Cashback: o que é, como funciona e como implementar no seu negócio
O cashback é uma estratégia que vem conquistando espaço nos e-commerces brasileiros, e não é à toa. Com as mudanças nas formas de consumo, garantir que o cliente volte a comprar de novo é prioridade para muitas empresas.
Tanto é que, segundo o Sebrae, cerca de 6,4 milhões de negócios no país já oferecem cashback. A tradução literal do termo em inglês é “dinheiro de volta”.
E a proposta é essa mesmo: o cliente faz uma compra e recebe uma porcentagem do valor de volta. Para o consumidor, é economia na certa. E para as lojas? Aumenta as vendas e facilita a fidelização.
Se você quer saber como, exatamente, o cashback funciona e como você pode implementá-lo no seu negócio, continue a leitura!
O que é cashback?
Cashback, que em inglês significa “dinheiro de volta”, é uma modalidade em que parte do valor da compra retorna para o consumidor.
Essa quantia varia, sendo calculada como uma porcentagem do total gasto.
Os valores podem ir de 0,5% a 50% ou até 100%, embora este último caso seja raro e geralmente usado para atrair novos clientes.
Na maioria das vezes, o cashback serve como um incentivo à compra.
Por exemplo, se um produto custa R$ 100 em dois sites, mas um deles oferece 10% de retorno, a compra fica R$ 10 mais barata para o consumidor.
Como funciona o cashback?
O cashback funciona através de parcerias com intermediários, que possuem uma base de consumidores e ferramentas de divulgação, como aplicativos ou extensões de navegador.
O cliente faz a compra, e parte do valor retorna para ele após um período, seja em dinheiro ou crédito.
Vale ressaltar que é você quem determina a modalidade de retorno, bem como os percentuais. A plataforma intermediária faz apenas a gestão do processo.
Veja abaixo o passo a passo de como esse processo acontece!
- Ativação pelo consumidor: para que o cashback seja efetivado, o consumidor precisa ativar essa função ao realizar a compra, a partir do clique.
- Processo de compra: uma vez ativada a função de dinheiro de volta, o consumidor finaliza sua compra no site ou aplicativo da loja parceira. A loja, então, notifica o intermediário sobre a transação.
- Recebimento do dinheiro de volta: após a notificação da compra, há um período de espera até que o dinheiro de volta fique disponível. Esse valor pode ser resgatado diretamente na conta bancária do consumidor ou reutilizado como crédito para novas compras.
Quais são as vantagens de oferecer cashback para os clientes?
Engana-se quem pensa que oferecer cashback é simplesmente “dar um desconto”. Na verdade, trata-se de uma estratégia alinhada aos interesses e hábitos de compra dos consumidores de hoje.
De acordo com uma pesquisa do Google Brasil, divulgada no evento Think Commerce, o consumidor moderno busca por experiências de compra mais completas.
Por isso, há uma grande valorização de benefícios como entrega rápida (e grátis!), cupons e cashback.
Tanto é que as buscas por “barato” estão diminuindo, enquanto as buscas por “promoção”, “cashback” e “cupom” estão crescendo, ainda de acordo com a análise do Google Brasil.
Ou seja, adotar essa estratégia é uma forma de posicionar o negócio de acordo com a demanda do consumidor.
Além disso, é uma forma de fidelizar clientes, atrair novos consumidores e se diferenciar no mercado.
Para facilitar sua vida, listamos abaixo os principais benefícios de investir em programas de dinheiro de volta.
- Maior visibilidade, já que as plataformas de cashback divulgam lojas parceiras.
- Fidelidade dos clientes, que compram mais para receber recompensas.
- Atração de novos consumidores, aumentando a base de clientes e as vendas.
- Coleta de dados para análise e insights sobre os hábitos de compra dos usuários.
- Cross-selling (venda cruzada) e upselling (venda adicional), que são estratégias para promover produtos relacionados ou incentivar a compra de itens de maior valor.
- Diferenciação no mercado, para se destacar entre negócios similares.
Como implementar o cashback no seu negócio para fidelizar clientes?
Agora que você já entende os benefícios do cashback, vamos ao passo a passo de como implementar essa estratégia no seu negócio e fidelizar ainda mais seus clientes!
Entenda a situação financeira atual da empresa
Antes de decidir implementar o cashback, é fundamental fazer um raio-x da saúde financeira da sua empresa.
Assim como uma receita de bolo, cada negócio tem seus ingredientes e proporções ideais. O cashback é um “tempero” especial, mas precisa ser dosado na medida certa.
É preciso analisar a margem de lucro de cada produto, as taxas, custos operacionais e o fluxo de caixa para determinar se a estratégia é viável no momento.
Lembre-se: nem tudo que funciona para os outros vai funcionar para você. O dinheiro de volta é um investimento e, como todo investimento, precisa ser bem pensado e planejado.
Faça parcerias com intermediários
Agora que você já sabe se a estratégia cashback cabe no bolso do seu negócio, é hora de encontrar um parceiro.
Existem diversas plataformas no mercado, cada uma com suas particularidades e vantagens.
Antes de fechar qualquer parceria, faça uma pesquisa de mercado e compare as diferentes opções.
Quais são as taxas cobradas? Como é a experiência do usuário? Quais métricas são oferecidas? Qual é o cashback mínimo exigido?
Essas são apenas algumas das perguntas que você precisa responder para tomar a melhor decisão.
Analisando essas informações, você conseguirá escolher a plataforma que mais se alinha aos objetivos do seu negócio e que ofereça as melhores condições para você e seus clientes.
E não custa lembrar: é importante ler atentamente os termos dos programas antes de se associar, viu?
Crie o programa de cashback
Para implementar um programa de cashback, é essencial ter metas bem definidas.
Se o objetivo for aumentar o tráfego no e-commerce, defina uma expectativa de crescimento e acompanhe os resultados.
Se a meta for aumentar o ciclo de vida dos consumidores com a marca, monitore a recorrência e o ticket médio dos clientes que têm o dinheiro de volta.
Também é importante definir o percentual de retorno. Para isso, avalie cuidadosamente o impacto da estratégia nas suas margens de lucro.
Por fim, faça ajustes na precificação dos produtos se necessário, para equilibrar a comissão e o valor oferecido de volta.
Verifique as integrações do seu e-commerce
Para que a estratégia funcione perfeitamente, é preciso integrar a plataforma de cashback ao seu e-commerce.
Geralmente, isso é feito por meio de aplicativos, navegadores ou extensões na página de checkout, fornecidas pelo intermediário.
Essa integração garante que as informações sobre as compras sejam transmitidas corretamente e que o cliente receba o seu dinheiro ou crédito de volta.
Aqui vale ter uma atenção especial de contar com soluções de e-commerce que facilitem essa integração.
Com a integração correta, você pode oferecer diversas opções de pagamento e garantir que o processo de compra seja rápido e intuitivo.
É aí que entra a Cielo! Temos um portfólio recheado de soluções completas para lojas virtuais, que valorizam tanto o seu negócio quanto seus clientes.
Divulgue o programa de cashback
Com tudo pronto, é hora de divulgar o seu programa de cashback para o mundo!
Utilize todos os canais de comunicação disponíveis, como redes sociais, e-mail marketing, site e até mesmo WhatsApp.
Crie campanhas chamativas e que destaquem os benefícios do programa para os seus clientes. Seja criativo! Utilize imagens, vídeos e promoções especiais para gerar interesse e engajamento.
Mantenha seus clientes informados sobre as novidades do programa e incentive-os a participarem.
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Empresas podem receber cashback?
Sim, empresas também podem receber cashback! Tanto é que agora a Cielo oferece essa vantagem nas maquininhas através do Cielo Facilita.
As maquininhas ZIP e Flash, na modalidade Cielo Facilita, permitem que você receba o valor investido de volta após atingir um percentual de vendas nos primeiros 6 meses.
Conclusão
E aí, vai implementar a estratégia de cashback na sua empresa? Como você viu, essa é uma ótima medida para fidelizar clientes e aumentar as vendas.
Mas, para obter sucesso com essa estratégia, é fundamental fazer um bom planejamento, definir metas claras e escolher a plataforma ideal.
Ah, e claro, também é importante contar com soluções de e-commerce que facilitem esse processo, como as da Cielo!
Agora que você já sabe como funciona, que tal explorar mais dicas para alavancar seu negócio e vender mais? Acesse o Blog Cielo e confira nossos outros conteúdos!