Entenda como funciona o sistema de E-commerce no Brasil atualmente e confira algumas dicas de como começar a vender pela internet
O sistema de vendas pela internet, mais conhecido como E-commerce, está crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. E cada vez mais, empreendedores estão adaptando seus negócios a este modelo de vendas. Empreendedores conectados têm mais facilidade para vender e renda maior.
Mais de 50% dos negócios online do Brasil já usam as soluções de E-commerce da Cielo. Conversamos com o diretor de E-commerce e Canais Digitais da Cielo, Rogério Signorini, que trouxe as dicas abaixo para clientes que querem atuar na internet com sucesso. “São soluções da Cielo para garantir a venda na internet, seja por um link ou por uma loja completa”, afirma. Confira como a Cielo pode ajudar empreendedores de diferentes tamanhos a vender mais e ter um negócio simples e digital.
Como vender mais ou empreender usando a internet? Dá para fazer isso sem um computador? O celular pode ser um importante aliado nessa tarefa e os números mostram que já tem muita gente fazendo isso.
Feirante, personal trainer, dono de food truck, taxista, confeiteiro, vendedora de brigadeiros ou de bijuterias. Não importa seu ramo – 30% dos brasileiros que trabalham são empreendedores, ou seja, aqueles que atuam por conta própria, segundo um estudo do Instituto Locomotiva a partir dos dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).
Listamos 5 motivos para você entrar no ramo do empreendedorismo digital e aumentar suas vendas:
1 – Vender em qualquer lugar
Empreendedorismo tem sido levado a sério no país. Os 26 milhões de empreendedores brasileiros movimentam perto de R$ 1 trilhão por ano em renda, mas só 35% deles têm uma loja ou escritório próprio. Ou seja, o empreendedorismo digital vem se tornando cada vez mais comum, evitando a dependência de um espaço físico.
Se você se encaixa nesse perfil, sabe o quanto é importante receber pagamentos de forma digital. Além de não perder mais vendas e faturar até 30% a mais aceitando cartão, você também oferece um atendimento mais prático e seguro para o seu cliente.
2 – Ter um menor custo de investimento
Montar um negócio exige custos, ainda mais quando é preciso escolher um ponto comercial. Há gastos com a adequação do espaço, aluguel e equipamentos, entre outros. Usar a internet para empreender é uma maneira de começar gastando menos.
Um celular, na maioria dos casos, resolve o problema. Quem vende artesanato, por exemplo, pode fazer isso tranquilamente em casa e fazer o contato com clientes via rede sociais. As vendas também podem acontecer por ali.
3 – Aproveitar a força da internet
Quem trabalha por conta própria reconhece a importância da internet: 54% dos empreendedores acessam a web, sendo que a grande maioria (87%) faz isso pelo celular. Pesquisa do Instituto Locomotiva em parceria com o Facebook indica que 90% dos empreendedores afirmam que a internet pode influenciar positivamente nas vendas.
4 – Sempre manter contato com o cliente
Um bom atendimento é um dos pilares de sucesso nas vendas. Portanto, melhorar a comunicação com seu cliente é fundamental para fidelizá-lo. O marketing digital e as redes sociais se tornaram ferramentas importantes para isso, possibilitando falar sobre ofertas e novidades de forma efetiva.
A mesma sondagem aponta que, entre os empreendedores que acessam a internet para o negócio, 78% usam a web para manter contato com os clientes e 54% divulgam seu produtos e serviços por meio dela. Facebook, Instagram, Whatsapp e Google são canais importantes para quem quer se posicionar bem no mundo online.
5 – Mais que dobrar a renda
Quem usa a internet e as redes sociais como aliados no dia a dia do negócio se dá bem. Empreendedores digitais ganham, em média, 151% a mais do que aqueles que não usam a internet, seja para divulgar seus produtos, falar com clientes e fornecedores e, claro, vender.
Entenda como utilizar o Empreendedorismo Digital a seu favor
A partir do momento que você adaptar o seu negócio e suas vendas para o ambiente digital, uma série de possibilidades serão disponibilizadas para a sua performance de vendas.
Listamos algumas delas, para que possa alavancar sua estratégia de como vender pela internet. Confira:
1 – Vender mais nas redes sociais
Muitos empreendedores de primeira viagem começam a vender na internet, mas ficam restritos a poucos meios de receber pagamentos. “Para esse perfil de comerciante, que vai desde a vendedora de plantas do Instagram até o instrutor de ioga, indicamos o Cielo Super Link. Com ele, a pessoa não precisa ter um e-commerce para usar o serviço”, explica Signorini. Como funciona? Na hora de concluir a venda, o empreendedor envia um link ao seu cliente por mensagem, que escolhe a forma de pagamento pelo produto ou serviço prestado e efetiva a transação. “É mais praticidade para o cliente, e mais segurança para quem usa o Cielo Super Link”, resume.
2 – Um E-commerce para chamar de seu
Essa solução foi pensada para ser suficiente para o empreendedor que quer resolver tudo em uma plataforma só. “Para os comerciantes que desejam uma loja online e querem oferecer seus produtos em um só lugar, indico a Loja Virtual Cielo. Com apenas cinco passos, qualquer pessoa monta sua loja e já começa a vender na internet”, sugere Signorini. A plataforma é muito simples e intuitiva. Confira como é simples. “Para quem não tem muito para investir ou quer começar a sentir bem o mercado antes de expandir, a Loja Virtual Cielo é uma boa opção. Ela já está integrada a soluções de logística, como os Correios. Imagina o quanto de tempo se perderia sem essas integrações”, aponta o diretor de E-commerce e Canais Digitais da Cielo.
3 – Facilidade na hora de vender
O Checkout Cielo é fácil de integrar. Conecte sua loja online à solução de pagamento pronta da Cielo. É conectar e sair vendendo. “No e-commerce, quando uma marca decide vender, é preciso ter uma certificação de segurança que é complexa e dispendiosa. Com essa solução, não precisa de nada disso. Isso facilita a vida do empreendedor, poupa tempo e dinheiro, porque não ele precisa investir para desenvolver uma integração para essa função”, garante Rogério.
Seja para vender por link, seja para vender no e-commerce, o comerciante que usa Cielo tem a oportunidade de contar com um ambiente virtual mais seguro e sem riscos de vazamento de informações pessoais, como cartão de crédito.
4 – Aumentar a conversão
Voltada para os grandes E-commerces e marketplaces, mas acessível às lojas virtuais de médio porte, a API e-Commerce Cielo é solução mais completa e funciona como uma cesta de soluções para negócios que recebem um grande número de visitas e de transações diárias.
A partir desse serviço, a pessoa pode incluir diversos benefícios em um pacote customizado, como proteção antifraude, validação de cartão sem transação monetária (zero dollar out), entre outros. Companhias aéreas e revendedores online costumam usar essa solução para adicionar ainda mais estabilidade nas transações e garantir um maior número de vendas, explica Signorini.
Selecionamos dois vídeos produzidos pela Cielo que podem ajudá-lo a entender melhor o processo de como vender pela internet e o funcionamento do empreendedorismo digital atualmente:
Como vender pela internet