Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como atrair clientes para a clínica de estética? Veja dicas infalíveis de marketing

Precisa aprender como atrair clientes para a clínica de estética? Veja dicas infalíveis de marketing para colocar em prática hoje mesmo.
Publicado por Equipe Cielo

Saber como atrair clientes para a clínica de estética é a primeira etapa para fazer sua empresa crescer.

Para melhorar os resultados do negócio, sobretudo no faturamento, é preciso adotar meios de chamar mais consumidores.

A boa notícia é que há muitas maneiras simples de se fazer isso, inclusive sem precisar aumentar suas despesas.

Mas, para isso, é necessário fazer um planejamento.

Se você tem interesse em buscar formas de elevar sua margem de lucro, siga a leitura para aprender como atrair clientes para a clínica de estética.

Como atrair clientes para a clínica de estética impacta seu negócio

Descobrir como atrair clientes para a clínica de estética é um passo importante para manter a saúde financeira do seu negócio e prosperar nessa área.

Há muitas iniciativas que podem ser tomadas para isso.

Algumas não têm custo algum, enquanto outras podem se encaixar perfeitamente no seu orçamento.

Portanto, é preciso ter um conjunto bem definido de estratégias a serem implementadas antes de sair gastando com publicidade, por exemplo.

Até porque muitas dessas iniciativas podem seguir rendendo frutos por bastante tempo.

Por que investir em marketing para clínica de estética?

Iniciativas como atrair clientes para a clínica de estética dependem de um bom planejamento de marketing.

A procura por procedimentos estéticos teve um aumento de 390% nos primeiros três meses de 2022, segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O estudo aponta que 80% das 1.218 pessoas entrevistadas afirmaram já ter realizado um procedimento estético.

Esses dados mostram que há bastante procura por esse tipo de serviço.

Porém, esses clientes não vão simplesmente aparecer na sua porta porque leram uma placa na frente da clínica.

Todo consumidor atualmente é bombardeado por informações de todos os lados na internet.

E com as técnicas de publicidade usadas atualmente, as plataformas identificam os interesses dos clientes para apresentar uma publicidade que seja de seu interesse.

Ou seja: há demanda pelo seu serviço, mas sem uma boa estratégia de marketing para clínica de estética, muitos acabam atraídos pela concorrência.

Para evitar que isso aconteça, a primeira etapa é conhecer seu público.

Qual é a importância de entender as personas do seu negócio?

A persona é uma representação de como seria uma cliente da sua clínica.

Ela é como se fosse um personagem criado a partir de informações reais do seu público, que você pode obter a partir de pesquisas de opinião.

Um negócio costuma ter mais de uma persona.

Entre as informações usadas para construir esse personagem semifictício estão:

  • Faixa etária
  • Profissão
  • Renda média
  • Escolaridade
  • Estado civil
  • Dados familiares
  • Procedimentos realizados.

A partir desses dados, você pode elaborar suas personas.

Para ajudar, veja um exemplo:

Joanna tem 45 anos, é divorciada e mora com os dois filhos, um de 10 e um de 7 anos, a cerca de 10km da clínica. Trabalha como advogada em um escritório no centro, onde recebe um salário de R$ 5,5 mil. Tem interesse em realizar peeling químico e microagulhamento.

A partir desta persona, elaborada com dados reais, fica mais fácil planejar como atrair clientes para a clínica de estética.

Defina suas metas de forma realista

O crescimento de uma empresa é um processo gradativo.

A menos que você descubra algum procedimento inovador que ninguém mais oferece na cidade (o que é bem difícil de acontecer), é preciso ir melhorando pouco a pouco seus resultados.

Por isso, ao definir uma meta, é preciso planejar bem até onde você consegue chegar naquele período.

Além de causarem frustração, metas não alcançadas não ajudam.

Por outro lado, com um planejamento realista, você pode definir objetivos que direcionam sua equipe aos resultados esperados em um médio ou longo prazo.

Por isso, vamos apresentar agora o padrão SMART, que aponta cinco qualidades que suas metas precisam ter:

  • S (específicas): devem ser claramente compreendidas
  • M (mensuráveis): que não são abstratas, podendo ser medidas
  • A (atingíveis): devem estar de acordo com a realidade da empresa
  • R (relevantes): precisam fazer sentido e serem desafiadoras
  • T (temporais): devem ter um prazo de conclusão definido.

9 dicas de como atrair clientes para a clínica de estética

Agora que você já sabe a importância de definir suas estratégias, é hora de descobrir como atrair clientes para a clínica de estética.

Para isso, confira as nove dicas que listamos abaixo.

1. Faça um levantamento de eventos sazonais

Eventos sazonais, como feriados e datas comerciais em geral, são uma boa oportunidade de marketing para clínica de estética.

Além de servirem como inspiração para criar promoções, essas datas por si só já despertam o interesse das clientes em tratamentos estéticos.

Por exemplo, que mulher não quer ficar bonita para o Dia dos Namorados?

Um levantamento pode ajudar você a se programar para realizar ações para todas essas datas.

Para isso, crie um calendário para marcar as datas com maior potencial para chamar pacientes e já inclua suas ideias de promoções para essas épocas.

2. Inove e melhore a experiência do cliente

Experiência do cliente é o conjunto de todas as impressões do público sobre uma empresa.

E mesmo que você tenha a clínica mais completa da sua região, sempre há como melhorar neste item.

Frequentadoras deste tipo de espaço costumam valorizar a rapidez ao marcar consultas.

Quanto mais você conseguir agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera, melhor.

Para conseguir isso, organizar bem as escalas e horários de atendimento é essencial.

Além disso, procure investir em novas tecnologias na área da estética.

Se informar sobre as novidades do ramo, que surgem a todo momento, também é essencial.

3. Invista em um ótimo atendimento ao cliente

Já que estamos falando em experiência do cliente, vamos agora abordar uma etapa decisiva: o atendimento.

Em geral, uma mulher que vai à clínica de estética quer ser recebida como uma amiga.

Portanto, treine sua equipe para dar um atendimento personalizado e humanizado.

Evite um atendimento burocrático.

Com simpatia, a atendente deve dar todo o suporte para tirar todas as dúvidas e atender às necessidades da paciente.

Usar o WhatsApp também pode ajudar a manter uma conexão com as clientes.

Se sua clínica tiver bastante movimento, invista em uma equipe maior para dar conta e não deixar ninguém esperando.

4. Crie um perfil no Google Meu Negócio e divulgue seus horários

Se a sua clínica não tiver um perfil no Google Meu Negócio, você pode estar perdendo clientes neste momento!

Isso porque as pessoas da sua região que fizerem uma busca no Google por “clínicas de estética” verão na página de resultados um mapinha com as opções que estiverem perto dela.

Para que sua clínica apareça nesse mapinha, é preciso fazer o cadastro no Google Meu Negócio.

E o melhor: não precisa pagar nada!

Basta fazer o cadastro clicando aqui.

Preencha todas as informações possíveis para deixar o perfil da sua empresa bem completo, com bastante atenção aos dados de contato.

Além do cadastro, incentive suas clientes a publicarem depoimentos sobre seu espaço no seu perfil.

Além disso, interaja com elas, seja agradecendo ou se comprometendo em fazer as melhorias pedidas.

5. Invista em boas fotos e atualize os perfis nas redes sociais

As redes sociais também são uma forma gratuita e eficiente de divulgar sua clínica estética.

E neste segmento há boas oportunidades para se fazer isso.

Por exemplo, mostre fotos de clientes antes e depois dos procedimentos – com suas devidas autorizações, é claro.

Assim, você está mostrando na prática os benefícios que sua clínica pode proporcionar.

Outra dica é mostrar seus equipamentos, com um conteúdo que explique o que são e para que servem.

Assim, você transmite uma imagem de profissionalismo.

Seja como for, é importante investir em imagens de qualidade – de preferência, feitas com uma câmera profissional.

6. Ofereça desconto por indicação

Oferecer descontos por indicação pode ser uma boa estratégia se você já tem uma base de clientes fiéis.

Para isso, é importante se certificar que esses clientes estão satisfeitos, para que façam uma propaganda efetiva do seu negócio.

Também é importante definir um procedimento específico para oferecer o desconto, em vez de simplesmente oferecer a vantagem para qualquer serviço.

Assim, você pode escolher para qual procedimento pretende atrair clientes, conforme seu planejamento indicar.

7. Crie um programa de fidelidade

Programas de fidelidade são iniciativas que premiam as clientes com pontos conforme o valor gasto na clínica.

Assim, quanto mais procedimentos uma pessoa realiza, menos ela paga a cada sessão.

Ações para fidelizar clientes podem servir como incentivo para que uma pessoa visite a sua clínica com maior frequência.

Mas para isso, é preciso apresentar vantagens que realmente convençam a cliente de que ela está economizando.

8. Invista em uma decoração instagramável

O uso cada vez maior das redes sociais deu um novo significado para a decoração do ambiente.

Investir em uma decoração instagramável é criar um ambiente próprio para as clientes tirarem selfies para postar nas suas redes sociais.

Assim, você garante uma publicidade gratuita e eficaz.

Não esqueça de incentivar as clientes a marcarem sua clínica em suas postagens.

E se você puder, deixe seu logo e o endereço do seu site bem visíveis neste espaço para aparecerem nas fotos.

9. Faça parceria com empresas locais

Parcerias estratégicas são acordos que garantem vantagens para atrair pacientes que sejam clientes de outras empresas da sua região.

Como contrapartida, as parceiras também oferecem vantagens a pacientes da sua clínica.

Com esse acordo, ambos os estabelecimentos podem atrair mais clientes.

Ou seja, é uma relação de ganha-ganha.

Para isso, procure empresas que atraiam um público-alvo semelhante ao da sua clínica estética.

Por exemplo:

  • Salões de beleza
  • Academias de ginástica
  • Joalherias
  • Butiques
  • Escolas de dança.

Essas dicas que mostramos acima podem ajudar você a entender como atrair clientes para a clínica de estética.

Mas o momento da cobrança também reserva boas oportunidades de agradar as clientes e incentivar elas a gastarem mais no seu estabelecimento.

Crie pacotes especiais e ótimas condições de pagamento para aumentar o ticket médio

Além de saber como atrair clientes para a clínica de estética, fazer seu público gastar mais também é importante para a saúde financeira do negócio.

E isso passa pela oferta de diferentes formas de pagamento.

Afinal, é comum um consumidor gastar mais ao descobrir que pode pagar no seu formato favorito.

E para isso, você vai precisar de uma maquininha que receba pagamentos de cartões de crédito e débito das principais bandeiras e contem com a tecnologia de pagamento por aproximação.

Além disso, saber como receber pelo Pix é uma necessidade cada vez maior por causa da popularidade desse método.

A Cielo oferece tudo isso e muitas outras facilidades para ajudar a tornar a cobrança mais simples e fácil.

Conte com a gente para a sua estética decolar!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288