra, um valor adicional ou um período a mais de reembolso, se seguirmos o raciocínio dos exemplos que já demos.

Experiências individuais

Qualquer profissional de marketing sabe que mais do que entregar produtos ou serviços, os melhores negócios proporcionam experiências.

Essa lógica inspira o exemplo de campanha de incentivo para vendedores que vamos apresentar agora.

Em vez de ganhar um produto físico, uma bonificação em dinheiro ou outro tipo de premiação, a pessoa ganha uma experiência completa.

Um dos principais exemplos de campanha de incentivo para vendedores desse tipo é a oferta de uma viagem com estadia a quem vender mais.

Essa alternativa é interessante por ser ainda mais “instagramável” que o objeto físico, pois certamente haverá muitos registros da experiência nos perfis da pessoa ganhadora.

Outros exemplos possíveis de prêmios são ingressos para cursos ou algum grande evento na cidade.

Gamificação

Gamificação é a aplicação de dinâmica de jogos em qualquer tipo de sistema ou atividade.

Esse conceito pode ser implementado para a criação de uma competição saudável dentro de uma equipe.

A pontuação, nesse caso, seria definida pelos principais indicadores de vendas.

A forma mais simples é a elaboração de um ranking.

Mas também podem ser realizados “duelos” entre duas pessoas em um sistema de oitavas de final, quartas de final e semifinais, como em um torneio.

Plano de carreira

Em vez de dar um prêmio, seu negócio pode proporcionar a quem tiver os melhores resultados um plano de carreira para buscar uma promoção na empresa.

Dessa forma, além de estimular a equipe, a gestão pode se certificar de que reconhecerá os melhores talentos na hora de definir a ocupação de alguma vaga.

Peça ao time para ajudar a definir as metas e os prêmios

Neste conteúdo, apresentamos diversos exemplos de campanha de incentivo para vendedores.

É importante contar com a ajuda do time de vendas na hora de definir o tipo de programa a ser implementado, além das metas e dos prêmios.

Afinal, ninguém é melhor que a própria equipe para dizer o que a move.

Além disso, profissionais de vendas também são qualificados para ajudar a estabelecer objetivos ambiciosos, mas realistas.

É importante ressaltarmos que as vendas são importantes, mas a fidelização dos clientes com uma boa experiência de compra é a chave para o sucesso.

E se você gerencia um negócio, seja presencial ou online, sabe o quanto a cobrança pode ajudar – ou atrapalhar – nesse sentido.

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