Top of Mind 2023: pelo 2º ano seguido, Cielo é a marca mais lembrada da categoria Maquininha de Cartão
Mais uma vez, a Cielo é a marca mais lembrada na categoria “Maquininha de Cartão” do Prêmio Top of Mind 2023, realizado pela Folha de S. Paulo e pelo Instituto Datafolha.
É a segunda conquista da companhia em dois anos de existência da categoria no prêmio.
Em sua 33ª edição, o Top of Mind é reconhecido como a maior pesquisa de lembrança de marcas da América Latina e um dos maiores do mundo.
O estudo é realizado em todo o país, sendo considerado uma amostra da participação de marcas de diferentes segmentos no imaginário brasileiro.
Em 2023, o Top of Mind contemplou 80 categorias de produtos e serviços.
Desde a edição passada, o prêmio inclui uma pergunta sobre maquininhas de cartão e, mais uma vez, a Cielo foi a marca mais citada pelas pessoas que participaram da pesquisa.
“A história dos meios de pagamento e da adquirência no Brasil se confunde com a própria história da Cielo. A companhia se caracteriza pelo pioneirismo e pela presença em diversos marcos deste setor como a aceitação dos cartões com chip, o pagamento por aproximação, a primeira maquininha inteligente, integrada ao ponto de venda, os pagamentos com QR Code e até fatos mais recentes como os pagamentos por WhatsApp ou o Cielo Tap, por exemplo”, exalta Thalita Martorelli, Superintendente de Marketing da Cielo.
“A Cielo é vanguardista, combina tradição e evolução. São fatores que colocam nossa marca como destaque no segmento e como presença constante no dia a dia das pessoas e dos varejistas”, completa Thalita.
Saiba mais sobre a 33ª edição do Prêmio Top of Mind
A Folha de S. Paulo publica o Prêmio Top of Mind desde 1991, quando a primeira edição do estudo foi realizada.
Para apurar as marcas de produtos e serviços mais lembrados do Brasil, são ouvidas pessoas de diferentes faixas etárias, gêneros e classes sociais, em uma ampla pesquisa realizada por todo o país.
A abrangência nacional é o principal diferencial do Prêmio Top of Mind em relação a outros estudos de marcas (que contemplam apenas alguns mercados).
Ao todo, em 2023, pesquisadores do Datafolha visitaram 169 municípios espalhados pelas cinco regiões do país para obter menções espontâneas à pergunta: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em (nome da categoria)?”
Número de categorias do Top of Mind é ampliado ano a ano
Quando foi realizado pela primeira vez, o Prêmio Top of Mind contava com apenas 14 categorias. Já na edição de 2023, a pesquisa apurou as marcas mais lembradas em 80 categorias de produtos e serviços.
A evolução deste número acompanha as diversas mudanças sociais e de hábitos de consumo ocorridas ao longo dos anos e ajuda a reforçar a relevância da premiação para as marcas e também como referência no mercado de marketing brasileiro
Metodologia
Para chegar aos resultados do Prêmio Top of Mind, o Datafolha realiza um levantamento estatístico, feito por amostragem estratificada e com sorteio aleatório.
O universo da pesquisa considera o conjunto da população adulta brasileira, sendo dividido inicialmente em subuniversos que representam as regiões geográficas Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.
O levantamento foi realizado entre 31 de julho e 08 de agosto de 2023 junto à população a partir dos 16 anos de idade em 169 municípios, distribuídos por todos os estados e Distrito Federal.
Foram entrevistadas 7.597 pessoas que levaram, em média, 16 minutos para responder o questionário.
Margem de erro
A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Já o nível de confiança é de 95%, ou seja, se fossem feitos 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.
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