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Dicas e Histórias de Sucesso

4 erros que você não pode cometer na Black Friday

Publicado por Equipe Cielo

Listamos as principais falhas que podem atrapalhar seu negócio durante a promoção.

 

O comércio on-line está animado para a Black Friday, no próximo dia 24. A expectativa se justifica: o faturamento total da megapromoção deve superar R$ 2 bilhões, segundo a Ebit, empresa de informações sobre o comércio eletrônico brasileiro. Os lojistas, no entanto, devem redobrar os cuidados para não perder vendas e “queimar o filme” com o cliente. Conversamos com Vanda Karina Simei Bolçone, professora de administração da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), para saber quais erros podem prejudicar seu desempenho na data. Confira a seguir:
 

1 –  Falta de produtos

Um dos principais deslizes dos varejistas durante a Black Friday é se empolgar em anunciar promoções, mas não ter produtos em estoque, afirma a professora. O cliente gasta tempo, sai frustrado e pode perder oportunidades em outros sites.
 

2 – Problemas no atendimento

Os canais de atendimento precisam estar de prontidão. “A resposta deve ser realizada de maneira mais rápida possível, de preferência personalizada”, frisa Vanda. Para ela, não há nada mais grave do que fazer o consumidor esperar por uma resposta. “Não dá para enviar um aviso ‘recebemos seu e-mail e responderemos em até sete dias úteis. Quem quer resposta nesse tempo?” questiona.
 

3 – Promoção, pero no mucho

Nada irrita mais o comprador na Black Friday do que descobrir que o produto vendido teve o preço elevado para entrar em promoção. “Algumas empresas se queimam no mundo virtual e isso custa muito para ser superado”, diz ela. “Felizmente, esse é um problema cuja incidência é cada vez menor.”
 

4 – Pensar apenas no seu site

Atualmente, algumas empresas funcionam como shoppings virtuais – vendendo produtos que são ofertados por outras lojas, servindo de vitrine para os negócios de menor porte. “Com isso, empresas menores conseguem uma visibilidade maior, e consequentemente, mais vendas. No entanto, é preciso gerenciar o estoque com antecedência para saber se é possível suprir a demanda de um shopping on-line”, finaliza.
 

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