Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

API: uma ferramenta para integrar o seu negócio

Publicado por Equipe Cielo

Entenda como ter uma plataforma aberta pode ajudar a melhorar sua empresa.

Em uma realidade cada vez mais conectada, como transformar seu negócio em algo programável e acessível? Uma boa sacada é investir em APIs (Interface de Programação de Aplicações, do inglês Application Programming Interface). Recebemos na semana passada, na sede em Barueri, o head of consulting da Sensedia, Fábio Rosato na primeira experiência do Garagem Talks Cielo em 2019 para falar sobre os conceitos básicos e API e como utilizar essa solução em novos negócios.
Mas o que é a API? “São ecossistemas de parcerias digitais baseadas em uma linguagem unificada para que diferentes sistemas troquem informações. Ou seja, as APIs são um conjunto de regras e normas para permitir que plataformas diferentes consigam trocar informações e funcionarem de forma integrada”, explicou o especialista durante palestra no Garagem Talks Cielo – evento que acontece quinzenalmente na companhia para apresentar assuntos ligados à tecnologia e inovação, sendo apresentado por colaboradores e especialistas de empresas parceiras.
 

Como funciona no cotidiano?

As APIs permitem que uma pequena loja virtual se conecte, por exemplo, a um marketplace (e-commerce que funciona como um shopping, onde várias lojas menores podem vender dentro desse ambiente virtual com audiência ampliada). Ao conectar-se via API, o lojista pode mudar as informações sobre os produtos dele no banco de dados (matriz) e essas alterações são atualizadas automaticamente no marketplace. “Com isso, seu negócio ganha mais agilidade na hora de fornecer disponibilidade e alterações de preço dos produtos para os consumidores. Essa troca de informações de forma simultânea e em tempo real só é possível pelo uso de plataformas abertas que “conversam” entre si – no caso, a loja virtual e o marketplace”, ressalta o consultor.
 

Login feito com API

Sabe quando você entra em um site em que não possui o cadastro e encontra a opção “logar com o Facebook” ou outra rede social? Essa função é habilitada com APIs que guardam as suas informações de cadastro nessas redes sociais e seu objetivo é agilizar o processo de validação da identificação.
 

Invista na plataforma aberta

“Empresas estão se posicionando no mercado como plataformas abertas – ou seja, se mostram mais receptivas ao público de desenvolvedores. “A API depende de desenvolvedores para crescer e se aprimorar, por isso é importante que as empresas que operam com essa tecnologia demonstrem ser mais receptivas”, diz.
 

Benefícios das APIs

Ao mudar seu sistema para uma plataforma aberta você passa a contar com a integração com diferentes sistemas, novas camadas de segurança embutidas na programação, processos mais ágeis e simples e melhora na experiência do usuário final. Tudo isso pode gerar um nível de conversão maior para seu empreendimento.
 

Por onde começar

Se você está pensando em migrar de um sistema fechado para uma plataforma aberta, é bom estar atento a alguns pontos. “As APIs criam um ecossistema de soluções, mas para que tudo funcione de forma integrada, é preciso  abandonar o mindset antigo. Ou seja, não há como operar com dois tipos de sistema. O que a sua empresa pode fazer é operar com APIs públicas e privadas”, aponta. Também é preciso visualizar as APIs como tomadas. “Se seus sistemas são fáceis de conectar e ‘conversam’ com uma gama maior de plataformas, a receptividade é maior – tanto de desenvolvedores quanto de usuários”, sugere o head of consulting da Sensedia.
 

A Cielo investe em APIs

Atualmente, a Cielo disponibiliza em sua biblioteca pública três plataformas abertas para que desenvolvedores possam criar novas soluções para o mercado varejista. São elas: Cielo LIO (baseada na interface Android),
E-commerce (solução completa para quem vende na internet) e Cielo ID Parceiros (gerenciamento de programas de fidelidade e promoções da Cielo).
 
Se você é desenvolvedor e deseja ter acesso às APIs da Cielo, cadastre-se no Portal do Desenvolvedor e confira as documentações.
 

Matérias mais recentes

Entenda o que é Click to Pay e como ele traz mais rapidez e segurança para as compras online

O que é Click to Pay e como essa forma de pagamento pode facilitar as compras online? Saber a resposta…

Publicado por Equipe Cielo

Le Fille Boutique: loja de roupas usa Link de Pagamento Cielo para vender mais

A Le Fille Boutique é resultado da paixão da empresária Nathalia Brito por moda. Antes mesmo de ter seu próprio…

Publicado por Equipe Cielo

Nichos de mercado: o que são e como aproveitar oportunidade de negócios

Com tantas possibilidades no mercado para empreender, hoje podemos encontrar um cenário mais favorável para você investir o seu tempo…

Publicado por Equipe Cielo

Controle de pagamento: como gerenciar um negócio e evitar problemas

O controle de pagamento é uma prática essencial para manter a saúde financeira de qualquer empresa. Afinal, quem não controla…

Publicado por Equipe Cielo

Indicadores financeiros: como analisar e melhorar a saúde do negócio

Você sabe o que são indicadores financeiros e como utilizá-los a favor do seu negócio?  Essas métricas, que muitas vezes…

Publicado por Equipe Cielo

O que é RPA? Entenda o recibo de pagamento autônomo e sua importância

Muitas pessoas trabalham por conta própria no Brasil. Hoje o número de trabalhadores autônomos é de quase 30 milhões, segundo…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288