Transformação Digital: entenda como ela ajuda a impulsionar a experiência do cliente Cielo
Diariamente, o Time Cielo trabalha em busca de soluções que reforcem diariamente o nosso propósito de simplificar e impulsionar negócio para todos. Para que isso aconteça, a transformação digital tem papel determinante em tudo que fazemos.
Mas, quando falamos de transformação digital, será que fica claro como ela ajuda a impulsionar e melhor a experiência dos nossos clientes?
O que é Transformação Digital
Transformação Digital é algo cada vez mais relevante para as empresas de todos os segmentos, seja aqui no Brasil ou no mundo.
Afinal, a digitalização é crescente, assim como o número de consumidores “ativos digitalmente”.
Com isso, a Transformação Digital é uma necessidade estratégica que precisa estar refletida diretamente no modelo de negócios e no portfólio de produtos e serviços.
Isso traz um ponto interessante: essa mudança não é necessariamente “conduzida” pelas empresas, mas sim, pelos clientes.
Na busca por atender suas necessidades e expectativas, as empresas aumentam os esforços em acelerar a transformação digital. É a jornada do cliente que determina essa estratégia.
“A transformação digital, felizmente, é um processo irreversível. É tudo aquilo que traz simplicidade e agilidade na jornada de pagamento, sem descuidar da segurança. Novas tecnologias de pagamentos digitais têm sido incorporadas às soluções para atender esses dois critérios. O papel da Cielo é prover serviços de excelência para esse ecossistema digital. Para isso acontecer, realizamos investimentos em inovação, projetos de multicanalidade para nossos clientes, capacitamos pessoas e reforçamos nosso atendimento para a jornada do nosso cliente ser a melhor possível”, afirma Natalia Rubini, Líder de Portfolio Lean & CoE Ágil (Center of Excellence).
Objetivos da Transformação Digital na Cielo
Aqui na Cielo, uma das formas que a Transformação Digital se traduz no nosso dia a dia é na busca constante pela evolução dos nossos produtos.
Isso inclui adaptação rápida às mudanças de mercado, aumento da experiência digital e foco centrado no cliente com objetivo de:
- Simplificar e agilizar a jornada de pagamento – sem descuidar da segurança;
- Incorporar novas tecnologias de pagamentos digitais;
- Prover serviços de excelência para esse ecossistema digital.
As soluções devem evoluir para permitir que os pagamentos sejam feitos de forma ágil e intuitiva.
E o DNA inovador da Cielo vem criando opções que nessa linha como, por exemplo o pagamento por reconhecimento facial (desenvolvido em conjunto com uma drogaria).
Para isso acontecer, investimos cada vez mais em inovação, na capacitação multicanal e das pessoas.
Como a Transformação Digital ajuda os clientes Cielo na prática:
Aqui na Cielo, temos inúmeros exemplos de como a Transformação Digital vem sendo aplicada na prática para proporcionar uma experiência mais fluida e centralizada no cliente.
Conheça algumas dessas iniciativas:
- Entrega de produtos e serviços que atendem às necessidades atuais dos nossos clientes, como pagamentos via WhatsApp e o Cielo Farol;
- Criação do Data Lake Cielo, onde estão concentrados todos os dados dos nossos clientes;
- Adoção de modelos de trabalho com times multidisciplinares que, através de práticas ágeis, melhoram a eficiência e eficácia nas entregas dos nossos produtos;
- Novo modelo de consultor de negócios: em 2021, estreamos o novo modelo de atendimento Hunters (vendedores focados em buscar novos clientes) e farmers (responsável por focar na manutenção da carteira de clientes) passam a ser consultores de negócios, fortalecendo vínculo com clientes atendendo a cada um de forma diferenciada com produtos e serviços mais focados nas necessidades específicas da atividade. A proposta desta mudança foi de trazer um atendimento que seja próximo e resolutivo também, pois a ideia foi limitar as carteiras e focar em capacitação para que eles sejam certeiros e tenham um bom desempenho na função.
- Disseminação do olhar de Experiência do Cliente (CX, do inglês Customer Experience) e Experiência do Usuário (UX, do inglês User Experience) para dentro e fora da companhia;
- Revisão da estrutura organizacional para priorizar a experiência do cliente.
E aí? Que tal começar agora mesmo a transformação digital do seu negócio?