Como vender mais e melhorar o seu negócio
Toda grande negociação começa com uma “olhadinha”, seja em um estabelecimento físico ou no e-commerce. O comerciante precisa conhecer bem o produto e oferecer a melhor experiência para o consumidor. Neste texto, daremos dicas de como melhorar as vendas no comércio, com táticas que vão conduzir o cliente até a emissão do pedido.
Vale começar dizendo que cuidar de toda a experiência do cliente, desde sua entrada na sua loja, seja ela física ou virtual, é algo primordial. Todo esse cuidado, além de aumentar seu faturamento, ao mesmo tempo em que ajuda a vender mais, também fideliza o consumidor. Ou seja, multiplica sua clientela e seu retorno financeiro.
Sendo assim, vamos falar nesse texto sobre boas técnicas que você não pode deixar de lado se quiser ter sucesso em seu negócio. Bora lá?
Como melhorar as vendas no comércio e aumentar o faturamento?
A Cielo lista dicas fundamentais para que nossos parceiros aumentem seu faturamento no dia a dia. Confira!
1 - Entenda o contexto do seu estabelecimento
A concorrência é grande, e a Cielo oferece soluções que coletam os dados de suas vendas e os compara com o de negócios similares.
O Cielo Farol, por exemplo, permite visualizar qual o seu ticket médio e os dias e os horários mais movimentados.
O Big Data funciona de maneira semelhante ao Cielo Farol, mas é voltado para empresas de grande porte e que também desejam aprender formas de como melhorar as vendas no comércio.
“Obter essas informações permite que o empresário conheça mais o seu cliente. Além disso, ajuda a traçar estratégias para melhorar as vendas ou criar promoções específicas para um dia da semana”, afirma Gabriel Mariotto, gerente da área de Inteligência da Cielo.
2 – Organize o local
Para saber como melhorar as vendas no comércio, antes mesmo de parar na vitrine, o cliente analisa a ambientação do espaço.
“Atente-se para todos os detalhes. O chão sujo, uma lâmpada queimada ou produtos e caixas espalhados podem causar má impressão”, aponta Alan Kuhar, professor do curso de administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e especialista em varejo.
Fique de olho também na intensidade da luz, na organização da paleta de cores e na disposição dos funcionários.
3 - Prepare sua equipe
Em empresas de médio e grande porte, o proprietário não costuma estar sempre presente, e os funcionários acabam sendo a cara do negócio. “Certifique-se de que a equipe está uniformizada, conhece bem os produtos e entende como deve interagir com o comprador”, afirma o especialista.
O comportamento dos colaboradores também conta muito na hora de um cliente entrar no espaço e interfere nos resultados de quem busca como melhorar as vendas no comércio.
“Se a pessoa percebe que os funcionários estão conversando de forma muito animada, pode sentir-se desconfortável em chamar o vendedor”, destaca Alan.
- Veja ainda: Como fazer promoções para atrair clientes?
4 - Respeite o tempo do cliente
Uma das dicas de como vender mais que nem todo mundo segue: evite abordar as pessoas na porta do estabelecimento.
“O comprador gasta cerca de 10 a 15 segundos para fazer uma leitura da loja e entender onde ficam os produtos em que mais têm interesse. A partir daí, ele se encontra ou procura com o olhar do vendedor mais próximo”, explica o professor da ESPM.
Fique atento também em como abordar um cliente para vender um produto. “O ideal é que o funcionário perceba a entrada e se posicione próximo ao consumidor, mas sem abordá-lo. Mostrar que foi notado é um ótimo gatilho para a venda”, completa.
Em pequenos estabelecimentos, esse tempo pré-interação é menor. Cerca de 3 a 5 segundos bastam.
5 - Tenha muita atenção na hora de abordar os clientes
Ao interagir com esse consumidor, transmita as boas-vindas e ofereça uma sacola, um carrinho ou um lugar onde ele possa deixar outras compras para circular com mais tranquilidade pela loja. Essa é uma boa dica sobre como melhorar as vendas no comércio.
Para complementar, quando o assunto é saber como abordar um cliente para vender um produto: “dizer ‘estou só dando uma olhadinha’ não é sinônimo de ‘não vou comprar’. Ele só não quer ter uma mercadoria empurrada pelo vendedor ou ainda não se sentiu à vontade na loja”, revela Artur Motta, professor de administração da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).
6 - Mostre os serviços da loja
É um comércio do setor alimentício? “Experimente este queijo! É especial de uma região e acabou de chegar aqui” ou, em caso de vestuário, indique algumas combinações. “Veja, esta blusa ‘X’ combina muito bem com uma calça de corte ‘Y’”.
“Dessa forma, você estabelece uma ponte, uma relação cliente-vendedor. É preciso olhar o consumidor como fonte de informação para entender cada vez mais o comportamento do seu público”, assinala Motta.
Destacar promoções e novidades também é sempre uma ótima dica de como melhorar as vendas no comércio.
7 - Facilite a experiência virtual
Vende muito por redes sociais ou WhatsApp? A Cielo pode facilitar o caminho entre o interesse do cliente e a finalização da compra com o Cielo Link de Pagamento Com o serviço, é possível vender online mesmo sem ter uma loja virtual.
E ele ainda permite ao consumidor escolher a melhor forma de pagar: cartão de crédito, débito e até boleto. Basta enviar um link de pagamento e ele entrará no ambiente da Cielo, seguro tanto para o vendedor quanto para o seu cliente.
Para quem tem uma loja online, a dica valiosa é deixar a experiência fluida, para evitar dispersão na navegação até o carrinho de compras.
“É possível mandar, via e-mail ou SMS, um link de pagamento com uma mensagem amigável como ‘Salvamos o seu carrinho. Clique neste link e conclua sua compra’”, sugere Diego Feldberg, diretor de Produtos Digitais e Inovação da Cielo.
Essa opção é chamada de Recuperação de Carrinho, disponível para integração na plataforma de e-commerce da empresa.
Outra opção interessante da plataforma para agilizar as vendas no seu e-commerce é a Compra com um Clique. “Com essa ferramenta, dados como o endereço de entrega, cartão cadastrado e contatos ficam salvos e ninguém precisa preencher tudo a cada compra na sua loja”, indica Feldberg.
Aumentar a produtividade e aprimorar a gestão da sua loja é mais fácil do que se imagina
A partir das dicas de como vender mais que já demos até aqui, você tem tudo para saber como melhorar as vendas no comércio. E, a partir disso, deve-se pensar no aprimoramento da gestão e do próprio negócio.
Abaixo, listamos seis soluções da Cielo que podem ser utilizadas para continuar expandindo as vendas, atrair e atender melhor os clientes e superar as dificuldades burocráticas – algumas você pode fazer direto de sua maquininha.
Assim, você só precisa se preocupar em fazer o negócio decolar.
1 – Controle tudo, mesmo à distância
Um empreendedor que está sempre na linha de frente, visitando clientes e fornecedores, pode, mesmo assim, acompanhar o desempenho da sua empresa. O aplicativo da Cielo permite fazer essa gestão das vendas mesmo à distância.
Entre outras funcionalidades, o app facilita a consulta dos pagamentos realizados e de lançamentos futuros. “A ideia é que ele sirva como um braço direito para o lojista ter o controle de tudo o que acontece no seu negócio”, afirma Vania Prieto, coordenadora da área de Canais Digitais da Cielo.
2 – Dinheiro que chega antes
Os pagamentos com cartão de crédito não param de crescer, mas nem sempre dá para esperar a entrada desse dinheiro na conta.
Logo, além de aprender como melhorar as vendas no comércio, você pode precisar agilizar a entrada de recursos. Para manter o fluxo de caixa, renovar o estoque ou fazer uma mudança em sua loja, uma das soluções possíveis é antecipar esses recebimentos. Quem faz o pedido de antecipação até as 14h recebe o valor na conta no mesmo dia.
Outra opção é agendar antecipações semanais.
3 – Lucre mais com a sua maquininha
Quer elevar a produtividade do seu negócio ao máximo e obter uma receita extra? Sabia que a sua Cielo também pode fazer recarga de celular? Você não paga nada por isso e, a cada venda realizada, ganha até 4% sobre o valor da transação.
4 – Tudo no mesmo lugar
Já pensou em poupar tempo e recursos ao concentrar, em um único lugar, todas as etapas da venda – do gerenciamento do estoque ao pedido e, claro, ao pagamento?
Com a Cielo LIO On isso já é possível. Qualquer tipo de automação pode se integrar à plataforma, que se transforma em uma verdadeira frente de caixa móvel.
A Cielo LIO On também já vem com um pacote de aplicativos disponíveis para download, que descomplicam o dia a dia e são úteis para gerenciamento de estoque, emissão de notas fiscais, cadastro de produtos e criação de cardápios, por exemplo.
Tudo integrado ao pagamento, agilizando a experiência de consumo no seu estabelecimento.
5 – Visão além do alcance
Ainda dentro das dicas de como melhorar as vendas no comércio, é importante considerar o avanço tecnológico. É possível compreender o comportamento de compra dos consumidores com base na análise de dados.
Usar o big data a seu favor está mais próximo do que você imagina: pensando nisso, a Cielo desenvolveu o Cielo Farol, que reúne informações importantes para avaliar a clientela no entorno da sua loja e, assim, tomar melhores decisões de negócio.
“Com o Cielo Farol, dá para comparar o ticket médio das suas vendas, por exemplo, com a média do que estão praticando os seus concorrentes da região”, explica Gabriel Mariotto, diretor da Área de Inteligência da Cielo.
“Também mostra seus horários de maior e menor movimento. Assim, você consegue se planejar melhor para os momentos de pico de demanda ou fazer promoções que atraiam clientes.”
Viu só como melhorar as vendas no comércio pode ser ainda mais fácil com ajuda da Cielo? Peça já sua maquininha de cartão e, se precisar, entre em contato conosco!