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Dicas e Histórias de Sucesso

Entenda como fidelizar clientes com uma experiência de compra rápida

Veja 6 dicas práticas para criar um relacionamento duradouro com seus consumidores e impulsionar seu negócio.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedora praticando ações para fidelizar clientes

Você sabia que conquistar novos clientes pode custar entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes? É isso o que afirma Philip Kotler, o “pai do marketing moderno”. Pensando nisso, saber como fidelizar clientes é essencial para qualquer negócio.

Afinal, o processo de fidelização consiste em garantir que, após uma experiência de compra positiva, o consumidor coloque sua empresa na lista de preferidas e volte a fazer negócios com ela sempre que possível.

De acordo com a Harvard Business Review (Revista de Administração de Empresas de Harvard), clientes fidelizados podem representar aumentos de até 95% no faturamento das empresas. 

Mas como fazer isso na prática, considerando o que o consumidor moderno espera? Quais estratégias você pode implementar no seu negócio de forma simples e eficiente? É disso que trataremos neste artigo.

O que é fidelizar clientes e por que é importante investir nisso?

Fidelizar clientes significa criar um relacionamento duradouro e de confiança com seus consumidores. É fazer com que eles escolham sua empresa repetidamente e ainda a indiquem para outras pessoas.

Em outras palavras, ao invés de buscar novas opções na concorrência, os clientes fiéis preferem continuar fazendo negócios com você. O que tudo isso significa? Recorrência nas vendas e redução de custos na aquisição de novos clientes. 

Como diz o ditado, para um bom entendedor uma palavra basta. Mas se resta qualquer dúvida, saiba que investir em fidelização é essencial para o sucesso do seu negócio.

Segundo uma pesquisa da Bain & Company, aumentar a retenção de clientes em apenas 5% pode elevar os lucros em até 25%. E não é “” isso: clientes fidelizados tendem a gastar 67% mais do que aqueles que ainda não se tornaram leais a uma marca.

Portanto, um cliente satisfeito e fiel é um parceiro do seu negócio. Ele não apenas compra mais, mas te ajuda a conquistar novos clientes por meio de indicações orgânicas, isto é, quando você não precisa gastar para isso.

Como fidelizar clientes de forma estratégica e inovadora? Confira 6 dicas práticas!

Hoje, ter um bom atendimento e um excelente produto ou serviço são obrigações básicas para qualquer empresa. É o feijão com arroz. Mas o que realmente diferencia uma empresa é a “mistura“, isto é, as práticas que encantam o cliente.

Por isso, nos tópicos a seguir, você encontra dicas inovadoras que ajudam empresas a se destacar em um mercado em que o perfil do consumidor se torna cada vez mais crítico e exigente. 

Mas não se assuste: não é nada complicado. Na verdade, são estratégias práticas e funcionais que farão seus clientes se apaixonarem pela sua marca. Acompanhe!

1. Entenda as necessidades dos clientes e as tendências do mercado

As preferências dos consumidores mudam constantemente. Para acompanhar essa evolução e oferecer uma experiência cada vez mais personalizada, é fundamental entender as necessidades e desejos do seu público.

Um estudo da Salesforce aponta que 76% dos consumidores esperam que as empresas compreendam suas necessidades e expectativas.

Nesse cenário, podemos citar, por exemplo, que mais da metade dos brasileiros já preferem comprar online. Os dados são do portal E-commerce Brasil. Naturalmente, as empresas já estão se adaptando a isso. 

Portanto, não é de se estranhar que cerca de 81% dos varejistas utilizam WhatsApp e 65% usam redes sociais para concluir vendas, segundo a pesquisa Cielo de Hábitos do Varejo

Isso tudo sem falar nos que já trabalham no e-commerce, com soluções que integram e automatizam pagamentos.

Então, a pergunta que resta é: e você? Está preparado para atender essa demanda? Se a resposta é “ainda” não, saiba que podemos te ajudar: o Cielo Farol é a solução completa para que você tenha uma visão completa do seu negócio

Identifique as preferências dos seus clientes, conheça o seu mercado e tome decisões mais assertivas. Afinal, quem não conhece o seu cliente, dificilmente o fideliza.

Veja mais detalhes sobre o Cielo Farol no vídeo abaixo.

Quer saber mais sobre o Cielo Farol e como ele pode te ajudar a crescer? Acesse e confira!

2. Invista em tecnologia, IA e análise de dados

Não é novidade que a tecnologia está transformando a forma como as empresas se relacionam com seus clientes. A análise de dados, por exemplo, permite identificar padrões de comportamento e personalizar a experiência de compra. 

Um exemplo é o Clube Extra, do grupo Pão de Açúcar, que usa dados de compras para criar promoções e cupons personalizados, aumentando a fidelização.

Já a Amazon utiliza inteligência artificial (IA) para recomendar produtos com base no histórico de compras do cliente. O resultado é taxas de retenção superiores a 90%.

Mas, talvez você esteja se perguntando como fazer isso na prática, na realidade do seu negócio. Se esse é o caso, a dica aqui é investir em soluções que gerem dados para análise.

Por exemplo, a Cielo LIO On é a maquininha de cartão completa da Cielo, que tem integração com mais de 50 apps e ainda permite a automação com seus próprios sistemas.

Dessa forma, você consegue acompanhar processos – como controle de estoque e fechamento de caixa – de forma automatizada, ágil e com base em dados! 

Saiba mais: Veja qual a melhor maquininha de cartão para o seu tipo de negócio

3. Monitore as menções da marca e os feedbacks dos clientes

O segredo para entender a percepção da empresa no mercado e ajustar as estratégias é monitorar as menções da marca e analisar os feedbacks dos clientes. 

Uma forma de fazer isso é ficar de olho no que acontece nas redes sociais do negócio. Também ofereça abertura para ouvir os comentários dos clientes sobre a experiência com a sua marca.

Outra medida é contar com ferramentas de inteligência artificial, que ajudam a identificar tendências de opinião e a reputação da marca em tempo real

A Unilever, por exemplo, utiliza IA para monitorar menções de suas marcas nas redes sociais e analisar os sentimentos dos consumidores. 

Dessa forma, a empresa ajusta suas campanhas de marketing e o relacionamento com o público, ajustando produtos e serviços conforme as necessidades identificadas. 

4. Crie programas de fidelidade atrativos

Um estudo da Bond Brand Loyalty revelou que 77% dos consumidores afirmam que programas de fidelidade os fazem continuar comprando de marcas específicas. 

Mas aqui, estamos falando de programas que vão além de descontos. Podemos incluir programas de recompensas personalizados e experiências exclusivas. Ou seja, que agregam ainda mais valor ao consumidor.

Um exemplo de sucesso é o programa Starbucks Rewards (Recompensas Starbucks), que oferece vantagens como bebidas grátis e promoções especiais. E você, já pensou em fazer algo do tipo?

Saiba mais: 

5. Ofereça atendimento personalizado, multicanal e humanizado

Atender bem o cliente em diferentes canais é fundamental para fidelização. Hoje, os consumidores esperam um atendimento rápido, eficiente e personalizado, independente do canal escolhido. 

Para se ter uma ideia, enquanto os millennials e geração Z preferem interações online, os baby boomers ainda optam por canais tradicionais. 

Portanto, é indispensável oferecer um atendimento omnichannel (multicanal), que possibilita ao cliente escolher onde e como deseja ser atendido.

Para isso, é preciso analisar o perfil do consumidor, sua linguagem e canais preferidos. Dessa forma é possível desenvolver estratégias específicas e eficientes para o contexto do seu negócio.

Outro detalhe importante é aplicar o conceito de multicanal nos pagamentos. Por exemplo, os pagamentos digitais já são comuns – e cada vez mais requisitados. Para isso, conte com as soluções da Cielo, tanto para lojas físicas quanto virtuais

6. Proporcione uma experiência de compra rápida

Um checkout lento e complicado pode fazer com que o cliente desista da compra no último momento. Em lojas virtuais, dados do portal E-commerce Brasil revelam que mais de 70% dos usuários abandonam o carrinho devido a processos complexos e lentos

O mesmo vale para lojas físicas: ninguém quer esperar demais para preencher um cadastro ou pela emissão de notas fiscais. 

Para evitar isso, invista em medidas como um layout (disposição) intuitivo no site, filas reduzidas, além de opções como click and collect (clique e retire) para facilitar a vida do seu cliente.

Vale ainda dedicar uma atenção especial ao oferecimento de opções de pagamento variadas e convenientes. O Cielo Checkout, por exemplo, oferece uma solução simples e segura para finalizar as compras online.

Já as maquininhas de cartão da Cielo são rápidas e aceitam Pix, QR Code, aproximação (NFC) e mais de 80 bandeiras! E o melhor: o recebimento é até em 1 dia útil

E se você não tem um site ou deseja agilizar ainda mais o processo de compra, vale a pena conhecer o Link de Pagamento Cielo.

Clique aqui e conheça todas as soluções Cielo que vão te ajudar a vender mais e fidelizar clientes

Conclusão

Como você viu, fidelizar clientes é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. As estratégias apresentadas neste guia demonstram que é possível criar relacionamentos duradouros e fortalecer a marca através de ações personalizadas e inovadoras

Para isso, é importante entender as necessidades dos clientes, investir em tecnologia e análise de dados. Também é importante oferecer um atendimento de qualidade e otimizar o pagamento com soluções modernas e inovadoras – como as da Cielo!

E aí, gostou das dicas? Aproveite para conferir outros conteúdos relacionados no Blog Cielo!

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