Como criar promoção para o Dia das Crianças? Dicas para aumentar o faturamento!
Pense com carinho nesse assunto, pois o dia 12 de outubro tem um bom potencial de vendas para nichos diversos.
Por isso, esta é uma oportunidade de ouro, principalmente se você abriu seu negócio com pouco dinheiro e precisa melhorar seu faturamento.
Confira neste texto sete ideias de promoção para o Dia das Crianças, além de outras informações sobre a data.
Por que fazer promoção para o Dia das Crianças?
Fazer promoção para o Dia das Crianças é importante porque estamos falando da principal data do calendário comercial de outubro, além de ser uma das mais importantes do ano.
O desempenho do comércio em 2022 mostra que as lojas que investirem em ações relacionadas à data podem ter bons resultados.
Segundo pesquisa do Serasa Experian, as vendas na semana de 12 de outubro de 2022 tiveram um aumento de 6,4% em relação ao ano anterior.
Foi o melhor desempenho desta época desde 2012.
Quais são as vantagens das promoções?
Se você ainda tem dúvidas se deve criar uma promoção para o Dia das Crianças, dê uma olhada nesta lista de vantagens:
- Mais vendas: pais, responsáveis, padrinhos e familiares costumam presentear a garotada pela data, gerando uma demanda interessante;
- Alto ticket médio: uma única pessoa adulta pode ter necessidade de comprar vários presentes, gastando mais a cada compra;
- Concorrência: a promoção ajuda sua loja a ficar à frente da concorrência, que provavelmente também terá suas estratégias para alavancar as vendas no período;
- Chance de fidelizar: além disso, você pode atrair um público diferente e ganhar sua simpatia ao agradecer pela compra, dando o primeiro passo para a fidelização.
Prepare-se para o Dia das Crianças com antecedência
Antes de sair criando alguma promoção para o Dia das Crianças, é preciso pensar no seu plano de negócio para a ocasião.
Para isso, existem dois aspectos que merecem sua atenção.
Decoração personalizada: ela faz toda a diferença!
É preciso mostrar para o público que sua loja está no clima da data.
Embora a decisão de compra seja dos adultos, a decoração vai mostrar a eles que poderão encontrar o que precisam para agradar os pequenos.
Em lojas físicas, vale abusar das cores na vitrine e exibir os produtos voltados ao público infantil, que são a principal aposta para a data.
No e-commerce, coloque um banner relacionado à data no topo do seu site, use imagens abertas relacionadas ao público infantil e destaque os produtos mais procurados para a ocasião.
Previna-se contra a falta de estoque
A dica de prestar atenção ao estoque também vale para lojas presenciais e online.
Afinal, se você está buscando ideias de promoção para loja infantil, é porque pretende vender bem, certo?
Por isso, se prepare para manter o estoque abastecido e evitar vendas perdidas por falta de itens. Fazer um inventário do estoque previamente é sempre uma medida importante.
E lembre-se: a maioria das vendas ocorre na semana que antecede o 12 de outubro. Então, vá monitorando a demanda e, se for preciso, mude suas promoções.
Cuidar do estoque pode ser mais desafiador para negócios com investimento inicial não muito alto.
Se for o seu caso, dê uma atenção especial a isso.
7 ideias de promoção para o Dia das Crianças
Depois de planejar a decoração e garantir o estoque, chega o momento de ter ideias de promoção para o Dia das Crianças.
Para ajudar, veja as sete dicas que preparamos!
1. Crie kits temáticos
Seja qual for o seu nicho, você pode criar kits de produtos que podem ser comprados por um preço mais baixo do que as pessoas pagariam adquirindo os itens avulsos.
Assim, você aumenta o ticket médio, ou seja, o valor de cada compra.
Lojas de roupas podem criar conjuntinhos de peças infantis, livrarias podem reunir livros de historinhas sobre temas como animais, fábulas, super-heróis e por aí vai.
O importante é usar a criatividade e pensar no que seu negócio tem a oferecer.
2. Invista em concursos culturais
Você pode pedir uma frase, um desenho, uma redação ou um poema e premiar o mais criativo.
Essa iniciativa costuma agradar crianças e pais, pois desperta a criatividade.
Porém, é preciso destacar que a legislação não permite publicidade dentro do concurso.
Por isso, o tema não pode ser referente a algum produto ou serviço oferecido pela sua loja.
3. Ofereça brindes interessantes
Você pode apostar em brinquedinhos para agradar os pequenos ou outros mimos para adultos que visitarem seu negócio.
A melhor decisão pode variar de acordo com as características do seu negócio.
O importante é deixar sua marca visível nos brindes.
Programe-se com antecedência para evitar atropelos, pois muitos comerciantes certamente terão a mesma ideia, aumentando a demanda dos fornecedores.
4. Faça sorteios especiais
Distribua os números e defina os resultados pela Loteria Federal.
Faça um evento para anunciar o vencedor, seja por vídeo nas redes sociais ou na própria loja física.
O prêmio não precisa ser caro, até porque para sortear algum item com valor acima de R$ 1 mil, é preciso ter autorização do Ministério da Fazenda.
Crianças gostam de participar de sorteios e podem pedir que seus pais confiram, o que gera a visibilidade e o engajamento esperados.
5. Promova atividades infantis
Promover atividades de recreação pode atrair os pequenos e ainda deixar os pais com mais liberdade para escolher algum produto da loja.
Ou seja: só vantagens!
Contrate profissionais de recreação experientes em lidar com crianças.
Atividades como jogos, desenhos e pinturas costumam fazer sucesso.
6. Organize encontros com personalidades
Chame alguém famoso para distribuir autógrafos e interagir com as crianças na loja.
Há youtubers, blogueiros, artistas e esportistas dispostos a fazer esse trabalho por um cachê, os famosos “influenciadores”.
Pense em alguém envolvido em alguma atividade relacionada com seu público-alvo.
Por exemplo, uma loja de esportes pode chamar um atleta ou ex-atleta.
7. Incentive a doação de brinquedos para instituições
Você pode colocar algum brinquedo simples à venda para ser destinado a uma instituição de assistência a crianças em vulnerabilidade.
Faça convênios com alguma instituição séria e encaminhe a ela os presentes comprados com essa finalidade.
Essa promoção pode ser útil porque muitas pessoas estão dispostas a ajudar ações de solidariedade, mas muitas vezes não encontram tempo entre seus afazeres para isso.
Bônus: ideias de promoção para loja infantil
Se você tem uma loja voltada ao público infantil, não há limites para a criatividade na hora de bolar uma promoção para o Dia das Crianças.
Veja algumas ideias específicas para o seu nicho:
- Aluguel de brinquedos: na semana antes do dia 12, você pode atrair os pequenos alugando brinquedos como cama elástica e piscina de bolinhas, desde que tenha alguém habilitado e especializado em recreação acompanhando a brincadeira;
- Dia da fantasia: também na semana do Dia das Crianças, ofereça vantagens em compras para pais que levarem seus filhos fantasiados e crie um concurso da melhor fantasia com um prêmio atrativo;
- Mural criativo: convide as crianças a desenharem e escreverem em um mural e deixe as figuras expostas até o fim do ano, para que várias crianças voltem com outras pessoas para mostrarem suas artes;
- Fotos antigas: ofereça um desconto para quem enviar fotos dos filhos ou de si mesmo quando criança e publique em suas redes sociais – com a devida autorização, é claro. Não esqueça de usar uma hashtag especial associando sua marca à ação.
Conheça as leis da publicidade infantil
Quando falamos em promoção para o Dia das Crianças, é preciso lembrar dos cuidados referentes à publicidade infantil.
Por isso, antes de definir qualquer tipo de divulgação, é recomendável dar uma lida na cartilha da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abap).
Ali, você encontra todas as orientações necessárias para fazer sua publicidade sem contrariar a legislação.
As regras incluem não usar verbos no tempo imperativo, evitar conteúdos que desencorajem as relações harmoniosas entre as crianças e seus familiares ou que comprometam a saúde e a educação, incluindo o cuidado com preconceitos de cunho racial, religioso e/ou social.
Também é preciso contribuir para uma relação saudável da criança com os animais, o meio-ambiente e as pessoas, evitando ideias de competitividade e egoísmo.
A cartilha mostra todas as regras com alguns exemplos.
E para não perder nenhuma venda do Dias Crianças, você pode contar com as soluções da Cielo e oferecer todas as formas de pagamento com segurança e agilidade.
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