Quem vende lanches e refeições sabe que esse é um ramo muito competitivo. Na hora de fazer um pedido ou escolher um lugar para comer, não faltam opções para os clientes.
Diante disso, quem atua neste segmento deve buscar alternativas para se destacar e saber como atrair clientes para lanchonete é essencial para o sucesso do negócio!
Não é preciso ser expert em marketing para lanchonete se quiser colocar em prática essas estratégias, então tudo que precisa fazer é entender que algumas pequenas atitudes podem fazer grande diferença. Afinal, quem não gosta de comer algo diferente?
Então não basta ter boas ideias de lanches para vender se não souber atrair o público ao seu estabelecimento, não é mesmo? Neste texto, separamos 12 dicas para aumentar as vendas em sua lanchonete. Confira!
Descubra como atrair clientes para lanchonete
É lógico que, como em qualquer negócio, não existe uma ‘receita de bolo’, porém, saber o que vender em uma lanchonete, como divulgar e atrair seu público fará toda a diferença em seu empreendimento.
Separamos as principais dicas para te ajudar nessa empreitada.
1. Faça seu perfil no Google Negócios
A primeira dica sobre como atrair clientes para lanchonete pode parecer um tanto óbvia (para quem já está familiarizado com a ferramenta) ou um tanto complicada para quem não não tem muita experiência online.
Porém, é comum que as pessoas recorram à internet quando querem buscar informações. E isso é um fato que, independente de ter ou não experiência, você já deve saber, não é?
O mesmo acontece quando querem saber mais sobre um estabelecimento ou buscar um lugar para comer algo diferente. Nada pior para a sua lanchonete do que não aparecer nas buscas…
Por isso, é essencial ter um perfil no Google Negócios. Com ele, você pode divulgar sua lanchonete de forma gratuita nos resultados orgânicos de pesquisa, tanto no Maps quanto no próprio buscador.
Além de inserir informações e imagens do seu negócio na plataforma, com o Google Negócios você também pode interagir com os clientes, já que eles podem ligar, deixar mensagens ou avaliar seu serviço.
2. Foque na qualidade e na simplicidade do menu
Antes de se preocupar em oferecer centenas de opções para os seus clientes, é importante focar na qualidade do que você já está servindo, além de aprender o que vender em uma lanchonete.
Um menu simples ajuda você a focar no que está produzindo e, mais do que isso, também possibilita identificar ideias de lanches para vender que podem ser promissoras e quais não são tão populares.
Dessa forma, você pode conhecer bem o perfil do seu público e oferecer aquilo que ele realmente quer consumir.
3. Ofereça opções sazonais
Se você quer saber como atrair clientes para lanchonete, entenda que as ofertas sazonais podem fazer muita diferença para sua empresa! Não por acaso, esta é uma estratégia explorada por gigantes do segmento, que oferecem opções no cardápio relacionadas a um determinado evento, data comemorativa ou época do ano.
Dessa forma, você pode utilizar a sazonalidade a favor da sua lanchonete, disponibilizando itens por um período pré-determinado.
Assim, seu cardápio pode incluir sucos e pratos com as frutas da época ou lanches temáticos, que facilitem a atração de novos clientes para consumi-los.
É importante avaliar sempre as ideias de lanches para vender e incluir alguma nova opção sazonal ou até mesmo excluir alguma que não faça tanto sucesso.
4. Programa de fidelidade: Crie o seu!
Os programas de fidelidade são ótimas formas de aumentar suas vendas e não podiam ficar de fora das nossas dicas sobre como atrair clientes para lanchonete.
Ofereça recompensas – como uma bebida ou um lanche de graça – para consumidores que comprarem um determinado número de vezes.
Isso incentiva o consumo frequente e também ajuda na fidelização dos seus clientes.
5. Vendas na Internet: Digitalize seu negócio
Garantir presença online é uma necessidade para todas as empresas e, por isso, o marketing digital deve fazer parte das estratégias até dos negócios de menor porte.
Para quem tem uma lanchonete, é importante ter um site que mostre o cardápio atualizado, incluindo também informações de contato e links para os aplicativos de delivery que o estabelecimento trabalha.
Além disso, é importante também atuar nas redes sociais, trabalhando o marketing do negócio. Divulgue imagens bonitas e bem trabalhadas dos seus pratos, assim como as novas promoções. Isso pode ajudar nas estratégias de como atrair clientes para lanchonete através de vendas por impulso, por exemplo.
Se você quer digitalizar seu negócio e não sabe por onde começar, fizemos um artigo falando sobre a transformação digital que vale a pena ler!
6. Upsell: utilize na sua estratégia
Upsell é a estratégia que tem como objetivo incrementar a venda de um produto ou serviço para um cliente que compraria uma opção mais barata.
Ela ajuda a aumentar o valor do ticket médio gasto e, consequentemente, a elevar o faturamento.
É comum o uso do upsell quando você busca saber como atrair clientes para lanchonete e sua implementação é bem simples.
Seu cliente está comprando um sanduíche? Treine sua equipe para que ela ofereça batata frita ou uma bebida em tamanho maior com desconto no momento de fechar o pedido.
Alguém pediu uma refeição? Não deixe de oferecer uma sobremesa por um pequeno acréscimo de valor.
A ideia é atrair seu cliente dando uma opção mais vantajosa – e que aumente as chances de pedidos extras!
7. Faça eventos em sua loja
Música ao vivo, rodas de leitura, exibição de eventos esportivos e até organização de atividades lúdicas, como jogos de tabuleiro.
Essas são apenas algumas das atividades que consistem em ótimas estratégias sobre como atrair clientes para lanchonete que alguns estabelecimentos promovem para movimentar o local, aumentar o fluxo e seu consumo e, claro, vender mais.
Faça eventos que tenham conexão com o perfil do seu público e veja os resultados aparecerem!
Confira o vídeo que fizemos com a Jessica, cliente Cielo e dona de um bar, que diversificou as atividades no estabelecimento como alternativa para superar os desafios trazidos pela pandemia.
8. Aceite diversas formas de pagamento
Cada vez mais consumidores usam outras formas de pagamento, além do débito, crédito ou dinheiro. E sua empresa precisa estar preparada para isso! Podemos dizer que esse é um dos principais pontos sobre como atrair clientes para lanchonete.
Além de oferecer opções como, por exemplo, Pix e pagamento por aproximação, é importante ter uma maquininha de cartões que aceite também vale alimentação ou refeição e pagamentos online.
Permita que seus clientes paguem seus pedidos de diversas formas – e veja suas vendas aumentarem!
9. Melhore a experiência do cliente
Outra dica de como atrair clientes para lanchonete é agilizando a realização de pedidos nas mesas. Isso ajuda a melhorar a taxa de rotatividade e deixa todos satisfeitos com o tempo de entrega.
Mas isso não quer dizer que você vai “expulsar” as pessoas para que elas acabem logo de comer. A ideia é melhorar a experiência do consumidor na sua lanchonete.
Isso pode ser feito se você garantir que os pedidos sejam enviados de forma imediata para a cozinha e criar meios de agilizar o pagamento no fim das refeições. A Cielo LIO é a solução inteligente que te ajuda nisso.
10. Exiba produtos no balcão
Essa estratégia é importante quando falamos sobre como atrair clientes para lanchonete e dicas para aumentar o faturamento.
Deixe itens menores como balas, biscoitos, chicletes e docinhos em exibição. Identifique os produtos que vendem mais e coloque-os à vista dos seus consumidores.
11. Ofereça amostras para atrair clientes
Essa dica complementa a anterior e também é uma forma de aumentar o valor que seus clientes gastam.
Sabe aquele bolo delicioso ou empadão que derrete na boa e que só sua lanchonete tem? Ofereça um pedacinho dele, sem custo, e veja a “mágica” acontecer.
Quando você for decidir o que vender em uma lanchonete, já verifique quais itens podem entrar nessa ‘lista de amostras’ para fazer mais sucesso.
12. Invista no delivery
A pandemia consolidou a expansão dos serviços de delivery nas lanchonetes de todos os portes.
Por isso, contar com um bom serviço de entrega é uma boa forma de aumentar suas vendas e uma ótima estratégia de marketing para lanchonete. Além de plataformas de delivery como iFood, por exemplo, agora você pode implementar um sistema próprio de entrega, com as suas regras.
E então, você viu como atrair clientes para lanchonete pode ser algo simples com apenas algumas mudanças de estratégias? Comece garantindo as melhores opções de pagamento da Cielo.