Você está em:

Institucional

Pagamentos no WhatsApp: recurso amplia parceria iniciada em 2021 entre a Cielo e a Meta

Pagamento de pessoas para estabelecimentos comerciais é a segunda funcionalidade para o WhatsApp lançada em conjunto pelas duas empresas.
Publicado por Comunicação Cielo

Empreendedora de avental realiza venda pelo WhatsApp com toda a segurança da Cielo.

Em abril de 2023, uma novidade agitou os meios de pagamento no Brasil: a liberação dos pagamentos no WhatsApp de pessoas para estabelecimentos comerciais.

Tendo microempreendedores e negócios de pequeno porte como foco principal, o recurso de pagamentos no WhatsApp amplia a parceria inovadora entre a Cielo e a Meta nos meios de pagamento.

Em 2021, as empresas lançaram a função que permite a transferência de dinheiro entre pessoas físicas no aplicativo de mensagens. A Cielo é a única adquirente e parceira oficial na viabilização desse tipo de transferência.

Inovação, segurança e digitalização: pagamentos no WhatsApp reforçam atributos da marca Cielo

A parceria com a Meta para pagamentos no WhatsApp reforça ainda mais atributos da marca Cielo, como a inovação, a segurança e a digitalização na oferta de soluções personalizadas para as necessidades do mercado.

A robustez e a credibilidade também foram fatores decisivos para que a Cielo fosse a pioneira em disponibilizar uma forma de enviar e receber pagamentos no aplicativo de mensagens mais popular do Brasil.

Marco na história da Cielo

O início da operação de pagamentos no WhatsApp entre pessoas foi um marco da nossa companhia e um momento histórico para a indústria de pagamentos do Brasil e do mundo em 2021.

Afinal, nosso país se tornou pioneiro global na oferta de serviços de pagamentos feitos no aplicativo e isso foi possível graças à capacidade da Cielo em processar essa operação.

Desde então, as pessoas físicas passaram a contar com uma ferramenta rápida, simples e segura para fazer transferências com cartões de débito, pré-pagos e cartões múltiplos de débito dos bancos participantes das bandeiras Visa e Mastercard.

Transferir quantias passou a ser tão fácil quanto enviar uma foto ou mensagem no app e a Cielo agregou diversos benefícios à parceria com a Meta e, consequentemente, aos pagamentos por WhatsApp, tais como:

  • Confiança: maior adquirente brasileira com presença em todo território nacional viabilizando o processo de transferências;
  • Alto padrão de segurança: transações criptografadas, realizadas através de sistemas desenvolvidos pela Cielo e com certificação ISO22031 e PCI (termo inglês Payment Card Industry, que atesta o padrão de segurança de dados para a indústria de cartões de crédito e afins);
  • Disponibilidade: sistemas robustos, com capacidade de suportar em 8 vezes as vendas de todo varejo nacional e que garantem que a funcionalidade esteja sempre disponível;
  • Inclusão e praticidade: tudo em um só lugar, do chat às transferências financeiras, no aplicativo de mensagens utilizado por nove entre dez pessoas no país

O sucesso nesse primeiro lançamento foi fundamental para pavimentar o caminho até a disponibilização dessa modalidade para empreendedores e pequenos negócios, expandindo os pagamentos no WhatsApp para estabelecimentos comerciais em 2023.

Pagamentos por WhatsApp para empresas coloca Cielo e Meta juntos novamente

Em março de 2023, o Banco Central autorizou a oferta da funcionalidade dos pagamentos por WhatsApp para empresas.

Com isso, o serviço foi desenvolvido como uma plataforma aberta à participação de diversos adquirentes e emissores brasileiros, a partir dos arranjos de pagamento instituídos por Mastercard e Visa.

Já em abril, o lançamento do recurso que viabiliza a realização de vendas no WhatsApp começou a ser oferecido no Brasil, colocando a Cielo e a Meta juntos novamente em um lançamento.

Microempreendedores e pequenas empresas ganham opção de canal de vendas com ampla penetração

O novo recurso de pagamentos no WhatsApp para empresas permite uma jornada de compra completa no aplicativo de mensagens, onde clientes podem fazer um pedido de produto/serviço e pagar por ele sem precisar sair da conversa no app.

Dessa forma, clientes podem encontrar um negócio, trocar informações com lojistas e fechar uma compra diretamente no WhatsApp. O pagamento no aplicativo é a etapa final desse ciclo comercial.

“Há muitos anos o WhatsApp e a Cielo fazem parte do dia a dia dos brasileiros. A novidade anunciada torna essa presença ainda mais forte por simplificar e impulsionar negócios com uma nova jornada de pagamentos para o varejo. Ao participar deste momento histórico, a Cielo celebra, mais uma vez, uma parceria potente, que une experiência, robustez, praticidade e segurança para fomentar evoluções tecnológicas e modernização das experiências de compra e venda. Estamos certos de que os pagamentos pelo WhatsApp vão estimular os negócios dos nossos clientes e fortalecer a economia”, exalta Estanislau Bassols, CEO da Cielo.

A funcionalidade beneficia, principalmente, microempreendedores e pequenas empresas, que passam a ter como opção um canal de vendas moderno, ágil e com grande alcance no público em geral.

Pagamentos no WhatsApp: saiba mais sobre a funcionalidade

Os pagamentos no WhatsApp podem ajudar a impulsionar o empreendedorismo no país, surgindo como alternativa inteligente e segura para conectar quem vende com quem compra.

Utilizando a versão atualizada do WhatsApp Business, empreendedores podem utilizar o app como canal de vendas, vinculando a conta do estabelecimento à Cielo.

É isso que permite a aceitação de pagamentos de clientes com cartão de crédito, débito e pré-pago no aplicativo de mensagens.

A jornada de compra no app pode ser concluída de forma rápida, com poucos cliques.

Todos os pedidos podem ser gerenciados, com acompanhamento em tempo real do status de pagamento dentro do WhatsApp Business.

Saiba mais: Veja como vender mais usando o WhatsApp Business!

Assim como todas as funcionalidades do WhatsApp, o serviço de pagamentos foi desenvolvido para oferecer segurança.

Os dados dos cartões são criptografados e armazenados de forma segura e cada pessoa deve criar um PIN de pagamento, que será exigido para efetuar as transações.

Com os pagamentos no WhatsApp, muitas empresas de pequeno porte passam a ter uma nova alternativa de canal de vendas rápido, digital, de fácil uso e sem burocracia.

Ou seja: mais uma vez, a Cielo oferece inovação para clientes e parceiros, reforçando nosso compromisso em ir além da maquininha e oferecer soluções modernas e eficientes para o mercado de pagamentos eletrônicos.

Comece a receber pagamentos pelo WhatsApp Business agora mesmo!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288