Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como ter um duradouro relacionamento com o cliente? Confira 5 dicas!

Confira no Blog Cielo 5 dicas essenciais (e eficazes) para fortalecer o relacionamento com o cliente, fidelizar consumidores e aumentar seu lucro.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedor e cliente de mãos dados simbolizando o bom relacionamento com o cliente

Não é novidade que o relacionamento com o cliente é um dos pilares para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, os clientes são o maior ativo de uma companhia, e manter uma comunicação clara e contínua com eles é fundamental para criar laços duradouros. 

Um relatório da Deloitte mostra que empresas focadas no cliente geram até 60% mais lucro do que aquelas que não seguem essa estratégia. Uma das razões para isso é a fidelização, que é um dos principais resultados de um bom relacionamento.

Quer saber como fortalecer essa relação e fidelizar seus consumidores? Neste post, vamos apresentar 5 dicas práticas para criar um vínculo sólido e de longo prazo. Continue acompanhando!

O que é relacionamento com o cliente e como ele funciona?

O relacionamento com o cliente é um conceito de marketing e vendas que se refere à conexão que uma empresa estabelece com seus clientes

É um processo contínuo de construção de laços e confiança, visando satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes.

Para funcionar bem, é necessário investir em diferentes formas de atendimento, como os listados abaixo. 

  • Presencial, que permite uma interação direta.
  • Telefônico, que oferece suporte mais ágil. 
  • Online, que possibilita atendimento via e-mail, chat (bate-papo) ou redes sociais, inclusive com o uso de chatbots (robô de bate-papo) e IA, que facilitam e otimizam todo o processo. 

Ou seja, se trata de um conceito que engloba diversos canais de comunicação, o que também é muito conhecido como omnichannel (multicanal, em português).

Nesse conceito, não há um canal melhor que o outro. Cada um tem seu papel na criação de uma experiência positiva e na fidelização dos clientes, garantindo uma parceria duradoura e de confiança.

Por que é vantajoso para a empresa investir no relacionamento com o cliente?

De forma direta, a construção de uma relação de confiança e proximidade com seus consumidores contribui para aumentar sua autoridade e credibilidade no mercado. 

Afinal, antes de qualquer relação comercial, é preciso antes estabelecer uma relação humana positiva. E um bom relacionamento se baseia em uma experiência autêntica, com trocas de qualidade, comunicação clara e empática.

No cenário empresarial e comercial, tudo isso se traduz em um atendimento de qualidade em cada um dos pontos de contato e, especialmente, em cada fase do funil de vendas

E existem dados que comprovam a importância desse investimento.

  • Um estudo da Dimension Data revelou que 84% das empresas que priorizam a experiência do cliente registram um aumento em seus faturamentos
  • Um levantamento da PwC mostrou que 89% dos brasileiros consideram a experiência de compra um fator decisivo na hora de escolher uma marca. 
  • E, de acordo com o relatório do XM Institute, clientes fiéis têm 7 vezes mais chances de testar novos produtos, 5 vezes mais chances de voltar a comprar e 5 vezes mais chances de indicar a empresa para outras pessoas.

Vendedor atendendo o cliente representando o bom relacionamento com o cliente

O que evitar para oferecer um atendimento ao cliente de excelência?

Oferecer um atendimento ao cliente de excelência exige atenção a diversos detalhes e o evitamento de alguns erros comuns. Um dos principais é ignorar o feedback do cliente

Ouvir e analisar as opiniões dos clientes é fundamental para identificar oportunidades de melhoria e personalizar o atendimento.

Outro ponto importante é a transparência. Seja claro e honesto com seus clientes e sempre evite falsas promessas e informações incompletas.

A falta de personalização também pode prejudicar o relacionamento com os consumidores. Cada cliente é único e merece um atendimento personalizado.

O desrespeito ao tempo do cliente é outro erro comum. Processos burocráticos e demorados podem gerar frustração e insatisfação. 

Para evitar isso, invista em ferramentas que agilizam o atendimento. Um exemplo é o Cielo Checkout. Essa solução oferece uma página de pagamento pronta para integrar ao seu site, o que torna o processo de compra mais rápido e seguro.

Clique aqui para conhecer o Cielo Checkout e como ele facilita a experiência de compra para seus clientes!

Como criar um relacionamento duradouro com o cliente? Veja 5 dicas práticas!

Agora que você já entende a importância do relacionamento com o cliente e quais os principais erros a evitar, vamos às dicas práticas para construir laços duradouros com seus consumidores. Vem com a gente!

1. Conheça e entenda o comportamento do cliente

Para criar um relacionamento duradouro, é fundamental conhecer a fundo o seu cliente. Utilizar dados para entender o comportamento de consumo é o primeiro passo para isso. Nesse cenário, vale contar com ferramentas especializadas, como o Cielo Farol

O Cielo Farol te dá acesso a informações valiosas sobre as preferências e hábitos de compra dos seus clientes. Assim, você pode personalizar a comunicação e oferecer experiências mais relevantes

Acesse e veja como o Cielo Farol pode te ajudar a entender melhor o seu negócio e seus clientes!

2. Estabeleça e monitore métricas de satisfação do consumidor

Também é importante implementar e acompanhar métricas e indicadores como: 

  • Taxa de abandono.
  • CSAT (Customer Satisfaction Score, em português Pontuação de Satisfação do Cliente).
  • NPS (Net Promoter Score, em português Pontuação Líquida de Promotores). 
  • FCR (First Call Resolution, em português Resolução no Primeiro Contato).

Basicamente, esses indicadores ajudam a medir o sucesso do atendimento. Um bom exemplo é monitorar o tempo médio de espera e ajustar o atendimento para melhorar a experiência. 

Vale citar que empresas que focam em NPS e FCR conseguem identificar rapidamente problemas e melhorar a satisfação.

Leia também: 

3. Ofereça um atendimento empático, personalizado e humanizado

Por um momento, coloque-se no lugar do seu cliente: frustrado, com uma dúvida ou buscando uma solução rápida. O que você gostaria de encontrar? Um atendimento rápido, eficiente e, acima de tudo, humanizado, certo? Pois é. 

Outra dica importante é: não force a venda, mas sim ofereça soluções reais de maneira estratégica, personalizada e rápida. Nesse sentido, o Magazine Luiza é um excelente exemplo.

Ao investir em autoatendimento, chatbot e a criação da Lu, vendedora virtual da marca, a empresa conseguiu reduzir o tempo de resposta, oferecer um atendimento mais eficiente e criar uma conexão mais próxima com os consumidores.

Saiba mais: Aprenda como encantar o cliente no primeiro atendimento

4. Crie uma rotina de gestão do relacionamento com o cliente

A essa altura do campeonato, já ficou claro que o relacionamento com o cliente não se trata de uma partida única, mas sim de uma competição contínua e em constante desenvolvimento, certo? 

Portanto, estabelecer uma rotina de gestão é fundamental para acompanhar a evolução desse relacionamento e identificar táticas e oportunidades de melhoria

Acompanhe as métricas de satisfação do cliente, realize pesquisas de satisfação e mantenha uma comunicação constante com seus consumidores. Assim, sua empresa estará mais perto do gol!

Leia também: 

5. Invista em tecnologia e ferramentas para o atendimento

Empresário criando um bom relacionamento com o cliente

A tecnologia já é uma grande aliada na construção de um relacionamento duradouro com o cliente. Prova disso é que os sistemas e softwares de gestão já são bem conhecidos e adotados. 

Mas a tecnologia não para de evoluir para resolver os principais desafios das empresas e consumidores, especialmente no que diz respeito à experiência de compra. 

Um exemplo disso é a maquininha Cielo LIO On, que integra todo o PDV da empresa, facilitando e agilizando o processo de vendas.

As soluções de e-commerce da Cielo também são excelentes opções, uma vez que oferecem segurança, agilidade e personalização na experiência de compra online

E a gente não para por aí… 

Conte com as soluções da Cielo para criar conexões duradouras com seus clientes!

A Cielo se preocupa em oferecer experiências diferenciadas de pagamento que impactam positivamente nossos clientes. 

Como a maior adquirente do Brasil, disponibilizamos informações geradas a partir de cerca de 7 bilhões de transações em nosso sistema. É muita coisa!

Nosso portfólio inclui soluções avançadas, desde as nossas famosas maquininhas de pagamento até soluções completas para e-commerce e ferramentas de inteligência de dados

Todas essas soluções ajudam seu negócio a se destacar e a criar relacionamentos duradouros com seus clientes.

Conheça as soluções da Cielo e descubra como podemos ajudar seu negócio a oferecer experiências de pagamento diferenciadas.

Conclusão

O relacionamento com o cliente é um investimento estratégico que gera diversos benefícios para a empresa. Os principais são aumento da receita, fidelização e fortalecimento da marca.

Neste artigo você conferiu 5 dicas certeiras de como estabelecer um relacionamento duradouro com seus clientes e ficar cada vez mais perto desses objetivos. 

Mas diz aí, gostou das dicas? Aproveite para conferir outros conteúdos relacionados no Blog Cielo!

Matérias mais recentes

Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288