Você está em:

Produtos e Serviços

Checkout de pagamento: como otimizar para reduzir o abandono do carrinho?

Veja como otimizar o checkout de pagamento para reduzir o abandono de carrinho, aumentar conversões e melhorar a experiência de compra dos seus clientes.
Publicado por Equipe Cielo

Pessoa fazendo checkout de pagamento usando laptop e smartphone com ícones de carrinho.

O checkout de pagamento é a etapa final da jornada de compra online e o momento da verdade para qualquer e-commerce.

Afinal, o cliente pode amar o produto, mas se o processo de finalização for complicado, as chances de abandono aumentam consideravelmente.

Isso porque a facilidade é a palavra de ordem para quem compra pela internet. Já para quem vende, é imprescindível oferecer comodidade em todas as etapas da jornada.

Sendo assim, a melhor forma de evitar a perda de vendas online é investindo em um checkout simplificado, seguro e rápido. Mas como fazer isso?

Neste artigo, vamos mostrar como otimizar o checkout de pagamento para aumentar as conversões e melhorar a experiência do usuário.

Acompanhe a leitura!

O que é e como funciona o checkout de pagamento?

O checkout de pagamento é a etapa final do processo de compra online, em que os consumidores confirmam os pedidos e realizam o pagamento. O termo pode ser traduzido como “finalização da compra” ou “etapa de pagamento”. 

Nesse momento, os clientes revisam os produtos selecionados, inserem dados pessoais (como nome, CPF, e endereço), escolhem o método de entrega e a forma de pagamento.

Cabe ressaltar, que existem dois tipos principais de checkout: checkout padrão e checkout transparente

No checkout padrão, o cliente é redirecionado para uma página externa do provedor de pagamento.

Já no checkout transparente, o pagamento é feito diretamente no site da loja, sem redirecionamento, o que garante uma experiência mais fluida e integrada.

Seja qual for o caso, um checkout bem configurado deve ser simples, rápido e seguro para aumentar as chances de conversão e evitar o abandono do carrinho.

Leia também: Entenda como fidelizar clientes com uma experiência de compra rápida

Qual a importância do checkout de pagamento para as vendas online?

O checkout de pagamento é essencial para o sucesso das vendas online, já que é a etapa em que o cliente decide finalizar a compra.

Nesse ponto da jornada, é importante garantir que a experiência dos consumidores seja o mais simples, intuitiva e fluida possível.

Ou seja, é um momento para eliminar qualquer possível problema que possa interferir na decisão de finalização de compra.

Segundo um estudo da Opinion Box, divulgado pelo portal E-commerce Brasil, oito em cada dez pessoas desistem da compra na etapa de checkout.

Entre os principais motivos para isso estão: a falta de confiança na segurança do site, poucas opções de pagamento, exigência de cadastro e lentidão no carregamento da página.

Sendo assim, um processo eficiente, com várias formas de pagamento e uma navegação fluida, ajuda a reduzir o abandono de carrinho e melhorar a satisfação dos clientes.

E o resultado disso, caro(a) leitor(a), é o aumento das chances de finalização da compra.

Leia também: Saiba como vender mais oferecendo diversas formas de pagamento

Como implementar o checkout de pagamento?

Se você está começando um negócio online e ainda não sabe por onde começar a implementar o checkout de pagamento, não se preocupe! É mais simples do que parece.

Veja abaixo as dicas de como fazer isso!

  1. Escolha a plataforma de pagamento: opte por uma solução segura e que ofereça diversas opções de pagamento, como Pix, cartões de crédito, débito, boleto, carteiras digitais, entre outros.
  2. Integre o checkout ao site ou aplicativo: garanta que a experiência de compra seja fluida e rápida, sem redirecionamentos excessivos.
  3. Teste e monitore o checkout: realize testes frequentes para identificar possíveis problemas e otimize continuamente o processo.

E por falar em otimização… 

Como otimizar o checkout para aumentar sua taxa de conversão?

Talvez mais importante do que implementar o checkout é otimizá-lo. Afinal de contas, a tecnologia está sempre evoluindo e novas soluções para melhorar a experiência de compra online surgem a todo momento.

E para o lojista ou empreendedor digital que não quer ficar para trás, é essencial implementar as melhores práticas de otimização. É disso que vamos falar nos tópicos a seguir. 

Confira as dicas mais importantes e atualizadas para otimizar o checkout e aumentar a conversão no e-commerce!

Garanta uma boa experiência do usuário

Um checkout intuitivo é fundamental para reduzir o abandono de carrinho. Veja como melhorar:

  • Formulários simples: diminua o número de campos a serem preenchidos e utilize preenchimento automático sempre que possível.
  • Transparência no processo: mostre claramente o valor total da compra, incluindo impostos e taxas adicionais.
  • Passos claros: organize o checkout em até três etapas: preenchimento de informações, revisão do pedido e confirmação do pagamento.

Ofereça opções de pagamento flexíveis e diversificados

Atender diferentes perfis de consumidores amplia as chances de conversão. Considere oferecer:

  • Parcelamento: permita que o cliente divida o valor em várias parcelas, o que inclusive ajuda a aumentar o ticket médio.
  • Pagamentos instantâneos: disponibilize métodos rápidos e populares, como Pix e carteiras digitais, para facilitar a compra.

Leia também: 

Cuide da segurança do checkout de pagamento

Assim como é para você, a segurança também é uma preocupação central para os consumidores.

Afinal, ao inserir dados pessoais e financeiros, os clientes dão um voto de confiança que suas informações serão protegidas

Por isso, é fundamental usar um certificado SSL, que garante que esses dados estejam criptografados.

Além das medidas de segurança propriamente ditas, também exiba selos de segurança na página de checkout.

Essa é uma forma de transmitir confiança e tranquilidade aos consumidores para então prosseguir com a aguardada conclusão da compra.

Otimize o checkout para dispositivos móveis

Com o aumento das compras via celular, otimizar a etapa de pagamento para dispositivos móveis é fundamental. 

Aliás, uma pesquisa de 2024 aponta que 91% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra pela internet nos últimos 12 meses. Esse número representa um crescimento de 5 pontos percentuais em comparação com um estudo em 2019.

Por isso, certifique-se de que o layout (formato de página) seja responsivo e se adapte bem a telas menores. 

Também busque facilitar ao máximo o preenchimento dos campos, sempre ajustando-os para que sejam facilmente acessíveis em telas touch screen (sensíveis ao toque). 

Facilite a correção de erros

Quando o cliente comete um erro durante o preenchimento, como um campo vazio ou número de cartão incorreto, é importante exibir mensagens de erro claras e visíveis

Além disso, o uso de autocorreção e preenchimento automático para dados como endereço ajuda a economizar tempo e reduzir a frustração. 

Considerar todos esses detalhes ajuda a criar uma experiência mais fluida e a evitar o abandono da compra. Ou seja: tudo o que o lojista online mais quer!

Adicione prova social e garantias no checkout

Para fechar, incluir avaliações de clientes ou pequenos testemunhos sobre os produtos na etapa final é outra medida que ajuda a aumentar a confiança dos consumidores e a incentivar a finalização da compra

Além disso, apresentar uma mensagem sobre a política de devolução e garantias ajuda a transmitir segurança, o que faz com que o cliente se sinta mais confortável para concluir a transação.

Conte com o Cielo Checkout para simplificar o seu processo!

O Cielo Checkout é a solução ideal para quem busca um checkout completo e seguro para seu e-commerce.

Imagine só ter uma página de pagamento pronta, fácil de integrar ao seu site ou aplicativo, que aceite todas as formas de pagamento mais populares do mercado e ainda ofereça um ambiente seguro para seus clientes!

Com o Cielo Checkout, você não precisa se preocupar com a complexidade da implementação de um sistema de pagamento. 

A integração é simples e você conta com o suporte da Cielo para te auxiliar em todo o processo. 

Além disso, a plataforma oferece um ambiente de pagamento seguro, seguindo as normas PCI, sempre garantindo a proteção dos dados dos seus clientes.

Aceitando Pix, cartão de crédito, débito, QR Code, boleto e carteiras digitais, o Cielo Checkout oferece a seus clientes a flexibilidade que eles buscam. 

E para você, lojista, a gestão das vendas é facilitada através do Minha Conta Cielo ou do App Cielo Gestão, onde você pode acompanhar todas as suas transações detalhadamente.

Simplifique a experiência de compra dos seus clientes e aumente suas vendas com o Cielo Checkout! Acesse nosso site e saiba mais!

Conclusão

Como você viu até aqui, um checkout otimizado é essencial para reduzir o abandono de carrinho e aumentar suas vendas.

Implementar práticas como simplificação do processo, diversidade de métodos de pagamento e garantia de segurança ajuda a melhorar a experiência dos clientes e a elevar potenciais conversões. 

Quer saber mais dicas para impulsionar seu e-commerce? Acesse o nosso blog e fique por dentro das melhores práticas para vender mais!

Matérias mais recentes

Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288

Sair da versão mobile