Veja em 11 passos como montar uma loja virtual e aumentar suas vendas
Se você quer saber como montar uma loja virtual, já deve ter percebido que acompanhar o comportamento de consumo no mercado é fundamental. Sem isso, fica difícil competir. Hoje, a presença nos canais digitais não é mais uma escolha, é uma necessidade. As pessoas estão cada vez mais conectadas, pesquisando e comprando online.
Segundo uma pesquisa da Octadesk e Opinion Box, divulgada pelo G1, 61% dos consumidores já preferem comprar pela internet, e 40% fazem isso mais de uma vez por mês.
E os empreendedores, que de bobos não têm nada, já estão se adaptando. Para se ter uma ideia, no Brasil já existem quase 2 milhões de e-commerces, segundo pesquisa realizada em 2024. E, ao que tudo indica, esses números só tendem a crescer.
Então, nesse cenário, a pergunta que não quer calar é: como montar uma loja virtual que realmente atraia mais clientes e se destaque, em meio a uma concorrência que não para de evoluir? Se essa também é sua dúvida, continue lendo esse artigo!
Por que investir em uma loja virtual?
Investir em uma loja virtual vale a pena porque a maioria dos consumidores está na internet. Simples assim. No Brasil, cerca de 95% da população tem acesso à internet, e 82% utilizam a rede diariamente.
E quando o assunto é compras online, 85% dos brasileiros fazem pelo menos uma por mês, segundo a pesquisa da Octadesk e Opinion Box. Esses números mostram que a internet já é uma parte essencial da vida dos consumidores.
Já no que diz respeito às vantagens desse investimento, uma das principais é a conveniência oferecida aos clientes. Afinal, permite compras a qualquer hora e de qualquer lugar.
Além disso, uma loja online amplia o alcance do seu negócio, alcançando diferentes públicos e segmentos.
Em 2023, o faturamento das vendas online ultrapassou os R$ 185 bilhões. Para 2024, as perspectivas são ainda melhores, com a ABCOMM projetando que o e-commerce brasileiro superará os R$ 200 bilhões, com um ticket médio de cerca de R$ 500.
Como montar uma loja virtual do zero? Confira 11 passos!
Tudo pronto para saber como montar uma loja virtual do zero? A seguir, veja 11 passos fundamentais para criar uma loja de sucesso. Vamos começar!
1. Mapeie o mercado e o público-alvo para escolher o seu nicho
Atenção: se você já tem uma loja física ou já vende online por marketplaces (plataformas online que conectam vendedores e compradores) ou redes sociais, pode pular para o próximo tópico.
Antes de pensar em como montar uma loja virtual, o primeiro passo é analisar o mercado e definir seu segmento de atuação.
Pode ser eletrônicos, perfumaria, calçados ou esporte e lazer e muito mais: as possibilidades são inúmeras e novos setores estão sempre surgindo. Então, descubra os nichos em alta e acompanhe as tendências de consumo.
Além disso, identifique seu público-alvo. Ele é composto por pessoas com características em comum, como geração, classe social e comportamento de compra. Isso vai guiar suas decisões em precificação e marketing.
Dito isso, uma boa dica é acompanhar o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que analisa a evolução do varejo brasileiro.
Outra sugestão é usar o Cielo Farol, uma ferramenta que fornece informações para entender melhor seu negócio. Veja abaixo como é fácil de usar!
2. Estabeleça o investimento inicial e as fontes de capital
O custo para abrir uma loja virtual varia muito e pode ficar entre R$ 5 mil e R$ 500 mil. Essa variação leva em conta planejamento, plataforma de e-commerce, desenvolvimento, design, marketing e outros custos.
Portanto, o custo total de um e-commerce depende do porte do negócio, das funcionalidades desejadas e do nível de personalização.
Nesse sentido, você precisará analisar vários fatores, como os tipos de produtos, a estrutura de vendas, os meios de entrega e a logística, além das estratégias de marketing.
Para não se perder nas finanças e garantir pelo menos o primeiro ano de atividade, uma dica é dividir o montante inicial em 12 partes. A primeira delas pode ser maior, mas o que sobrar deve ser dividido igualmente pelos próximos 11 meses.
Veja também:
3. Escolha o nome da loja e registre o domínio
Agora esse papo fica mais sério: o nome da sua loja é a primeira impressão que os clientes terão do seu negócio. Portanto, escolha um nome fácil de lembrar e que represente a identidade da sua marca.
Em seguida, registre o domínio correspondente (o www, sabe?) para garantir que sua loja online tenha uma presença exclusiva na internet.
4. Conheça a legislação e regularize a sua loja virtual
Montar uma loja virtual não é só criar um site bonito e colocar produtos para vender. É preciso estar em dia com as leis e regulamentações.
Assim como qualquer negócio, sua loja virtual precisa ter um CNPJ e seguir as normas do Código de Defesa do Consumidor e da Lei do E-commerce. E não podemos esquecer que regularizar seu negócio dá mais credibilidade e segurança para você e seus clientes.
Está começando e ainda tá na dúvida de como se regularizar? Então dá uma olhada nos conteúdos abaixo!
- Confira o passo a passo de como abrir um MEI
- Qual ocupação colocar no MEI para vendas? Conheça algumas opções
5. Escolha a plataforma para a loja e personalize
A plataforma que você escolher será a base da sua loja virtual. É como construir uma casa: a base precisa ser sólida e bem planejada.
Existem diversas opções no mercado, cada uma com diferentes características e funcionalidades que se adaptam bem a vários perfis de negócio.
Mas aqui a dica é: pesquise bem antes de tomar sua decisão e escolha aquela que melhor se adapta às suas necessidades e orçamento.
Para facilitar um pouco mais, listamos algumas das principais plataformas para lojas virtuais. Veja abaixo!
Shopify
A Shopify é uma das plataformas de e-commerce mais populares do mundo, conhecida por sua interface intuitiva e facilidade de uso.
Tem uma ampla variedade de templates (modelos) personalizáveis, integrações com diversas ferramentas de marketing e pagamento, além de um app store com milhares de aplicativos para expandir as funcionalidades da sua loja.
É ideal para quem busca uma solução completa e escalável, inclusive para vender fora do Brasil.
Por tudo isso, a Cielo desenvolveu uma integração com a Shopify. A colaboração tem o objetivo de oferecer aos clientes Cielo uma solução completa.
Por isso, integramos nossa excelência em soluções de pagamento com a tecnologia de ponta da Shopify para lojas virtuais. Saiba mais aqui!
Nuvemshop
Essa é a opção mais usada na América Latina. Embora tenha uma alta tecnologia por trás, é uma plataforma muito fácil de ser usada e ideal para PMEs (pequenas e médias empresas).
Com ela, você consegue deixar o e-commerce do jeitinho que preferir. São mais de 60 opções de layout (disposição) para personalização da sua loja virtual.
Além disso, a plataforma é capaz de integrar o Google Analytics para que você acompanhe as principais métricas dentro do e-commerce.
E não para por aí: em parceria com a Nuvemshop, criamos uma integração com os meios de pagamento Cielo. Assim, é possível criar uma loja virtual completa, com a melhor experiência de pagamento com a solução API E-Commerce Cielo.
Acesse e saiba como vender (muito) na internet com a parceria entre Nuvemshop e Cielo!
VTEX
A VTEX é uma plataforma de e-commerce robusta e escalável. É especialmente indicada para grandes empresas e marcas que precisam de uma solução altamente personalizável e com alto desempenho.
Inclusive, a VTEX é o único fornecedor nomeado como “Escolha dos Clientes” no relatório Voice of the Customer, do Gartner. Também vale citar que na VTEX, é possível realizar a integração com as soluções e recursos Cielo para e-commerce disponíveis através das APIs de pagamento online da Cielo.
Quer saber como funciona? Acesse o tutorial oficial da VTEX.
Wake
Por fim, a Wake Commerce é uma plataforma 100% flexível, que permite gerenciar pedidos e estoques, conectar canais de venda físicos e digitais, integrar métodos de pagamentos, gerir fretes, entre outras várias funções.
A plataforma permite a integração com diversos métodos de pagamentos – como os que são oferecidos pela Cielo. Aliás, em 2024, a Cielo firmou parceria com a Wake. Agora, os estabelecimentos comerciais podem selecionar a Cielo como meio de pagamentos na Wake Commerce.
6. Crie a estrutura de vendas da loja virtual
Não tem como ter uma loja virtual sem aceitar pagamentos online. Nesse sentido, o Gateway de Pagamento Cielo funciona como uma “ponte“, integrando sua loja às instituições financeiras e a múltiplas adquirentes durante a compra, incluindo a Cielo.
Ou seja, é ele quem facilita as transações.
Outra possibilidade é a implementação de uma API (em português Interface de Programação de Aplicativos), como a API E-commerce Cielo. Nesse caso, a solução integra apenas transações de pagamento da Cielo.
Mas, com qualquer uma dessas soluções, sua loja online vende com muito mais facilidade, conveniência e o principal: segurança!
Ah, e você pode personalizar a solução de acordo com as suas necessidades. A Cielo oferece um ambiente de testes dedicado para que você possa experimentar todas as funcionalidades antes de colocar sua loja no ar.
Conheça as soluções para e-commerce da Cielo e venda mais na sua loja online!
Agora, se você ainda está criando um site mas já quer começar a vender, talvez precise só de uma página de pagamento integrada, certo? Nesse caso, o Cielo Checkout pode te ajudar!
O Cielo Checkout é uma página de pagamento pré pronta que você pode conectar em seu site. Assim, você integra o seu site ou app de forma simples, ágil e oferece mais segurança aos seus clientes na hora de pagar. Demais, né?
Simplifique a experiência de compra do seu cliente com o Cielo Checkout!
7. Precifique os seus produtos de maneira estratégica
Definir o preço dos seus produtos é um dos passos mais importantes para o sucesso da sua loja virtual. Então fica de olho: você precisa encontrar um equilíbrio entre o custo do produto, a margem de lucro desejada e a percepção de valor do cliente.
Para isso, analise a concorrência, os custos de produção e as características do seu produto para definir um preço justo e competitivo.
Precisa de mais informações para fazer isso? Veja nosso guia: O que é e como calcular a margem de lucro de produtos e serviços?
8. Defina os fornecedores e estruture o modelo de envio dos produtos
A escolha de bons fornecedores é mais um passo importante para a qualidade e a entrega dos seus produtos. Pesquise opções que ofereçam produtos de qualidade, prazos de entrega adequados e boas condições de pagamento.
Outro detalhe importante é estruturar o modelo de envio, considerando as melhores alternativas de logística para garantir que os produtos cheguem ao cliente de forma rápida e segura.
Vale lembrar que a eficiência na entrega contribui para a satisfação do cliente e a reputação da sua loja. Também dê uma atenção especial ao valor do frete: esse é um dos motivos que levam 71% das pessoas a desistir de uma compra online.
9. Escolha e estruture os canais de atendimento e suporte da loja
Um bom atendimento ao cliente é fundamental para fidelizar seus consumidores e construir uma boa reputação para sua marca.
Entretanto, de acordo com o CX Trends 2023, 48% dos consumidores acreditam que as empresas brasileiras têm dificuldades para oferecer um atendimento e suporte rápido. Outros 44% destacam que o problema está na atenção durante o pós-venda.
Para ficar longe dessas estatísticas, defina os canais de atendimento que você irá oferecer, como e-mail, chat online, telefone e redes sociais.
Também é importante ter uma equipe preparada para responder às dúvidas e solucionar os problemas dos seus clientes de forma rápida e eficiente.
Lembre-se que o pós-venda é tão importante quanto a venda em si.
Saiba mais: Como ter um duradouro relacionamento com o cliente? Confira 5 dicas!
10. Invista em campanhas de marketing e estratégias de SEO
Para que as pessoas encontrem a sua loja virtual, é preciso investir em marketing digital. Crie um plano de marketing com ações como as listadas abaixo.
- SEO (Search Engine Optimization): em português a sigla significa “Otimização para Mecanismos de Busca”. Consiste em otimizar o site para os mecanismos de busca, como o Google, para que ele apareça nos primeiros resultados quando as pessoas pesquisarem por produtos relacionados ao seu nicho.
- Marketing de conteúdo: produza conteúdo relevante para o seu público, como artigos de blog e posts nas redes sociais, para atrair e engajar os seus clientes em potencial.
- Mídia paga: utilize plataformas como Google Ads e Facebook Ads para criar anúncios segmentados e alcançar um público maior.
- E-mail marketing: crie uma lista de e-mails e envie newsletters (boletins informativos) com promoções e novidades para seus clientes.
11. Escolha e estruture os meios de pagamento da loja
Ainda no tópico infraestrutura da loja virtual, o último passo da nossa lista de como montar uma loja virtual fica na escolha dos meios de pagamento. Mas isso não significa que esse seja o passo menos importante, muito pelo contrário.
Aqui vale citar que, devido ao avanço da tecnologia, diversos meios de pagamento digitais vêm ganhando destaque e avançando rapidamente.
Portanto vale relembrar do uso de soluções como o Gateway de Pagamento Cielo e a API E-commerce Cielo, que não só viabilizam os pagamentos online como facilitam a vida do lojista e do consumidor.
Entretanto, precisamos considerar que nem sempre é viável financeiramente para o empreendedor apostar em um e-commerce. Ao menos com a rapidez que o mundo virtual exige.
É aí que vale a pena contar com soluções como o Cielo Checkout: uma página de pagamento pré pronta que você pode conectar em seu site ou aplicativo.
E tem muito mais soluções de pagamento Cielo, viu? Acesse aqui e conheça cada uma delas para turbinar suas vendas online!
Conclusão
Agora você já sabe como montar uma loja virtual! Como você viu, essa decisão exige planejamento e dedicação, mas os resultados são muito gratificantes.
Seguindo os passos apresentados neste guia completinho da Cielo, você estará mais próximo de alcançar o sucesso no e-commerce.
Acesse o Blog Cielo e descubra como impulsionar ainda mais o seu negócio.