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Dicas e Histórias de Sucesso

Como vender mais e melhorar o seu negócio

Publicado por Equipe Cielo

Se você possui uma loja ou outro tipo de comércio e está buscando seu crescimento, confira algumas dicas infalíveis de como melhorar o seu negócio e vender cada vez mais

 

Saiba como transformar a “olhadinha” em vendas.

Toda grande venda começa com uma “olhadinha”. Seja em um estabelecimento, seja em um e-commerce, o comerciante precisa conhecer bem o produto e oferecer a melhor experiência para o consumidor.
 
A Cielo lista dicas fundamentais para que nossos parceiros aumentem seu faturamento no dia a dia. Confira:
 

Dicas para vender mais e aumentar o faturamento

1 — Entenda o contexto do seu estabelecimento

A concorrência é grande, e a Cielo oferece soluções que coletam os dados de suas vendas e os compara com o de negócios similares. O Cielo Farol, por exemplo, permite visualizar qual o seu ticket médio e os dias e os horários mais movimentados.
 
O Big Data funciona de maneira semelhante ao Cielo Farol, mas é voltado para empresas de grande porte. “Obter essas informações permite que o empresário conheça mais o seu cliente. Além disso, ajuda a traçar estratégias para melhorar as vendas ou criar promoções específicas para um dia da semana”, afirma Gabriel Mariotto, gerente da área de Inteligência da Cielo.
 

2 — Organize o campo de vendas

Antes mesmo de parar na vitrine, o cliente analisa a ambientação do espaço. “Atente para todos os detalhes. O chão sujo, uma lâmpada queimada ou produtos e caixas espalhados podem causar má impressão”, aponta Alan Kuhar, professor do curso de administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e especialista em varejo. Fique de olho também na intensidade da luz, na organização da paleta de cores e na disposição dos funcionários.
 

3 — Prepare sua equipe

Em empresas de médio e grande porte, o proprietário não costuma estar sempre presente, e os funcionários acabam sendo a cara do negócio. “Certifique-se de que a equipe está uniformizada, conhece bem os produtos e entende como deve interagir com o comprador”, afirma o especialista.
 
O comportamento dos colaboradores também conta muito na hora de um cliente entrar no espaço. “Se a pessoa percebe que os funcionários estão conversando de forma muito animada, pode sentir-se desconfortável em chamar o vendedor”, destaca Alan.
 

4 — Respeite o tempo do cliente

Evite abordar as pessoas na porta do estabelecimento. “O comprador gasta cerca de 10 a 15 segundos para fazer uma leitura da loja e entender onde ficam os produtos em que mais tem interesse. A partir daí, ele se encontra ou procura com o olhar do vendedor mais próximo”, explica o professor da ESPM. “O ideal é que o funcionário perceba a entrada e se posicione próximo ao consumidor, mas sem abordá-lo. Mostrar que foi notado é um ótimo gatilho para a venda”, completa. Em pequenos estabelecimentos, esse tempo pré-interação é menor. Cerca de 3 a 5 segundos bastam.
 

5 — Tenha muita atenção na hora de abordar os clientes

Ao interagir com esse consumidor, transmita as boas-vindas e ofereça uma sacola, um carrinho ou um lugar onde ele possa deixar outras compras para circular com mais tranquilidade pela loja. “Dizer ‘estou só dando uma olhadinha’ não é sinônimo de ‘não vou comprar’. Ele só não quer ter uma mercadoria empurrada pelo vendedor ou ainda não se sentiu à vontade na loja”, revela Artur Motta, professor de administração da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).
 

6 — Mostre os serviços da loja

É um comércio do setor alimentício? “Experimente este queijo! É especial de uma região e acabou de chegar aqui” ou, em caso de vestuário, indique algumas combinações: “Veja, esta blusa ‘X’ combina muito bem com uma calça do corte ‘Y’”.
“Dessa forma, você estabelece uma ponte, uma relação cliente-vendedor. É preciso olhar o consumidor como fonte de informação para entender cada vez mais o comportamento do seu público”, assinala Motta. Destacar promoções e novidades também é sempre uma ótima sacada.
 
7 — Facilite a experiência virtual
Vende muito por redes sociais ou WhatsApp? A Cielo pode facilitar o caminho entre o interesse do cliente e a finalização da compra com o Cielo Super Link. Com o serviço, é possível vender on-line mesmo sem ter uma loja virtual. E ele ainda permite ao consumidor escolher a melhor forma de pagar: cartão de crédito, débito e até boleto. Basta enviar um link e ele entrará no ambiente de pagamento da Cielo, seguro tanto para o vendedor quanto para o seu cliente.
 
Para quem tem uma loja on-line, a dica valiosa é deixar a experiência fluida, para evitar dispersão na navegação até o carrinho de compras. “É possível mandar, via e-mail ou SMS, um link de pagamento com uma mensagem amigável como ‘Salvamos o seu carrinho. Clique neste link e conclua sua compra’”, sugere Diego Feldberg, diretor de Produtos Digitais e Inovação da Cielo. Essa opção é chamada de Recuperação de Carrinho, disponível para integração na plataforma de e-commerce da empresa.
 
Outra opção interessante da plataforma para agilizar as vendas no seu e-commerce é a Compra com um Clique. “Com essa ferramenta, dados como o endereço de entrega, cartão cadastrado e contatos ficam salvos e ninguém precisa preencher tudo a cada compra na sua loja”, indica Feldberg.
 

Aumentar a produtividade e aprimorar a gestão da sua loja é mais fácil do que se imagina

A partir das dicas anteriores, você tem tudo para conseguir aumentar as suas vendas no dia a dia. E, a partir disso, deve-se pensar em como melhorar a gestão das vendas e do próprio negócio.
Abaixo, listamos seis soluções da Cielo que podem ser utilizadas para continuar expandindo as vendas, atraindo e atendendo melhor os clientes e superando as dificuldades burocráticas – algumas você pode fazer direto de sua maquininha. Assim, você só precisa se preocupar em fazer o negócio decolar.
 

1 – Controle tudo, mesmo à distância

Um empreendedor que está sempre na linha de frente, visitando clientes e fornecedores, pode, mesmo assim, acompanhar o desempenho da sua empresa. O aplicativo da Cielo permite fazer essa gestão das vendas mesmo à distância.
 
Entre outras funcionalidades, o app facilita a consulta dos pagamentos realizados e de lançamentos futuros. “A ideia é que ele sirva como um braço direito para o lojista ter o controle de tudo o que acontece no seu negócio”, afirma Vania Prieto, coordenadora da área de Canais Digitais da Cielo.
 

2 – Dinheiro que chega antes

Os pagamentos com cartão de crédito não param de crescer, mas nem sempre dá para esperar a entrada desse dinheiro na conta. Para manter o fluxo de caixa, renovar o estoque ou fazer uma mudança em sua loja, uma das soluções possíveis é antecipar esses recebimentos. Quem faz o pedido de antecipação até as 14h recebe o valor na conta no mesmo dia. Outra opção é agendar antecipações semanais.
 

3 – Lucre mais com a sua maquininha

Quer elevar a produtividade do seu negócio ao máximo e obter uma receita extra? Sabia que a sua Cielo também pode fazer recarga de celular? Você não paga nada por isso e, a cada recarga realizada, ganha até 4% sobre o valor da transação. Confira mais vantagens para a sua empresa.
 

4 – Tudo no mesmo lugar

Já pensou em poupar tempo e recursos ao concentrar, em um único lugar, todas as etapas da venda – do gerenciamento do estoque ao pedido e, claro, ao pagamento? Com a Cielo LIO isso já é possível. Qualquer tipo de automação pode se integrar à plataforma, que se transforma em uma verdadeira frente de caixa móvel.
 
A Cielo LIO também já vem com um pacote de aplicativos disponíveis para download, que descomplicam o dia a dia e são úteis para gerenciamento de estoque, emissão de notas fiscais, cadastro de produtos e criação de cardápios, por exemplo. Tudo integrado ao pagamento, agilizando a experiência de consumo no seu estabelecimento.
 

5 – Visão além do alcance

O avanço tecnológico hoje permite compreender o comportamento de compra dos consumidores com base na análise de dados. Usar o big data a seu favor está mais próximo do que você imagina: pensando nisso, a Cielo desenvolveu o Cielo Farol, que reúne dados importantes para você avaliar a clientela no entorno da sua loja e, assim, tomar melhores decisões de negócio.
 
“Com o Cielo Farol, dá para comparar o ticket médio das suas vendas, por exemplo, com a média do que estão praticando os seus concorrentes da região”, explica Gabriel Mariotto, diretor da Área de Inteligência da Cielo. “Também mostra seus horários de maior e menor movimento. Assim, você consegue se planejar melhor para os momentos de pico de demanda ou fazer promoções que atraiam clientes.” O serviço é grátis no primeiro mês para os clientes da Cielo.
 

6 – Ferramentas personalizadas

Manter as contas na ponta do lápis é fundamental para o varejista. Com o Cielo Controle, você escolhe um plano de acordo com o tamanho do seu negócio, paga um valor fixo mensal e sabe exatamente quanto vai cair na conta. Além disso, é possível optar por receber em até dois dias todas as vendas à vista pagas no crédito. A solução também está disponível para as diferentes maquininhas da Cielo.


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