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Como criar um nome de empresa ou produto? Veja algumas dicas

Quer saber como criar um nome de empresa ou produto? Veja a importância, quais fatores considerar e 10 passos para escolher.
Publicado por Equipe Cielo

Jovens empresários analisam notas adesivas coladas em uma parede de vidro, refletindo sobre as escolhas de nomeSe você está pensando em como criar um nome de empresa, leia este artigo até o final. Seja para vender de porta em porta ou apostar no empreendedorismo digital, qualquer negócio precisa de uma identificação. Muita gente subestima o impacto de uma simples palavra ou expressão, mas a verdade é que um bom nome pode ajudar bastante nas suas vendas.

Continue lendo para entender a importância dessa etapa e conferir 10 dicas poderosas de como criar um nome de empresa eficiente!

A importância de saber como criar um nome de empresa

Saber como criar um nome de empresa que chame a atenção do público é o primeiro passo da busca por um reconhecimento de marca – ou seja, a familiarização da clientela ao seu negócio. Afinal, você espera que as pessoas pensem na sua empresa sempre que pensem em comprar seu produto, certo?

Fica bem mais difícil ficar na memória do povo se você não levar essa etapa a sério e colocar um nome qualquer. Por isso, não importa o segmento e o porte do seu negócio, desde o MEI até as grandes redes precisam de nomes poderosos. Veja na sequência sobre o que você precisa pensar ao idealizar sua identificação.

Quais fatores considerar ao criar um nome de empresa?

Se você quer saber como criar um nome de empresa capaz de conquistar clientes, é preciso levar em conta os seguintes fatores:

  • Facilidade de pronúncia: se você espera ser facilmente lembrado, é preciso pensar em um termo fácil de falar, para que ele fique na boca do povo.
  • Significado: ter um nome relacionado ao seu nicho também é importante para que o público memorize bem.
  • Adequação ao público: evite termos técnicos que as pessoas que vão consumir seus produtos ou serviços não conheçam.
  • Sua proposta de valor: um bom nome consegue resumir os diferenciais e as vantagens de consumir as soluções do negócio.
  • Originalidade: o termo que você escolher precisa ser autêntico para se destacar entre vários concorrentes.
  • Disponibilidade: é preciso se certificar que o nome já não está sendo usado por outra empresa, o que pode inclusive trazer complicações jurídicas.

Se você achou complicado pensar em todos esses aspectos, não desanime. No próximo tópico, vamos mostrar 10 dicas de como criar um nome de empresa com facilidade.

10 dicas de como criar um nome de empresa

Veja a partir de agora nossas 10 dicas de como criar um nome de empresa.

1. Defina seu público-alvo

Antes de começar a planejar os nomes, é preciso pensar no público-alvo – ou seja, o grupo de pessoas com características em comum, para quem seu negócio vai tentar vender. Essas pessoas precisam entender imediatamente a proposta por trás de sua identificação. Além disso, é importante que saibam pronunciar com facilidade o termo escolhido.

2. Escolha o nicho de mercado

Assim como o perfil do público, o nicho também pode ser decisivo para a escolha do melhor nome. Afinal, a partir dele, é possível estabelecer a ideia de que sua empresa vende determinados produtos. Em alguns nichos do mercado, pode ser importante incluir termos que reflitam um fator importante – como “cuidado”, “carinho” ou outros semelhantes em produtos para bebês, por exemplo.

3. Estude termos da sua área

Não pense que o nome ideal vai cair de paraquedas, pois você vai precisar pensar em vários termos até chegar à identificação ideal. Uma boa ideia é listar palavras que tenham a ver com a área em que você atua. Por exemplo: se você vender brigadeiro, pense no ramo de alimentação. Caso queira aproveitar o verão para ganhar dinheiro, pode buscar um termo relacionado à estação, que remete ao calor ou à refrescância.

4. Avalie todos os concorrentes

Para ter como criar um nome de empresa, é importante pensar em todas as possibilidades. Mesmo os nomes que já são usados por concorrentes podem render algumas ideias originais. Por isso, analise todas as identificações de empresas que atuam na sua área, uma por uma.

5. Faça um brainstorm

Em português, brainstorm significa “tempestade cerebral”. A técnica consiste em reunir uma equipe para listar sem nenhuma restrição todas as ideias que surgirem no momento, sem filtro. Não é o momento de pensar se as ideias são boas ou ruins, apenas deixe fluir. Como essa é uma técnica usada para estimular a criatividade, procure fazer isso em um ambiente seguro e confortável.

6. Comece pelo simples

Depois de cumprir as etapas acima, não pense em criar um nome sofisticado logo de cara. Comece por termos simples e básicos. Ainda que soem como clichês, eles podem servir como ponto de partida para você encontrar uma ideia criativa. De preferência, vá anotando todas as ideias que aparecerem e destaque as melhores.

7. Encontre nomes curtos e de fácil compreensão

Algumas ideias poderão parecer animadoras, mas nem sempre elas são simples de se falar. E como já mencionamos aqui, a simplicidade é importante para a pronúncia e a memorização pela clientela. Este é o desafio: encontrar um nome simples, porém original.

8. Prefira nomes atemporais

Aproveitar um acontecimento recente pode ser uma estratégia eficiente para uma postagem em suas redes sociais. Porém, não faça isso na hora de nomear seu negócio. Lembre-se que seu nome vai continuar o mesmo por um bom tempo, mesmo depois que o assunto que agora está em alta for esquecido.

9. Veja se o domínio está disponível

Ter um site na internet é essencial para qualquer empresa, mesmo que funcione de forma presencial. Para o e-commerce, nem se fala. Por isso, quando você já tiver um nome escolhido, é hora de verificar se o domínio está disponível para criar sua página. Várias empresas que hospedam sites oferecem uma ferramenta gratuita para essa finalidade.

10. Teste o nome com pessoas conhecidas

O nome que você escolheu pode soar perfeito para você, mas é preciso ouvir também opiniões diferentes. Veja o que as pessoas próximas a você acham da sonoridade, da facilidade de se lembrar e da criatividade do termo escolhido. Essa etapa é importante porque às vezes uma junção de dois termos pode soar feia ou inadequada sem que você perceba. Por isso, quanto mais pessoas escutarem o nome escolhido, melhor.

Considere o registro de marca e proteja o seu negócio

Até aqui, mostramos algumas dicas de como criar um nome de empresa que ajude a conquistar uma boa clientela. Depois que você chegou ao termo ideal para identificar seu negócio, é hora de garantir a proteção.

Você se lembra de quando falamos que escolher um nome já existente pode trazer complicações? Isso acontece porque as marcas das empresas devem ser registradas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Sem esse registro, outra empresa pode formalizar o mesmo nome que você escolheu, e então você terá de escolher outro. Por isso, adiante-se e cadastre seu nome assim que for possível. Depois disso, você pode começar a fazer seu plano de marketing e projetar suas vendas.

E na hora de cobrar, é preciso usar uma solução que garanta a segurança ao aceitar várias formas de pagamentos diferentes, incluindo cartões de mais de 80 bandeiras. Para isso, conte com as soluções da Cielo, seja para lojas presenciais ou e-commerce.

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