O que fazer no Dia do Cliente para alavancar as vendas em seu negócio
Afinal, esta data é uma grande oportunidade de melhorar o faturamento em um período com pouca movimentação.
Isso é ainda mais importante para quem começou seu negócio com pouco dinheiro recentemente.
Primeiro, é preciso entender bem o sentido da data antes de começar sua estratégia.
Portanto, leia este artigo antes de definir o que fazer no Dia do Cliente.
O que é o Dia do Cliente?
Dia do Cliente é uma data do calendário comercial brasileiro em que comerciantes homenageiam seus consumidores oferecendo brindes, sorteios e promoções.
Além de buscar ampliar a relação com suas bases de consumidores, as empresas do Varejo planejam o que fazer no Dia do Cliente para aumentar as vendas.
Até porque a data ocorre em uma época que costuma ter baixa procura nas lojas.
O evento foi criado em 2003, no Rio Grande do Sul, mas já integra os calendários oficiais de centenas de municípios e mais de dez estados brasileiros.
Além disso, há um projeto tramitando no Congresso Nacional para oficializar o Dia do Cliente em todo o país.
Quando é o Dia do Cliente?
O Dia do Cliente é celebrado em 15 de setembro.
O mês foi escolhido por não ter nenhuma outra data consolidada no calendário comercial para essa época.
Afinal, depois do Dia dos Pais, em agosto, a próxima data relevante é o 12 de outubro, quando comemoramos o Dia das Crianças.
Portanto, além de se aproximarem do seu público, muitas empresas também pensam sobre o que fazer no Dia do Cliente para aumentar o faturamento.
Os resultados podem ser bem satisfatórios, como vamos mostrar no próximo tópico.
Por que incluir o Dia do Cliente em seu planejamento?
Empresas de vários nichos e portes, desde grandes redes de varejo até negócios com investimento inicial mais modesto, costumam elaborar seus planos de negócio para definir o que fazer no Dia do Cliente.
Afinal, esta pode ser a única chance de aumentar as vendas por um bom tempo, além de liquidar itens encalhados no estoque.
Segundo uma pesquisa, em 2022, somente o comércio virtual faturou R$ 5,8 bilhões com vendas pela data.
O ticket médio – ou seja, média do valor gasto em cada compra – ficou acima de R$ 430 entre os dias 2 e 15 de setembro.
Embora não se encontre dados consolidados assim em relação ao varejo físico, vale lembrar que o Dia do Cliente está entre as principais datas do comércio, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
O que fazer no Dia do Cliente? Confira ações para esta data
Depois de se informar bem sobre a data nos tópicos acima, chegou a hora de decidir o que fazer no Dia do Cliente.
Para ajudar, vamos dar ideias que podem ajudar você a aproveitar bem o evento para conquistar mais clientes.
Ofereça descontos progressivos
Essa é uma boa iniciativa para aumentar o seu ticket médio – ou seja, fazer cada cliente gastar mais na sua loja.
Para isso, aumente o desconto conforme o número de itens adquirido em cada compra.
Por exemplo:
- Um item: 5% de desconto;
- Dois itens: 10% de desconto;
- Três itens: 15% de desconto;
- Quatro ou mais itens: 20% de desconto.
Esse desconto pode valer para um determinado produto – de preferência, algo que esteja sem muita saída no estoque – ou vários.
Mas, não esqueça: na hora de definir os preços promocionais, calcule bem os custos fixos e variáveis que incidem em cada venda – incluindo, por exemplo, as taxas das máquinas de cartão.
Só assim você vai poder oferecer bons descontos sem não comprometa sua rentabilidade na ação.
Invista em brindes ou amostras para surpreender
Se a ideia da data é homenagear o consumidor, dar brindes é uma das melhores opções para o que fazer no Dia do Cliente.
O ideal é entregar algo que tenha a ver com seu nicho e agrade seu público.
Ou seja, uma loja de roupas pode investir em camisetas e bonés, enquanto uma loja de informática pode dar suportes para celular, por exemplo.
Invista na impressão da sua marca no brinde para o cliente ter uma memória agradável do seu negócio sempre que usar o mimo.
Estabelecimentos alimentícios podem apostar em amostras grátis para dar um gostinho de um determinado produto.
Essa iniciativa também ajuda a acionar o gatilho mental da gratidão, induzindo o cliente a fazer uma compra após fazer a experimentação.
Faça um concurso cultural
Você pode pedir redações, desenhos, fotografias, vídeos ou mesmo uma frase, e oferecer prêmios aos clientes mais criativos.
Mas atenção: a legislação federal proíbe que o tema do concurso seja referente à sua marca ou a algum produto ou serviço que você ofereça.
Com o devido cuidado para evitar a publicidade proibida, essa pode ser uma ótima maneira de aproximar a empresa do consumidor.
Os prêmios podem ser brindes ou produtos da sua loja.
Surpreenda seu cliente já no primeiro contato
Se você planeja ações para o dia do cliente para causar impacto, aposte no primeiro contato.
Em lojas físicas, você pode decorar o espaço e treinar sua equipe para entregar brindes e oferecer descontos logo de cara.
Investir em salgados e bebidas para oferecer pode fazer o cliente se sentir em um coquetel realizado em sua própria homenagem.
Lojas virtuais podem ser configuradas para entregar cupons de desconto e oferecer frete grátis logo no primeiro acesso.
Recompense os clientes fiéis com experiências incríveis
É muito importante manter um cadastro de clientes para ações simples como agradecer pela compra e divulgar produtos no WhatsApp, e-mail ou outros canais.
Com essas informações, é possível identificar clientes mais fiéis, aquelas pessoas que compram da sua loja com frequência.
Assim, em vez de brindes de menor valor para várias pessoas, é possível investir em experiências de maior valor para um número menor de clientes – exatamente aqueles que você quer homenagear.
E o valor não deve ser apenas financeiro, pois é preciso gerar o chamado “momento uau”, que é quando você excede positivamente as expectativas das pessoas.
Por isso, não basta apenas entregar um brinde: a ideia é encantar o cliente.
Para isso, seja criativo e pense em como você pode fascinar o seu público.
Incentive o engajamento em redes sociais
As redes sociais ajudam a encurtar distâncias, o que vale também para lojas e clientes.
Se você for pensar, este é o mote do Dia do Cliente.
Por isso, aproveite esses canais para incentivar o cliente a interagir.
Além de divulgar suas ofertas, gere conteúdo que interessa ao seu público e engaje seus seguidores pedindo respostas e comentários.
É importante estar na rede social mais usada pelo seu público.
Além disso, invista em um bom visual nas suas publicações para chamar bem a atenção.
Assim, você vai mobilizar e aproximar as pessoas da marca de sua loja.
Tenha metas claras e acompanhe os resultados da ação
Vimos neste artigo algumas dicas para ajudar a definir o que fazer no Dia do Cliente, além de outras informações sobre a data.
Pense bem nas melhores estratégias considerando as características do seu público-alvo e aproveite para monitorar seus resultados.
Assim, é possível conferir o que deu certo e quais pontos devem ser melhorados.
O acompanhamento dos dados de suas vendas pode ser bem simples com as soluções da Cielo.
Com o Cielo Gestão, por exemplo, você pode acompanhar suas vendas diretamente no seu celular ou computador. Os dados das transações aparecem em até três segundos para você!
Além disso, você pode contar com o Cielo Farol. Com ele, você:
- Sabe o quanto está vendendo em relação a negócios do mesmo porte, setor e região do seu estabelecimento;
- Descobre qual é o perfil de renda e o comportamento de compra dos seus clientes para comparar com concorrentes com o mesmo perfil;
- Compara o seu faturamento com o de negócios similares e pode entender seu potencial real de crescimento;
- Conhece detalhes sobre seu fluxo de consumidores – ideal para ajudar a planejar suas ações de vendas para o Dia do Cliente e outras datas promocionais;
- Sabe qual o ticket médio das suas vendas;
- Descobre sua quantidade de clientes e quantos são novos ou recorrentes – essencial para quem deseja criar ações e programas de fidelização.
Há dois tipos de planos disponíveis para o Cielo Farol: o gratuito e o completo, que custa R$ 39,90 por mês. A principal diferença entre eles é que no plano gratuito não é possível realizar a comparação com a concorrência e comparar o desempenho do seu negócio com concorrentes mais próximos.
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