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Entenda como precificar um produto de forma estratégica

Quer saber como precificar um produto? Neste guia completo do Blog Cielo você encontrará todas as informações necessárias para tomar as melhores decisões!
Publicado por Equipe Cielo

Mulher segurando um tablet dentro de uma loja de roupas com um ícone de etiqueta de preço sobreposto.

Afinal, como precificar um produto? Essa é uma das dúvidas mais frequentes de quem está começando um negócio. E se você chegou até aqui é porque também deve ter se deparado com essa questão, não é mesmo?

É muito comum abrir um negócio, escolher os produtos que deseja trabalhar e, na hora de colocá-los à venda, se deparar com a dúvida sobre como definir o preço certo.

Afinal, essa decisão impacta diretamente na sua lucratividade e no sucesso do seu empreendimento. E então, como encontrar o equilíbrio perfeito?

Para te ajudar nesse dilema, neste artigo vamos te mostrar 8 dicas de como precificar um produto de forma estratégica e garantir o sucesso do seu negócio.

Bora lá?

Por que é importante fazer a precificação correta dos produtos?

Saber como precificar um produto corretamente é essencial para o sucesso e a lucratividade de qualquer negócio, de todos os portes e segmentos.

Isso porque esse cálculo influencia diretamente nos objetivos da sua empresa. Pode ser aumentar as vendas, garantir o retorno sobre o investimento e até melhorar sua participação de mercado.

E pense bem: um preço muito baixo pode comprometer os lucros e afetar a imagem do produto, enquanto um valor muito alto pode afastar clientes. Por isso é importante encontrar um equilíbrio.

Em um cenário de e-commerce, por exemplo, uma pesquisa do Opinion Box aponta que preços elevados são um dos motivos que levam 66% dos consumidores a desistir de comprar.

Isso acontece porque, com o acesso à internet, as pessoas estão cada vez mais atentas a promoções, cupons de desconto e lojas que vendem produtos similares por preços reduzidos. Embora os dados se tratem especificamente do mundo online, a premissa também é válida para lojas físicas.

Por fim, vale lembrar que a precificação é tão importante que é um dos 4 Ps do marketing (preço, produto, praça e promoção). Então, dedique tempo e pesquisa nessa etapa!

Como precificar um produto? Confira 8 dicas!

Agora que entendemos a importância da precificação, vamos às 8 dicas definitivas de como precificar um produto de forma eficaz e garantir o sucesso financeiro do seu negócio.

Com essas orientações, você estará pronto para definir preços de forma estratégica e aumentar sua lucratividade. Vamos lá!

1. Conheça o custo por unidade dos produtos

Duas pessoas em um armazém, uma carregando caixas e a outra segurando um tablet.

O preço de um produto deve ser definido com base no equilíbrio entre o preço de mercado e os valores referentes às despesas variáveis da empresa – que vamos detalhar no próximo tópico.

Mas, por ora, temos os custos referentes à fabricação do produto, se esse for o caso do seu negócio. Aqui entram custo de matéria-prima, mão de obra, pagamento dos fornecedores, amortização e outros gastos necessários para a produção do produto.

Ou, se você revende produtos, aqui entra o custo de compra por unidade, sem deixar de lado os custos de entrega, impostos e taxas. Após levantar todos esses números, divida o total pela quantidade de produtos para obter o preço por unidade.

2. Entenda os custos e despesas envolvidos na operação da empresa

Muitos se enganam, mas o custo de um produto vai muito além do preço pago por ele. Ficou confuso(a)? Calma, vamos explicar melhor.

Além do valor por unidade, que encontramos no tópico anterior, você deve considerar a carga tributária, assim como todos os impostos que interfiram no preço bruto do produto.

Sendo assim, as despesas são gastos relacionados à estrutura administrativa e comercial de um empreendimento. Também entram nesse cálculo os investimentos da operação do negócio, como aluguel, energia elétrica, segurança, água e limpeza.

Esses são os chamados gastos invisíveis que devem estar embutidos no preço final de um produto. Vale destacar que os gastos variados devem ser considerados na sua conta, como o transporte para buscar mercadoria ou entregá-las, bem como a comissão dos vendedores.

Ah, se você vende online, também considere os custos de manter uma loja virtual, ou do comissionamento de marketplaces, caso você opte por essas plataformas.

Leia também: Diferenças entre e-commerce e marketplace: descubra qual é o melhor canal de vendas

3. Conheça o valor percebido pelos clientes

Entender o valor que os clientes atribuem ao seu produto é outro passo importante para definir o preço ideal. Quanto maior o valor percebido pelo consumidor – seja pela qualidade, exclusividade ou benefícios do item – maior a disposição em pagar. Mas se o preço não reflete essa percepção, a chance de compra diminui.

É aí que as pesquisas de mercado entram para ajudar a identificar esse valor. Elas podem ser realizadas diretamente com seus clientes ou com o auxílio de soluções especializadas – o que nos leva ao próximo tópico…

4. Analise as condições da concorrência

Homem de camisa azul e avental preto em pé perto de uma porta de vidro com seu reflexo visível.

De nada adianta você trabalhar com dezenas de planilhas e esquecer do mais básico: estudar os concorrentes. É preciso selecionar os principais nomes do mercado e fazer uma análise detalhada.

Por quanto eles vendem os produtos? Para quem? Por onde? Qual a média do valor do frete? Qual a qualidade do produto?

Todas essas questões devem ser respondidas na análise antes de definir a precificação do produto. Com isso, seu negócio entrará no mercado mais preparado e competitivo.

Ah, e como estamos aqui para te ajudar, vale a pena lembrar que você pode encontrar todas essas informações no ICVA!

Com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), você recebe os dados mais completos do mercado todo mês! E o melhor de tudo: o ICVA é gratuito!

Veja no vídeo como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA!

Use as soluções de inteligência de dados da Cielo para conhecer seus concorrentes e precificar seus produtos de maneira inteligente!

5. Analise o ciclo de vida do produto

O preço de um produto não precisa ser fixo para sempre. Ele pode (e vai) variar ao longo do tempo, de acordo com seu ciclo de vida, que se divide em quatro fases.

  • Introdução: nessa fase, o produto está sendo lançado no mercado e os preços costumam ser mais baixos para atrair os primeiros clientes e gerar interesse.
  • Crescimento: conforme o produto ganha popularidade e a demanda aumenta, os preços podem ser ajustados para cima.
  • Maturidade: quando o produto está no auge de sua popularidade, os preços podem ser mantidos ou ajustados levemente para lidar com a concorrência.
  • Declínio: na fase final do ciclo de vida, quando o produto começa a perder mercado, os preços geralmente são reduzidos para liquidar o estoque.

Portanto, ao analisar o ciclo de vida do seu produto, você poderá ajustar o preço de forma estratégica para maximizar os seus lucros em cada fase.

6. Defina a margem de lucro

O próximo passo para saber como precificar um produto é definir a margem de lucro que você deseja obter. Ela deve ser calculada com base no valor que o mercado utiliza e em quanto será necessário para conquistar a taxa de crescimento esperada.

Todos os empreendedores querem ter lucros, mas não se esqueça que isso só acontecerá com um preço justo, que seja competitivo no mercado. Caso contrário, terá que lidar com prejuízos.

Aqui, vale explicar que muitos empreendedores acabam confundindo os termos margem de lucro e markup, que em português pode ser traduzido como “remarcação”.

Para você que busca entender como precificar um produto, as diferenças dos termos devem estar na ponta da língua.

  • Margem de lucro: trata-se da porcentagem que volta para o caixa após o pagamento de todos os custos. Para calculá-lo, basta subtrair os custos do preço final do produto.
  • Markup: é o percentual aplicado aos produtos. Para resumir, é o lucro desejável.

Estando por dentro dessas diferenças e o que elas representam para o seu negócio, a precificação dos seus produtos tende a ser mais adequada.

7. Escolha e use métodos de precificação

Para chegar ao preço ideal do produto, você deve se arriscar na matemática. Coisa básica que, com um pouco de prática, passará a ser muito mais simples do que imagina. Veja agora alguns métodos para chegar ao preço final do seu produto!

Precificação baseada no markup

O markup multiplica o custo do produto por um índice que inclui despesas variáveis, fixas e a margem de lucro desejada.

A fórmula é: Markup = 100 / [100– (DV+DF+LP)].

DV representa despesas variáveis, DF despesas fixas e LP o lucro desejado. Com essa abordagem, o preço final reflete todos os custos e o lucro pretendido.

Precificação baseada na margem de contribuição

A margem de contribuição é a diferença entre o preço de venda e os custos variáveis. Analisando a margem de contribuição de cada produto, você pode identificar quais deles são mais rentáveis e ajustar a sua estratégia de preços.

Por exemplo, se um produto tem uma margem de contribuição muito baixa, você pode aumentar o seu preço ou reduzir os custos de produção.

Precificação baseada no lucro

Nesse método, você define o lucro desejado para cada produto e calcula o preço de venda com base nesse valor. É uma forma simples e direta de garantir a sua rentabilidade, mas acaba não levando em consideração outros fatores, como a concorrência e a demanda do mercado. Então tenha cuidado!

Precificação baseada na concorrência

A precificação baseada na concorrência consiste em analisar os preços praticados pelos seus concorrentes para definir o preço do seu produto. Mas, é importante lembrar que o preço mais baixo nem sempre é a melhor opção.

No final das contas, literalmente, você precisa oferecer um bom valor para o cliente e diferenciar o seu produto da concorrência.

Precificação baseada na percepção de valor

Por fim, essa estratégia considera o quanto o cliente está disposto a pagar, focando nos valores tangíveis e intangíveis do produto.

Sendo assim, fatores como orçamento, posicionamento da marca, benefícios específicos e produtos substitutos influenciam diretamente essa percepção.

8. Acompanhe as vendas e ajuste os preços, caso necessário

Mulher de avental usando um tablet dentro de um café.

Se você chegou até aqui, saiba que saber como precificar um produto é apenas o primeiro passo. Afinal, todo esse processo acaba sendo cíclico, já que o mercado é dinâmico e as condições mudam a todo momento.

Mas, uma vez que você aprende, tudo fica mais fácil. É como andar de bicicleta. Em todo caso, é fundamental acompanhar de perto as suas vendas e ajustar os preços quando necessário.

E para isso, você pode contar com ferramentas que te deixam sempre por dentro do comportamento de compra dos seus clientes e do que acontece na concorrência.

E aqui não podemos deixar de falar do Cielo Farol! O Farol é a ferramenta que te ajuda a ter o melhor entendimento do seu negócio.

Com ele, você consegue realizar uma gestão simples e fácil e acompanhar indicadores que irão mostrar como está a evolução de seu faturamento, o fluxo e perfil de renda de seus clientes, fidelização, e muito mais!

Conheça todas as vantagens do Cielo Farol para ajustar suas estratégias e vender mais!

Conclusão

Agora você já sabe como precificar um produto! Esse é um processo estratégico que exige análise cuidadosa de diversos fatores, como custos, concorrência, percepção de valor do cliente e ciclo de vida do produto.

Para precificar corretamente, é importante utilizar os métodos adequados e analisar de perto todos os detalhes da operação. Assim é possível definir preços competitivos e lucrativos, que garantem o sucesso do seu negócio!

Quer conferir mais dicas e informações para melhorar os resultados da sua empresa? Acesse o Blog Cielo e confira outros conteúdos relacionados!

 

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