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Dicas e Histórias de Sucesso

Como montar um negócio de espetinhos

Publicado por Equipe Cielo

Veja algumas dicas e entenda melhor como começar o seu negócio através de um carrinho de comidas

 
Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), o mercado de alimentação fora de casa cresce, em média, 14% ao ano. . Cerca de 93% desses estabelecimentos são pequenos, familiares e independentes. Assim, com um mercado em franca expansão, montar seu próprio negócio de espetinhos ou churrasquinho pode ser uma ótima ideia para empreender.
Os espetos de carne assada são uma boa forma de vender uma comida rápida, saborosa e nutritiva para atender o consumidor apressado. Se você tem um carrinho para venda dos espetos na rua e se estabelecer em um lugar fixo, seu negócio pode se tornar um ponto de encontro entre os clientes.
Antes de se aventurar na área de alimentos, criamos algumas dicas para que o seu negócio tenha sucesso:
 

1) Faça um plano negócios

Segundo consultores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o ideal é fazer uma pesquisa de mercado com análise do ambiente, elencando ameaças e oportunidades. Vale lembrar que uma pesquisa não precisa necessariamente ser sofisticada e custar caro, ela pode ser elaborada por você mesmo, avaliando os seguintes critérios:

  • Excesso de concorrência – você pode ter dificuldades se outras pessoas estiverem vendendo um produto similar ao seu;
  • Segurança – crie um sistema para não ficar com muito dinheiro em mãos. Ter uma maquininha de cartão pode ser mais seguro;
  • Situação econômica do consumidor – isso ajudará você a definir produto e preço final;
  • Possibilidade de entrega em domicílio – pode ser um diferencial interessante;
  • Espetinhos veganos de legumes – o número de pessoas com dietas restritas aumenta a cada dia, então, você pode atrair públicos que normalmente não consomem produtos de um carrinho de espetinhos;
  • Praticidade – entenda a melhor forma do cliente pagar pelo produto e já sair comendo.

 

2) Defina o ponto comercial onde você vai se estabelecer


Após avaliar o mercado e elaborar seu plano de negócios, a   Além de avaliar a movimentação do local, consulte a prefeitura para saber se é permitido montar um  ponto de venda de alimentos onde você pretende. Os principais lugares são em praças, perto de escolas ou faculdades, em ruas próximas a estações de metrô/trem, parques ou ruas populares.
 

3) Tenha um carrinho que identifique sua marca


Se você escolheu vender espetinhos na rua, Ter um carrinho especializado que identifique a sua marca faz toda a diferença se você optou por vender espetinhos na rua,. Os carrinhos geralmente são feitos de aço inox, para facilitar a higiene, e já possuem os compartimentos necessários (churrasqueira, espetos, chapa, gavetas para armazenamento etc.). O legal é que você não precisa de um veículo para transportar os acessórios. Você pode sair de casa empurrando seu carrinho e poderá trabalhar tanto na rua, quanto em eventos.
 

4) Escolha bons fornecedores


O carro-chefe do seu negócio sempre será o espetinho. Portanto, a qualidade da carne oferecida é fundamental para que seu empreendimento evolua. Procure fornecedores de carnes de boa qualidade – além de satisfazer o cliente, você terá menos trabalho se não precisar amaciar carne de qualidade inferior.
Preocupe-se também em oferecer acompanhamentos (molhos, vinagretes, farofa) ao consumidor. E cuidado: carnes são alimentos perecíveis. Esteja sempre de olho para não deixar o produto estragar e criar uma saia justa com o cliente.
 

5) Invista em diferenciais para o seu cardápio


De olho na crescente onda de pessoas vegetarianas e veganas, oferecer espetinhos de legumes pode ser uma boa estratégia para atrair e fidelizar clientes – opções como abobrinha, berinjela e outros legumes podem atraí-los. Além disso, compor os espetos de carne com cebola, bacon ou pimentão, por exemplo, torna seu produto mais exclusivo do que o do vizinho.
 

6) Faça promoções para atrair mais pessoas

Uma das formas de fidelizar o cliente de rua é criando promoções, como por exemplo o “espetinho do dia”. A cada dia da semana, um dos espetinhos terá preço reduzido. Outra oferta seria, por exemplo, pague quatro espetos e leve cinco. Invista na produção de um banner para divulgar a promoção.
 

7) Regularize-se

Formalize seu negócio procurando ajuda no Sebrae ou no Portal do Empreendedor. Procure a Prefeitura e a Vigilância Sanitária da sua cidade para pedir uma licença de funcionamento e também orientações sobre as questões de higiene. E não se esqueça de oferecer as facilidades do pagamento com cartão de crédito e débito, além de vales-refeição – a Cielo oferece várias opções de maquininhas que cabem no seu bolso, como a Cielo ZIP.
 

 
O setor de alimentação fora de casa pode ser atraente para novos empreendedores, mas para investir é preciso cautela – como se trata de produtos perecíveis, você deve ter licenças específicas e cuidados especiais para evitar desperdício. Planeje bem seu negócio e prepare-se para crescer!


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