Ideias de promoção para loja de calçados que vão elevar o faturamento
Saber ter boas ideias de promoção para loja de calçados é essencial para quem pretende começar a vender.
Suas ações comerciais podem ajudar com diferentes objetivos, como chamar mais clientes, convencer as pessoas a gastarem mais ou fidelizar o seu público.
É preciso fazer um bom planejamento para escolher a melhor iniciativa conforme suas necessidades.
Por isso, vamos mostrar 7 ideias de promoções para loja de calçados e explicar como planejar para acertar nas suas ações.
7 ideias de promoção para loja de calçados
Confira a partir de agora 7 ideias de promoção para loja de calçados para melhorar seus resultados.
1. Cupons de desconto
Cupons que garantem um desconto na próxima compra são uma maneira de garantir que os consumidores vão se lembrar da sua loja nas próximas compras.
Afinal, calçados são peças essenciais e que se desgastam, o que leva os usuários a comprarem com certa frequência.
Por isso, vale a pena dar esse incentivo aos consumidores.
2. Desconto progressivo
No desconto progressivo, quanto mais cada pessoa comprar, menos ela vai gastar por item adquirido.
Basta aumentar o desconto conforme o número de pares ou o valor gasto por pessoa.
Atenção: determine um limite para não comprometer sua margem de lucro.
Veja esse exemplo.
- Compra de dois pares: 5% de desconto
- Compra de três pares: 15% de desconto
- Compra de quatro pares ou mais: 25% de desconto.
3. Pague dois e leve três
Esse tipo de promoção também pode ajudar a aumentar o valor de suas vendas.
Escolha determinados pares de sapato que estejam encalhados no seu estoque ou não tenham um valor tão alto para que os consumidores levem três pelo preço de dois.
Antes de definir quais itens serão oferecidos desta forma, confira o preço, pois esse formato pode não valer a pena para calçados mais caros e que já tenham boa saída.
4. Desconto por indicação
Se você precisa atrair mais clientes, esta é uma das mais eficientes ideias de promoção para uma loja de calçados.
Além de oferecer um desconto para quem levar novos clientes para sua loja, você também pode reduzir um pouco os preços para quem foi indicado.
5. Sorteios
Realizar sorteios é uma forma de engajar e mobilizar o público para visitar sua loja.
Você pode escolher um par de sapatos para dar ao grande vencedor e também acrescentar outros brindes e aumentar o número de ganhadores.
Não se esqueça que o sorteio precisa ser feito pelos números da Loteria Federal, conforme a Lei 5.768/71.
6. Brindes
A distribuição de brindes é uma forma de fortalecer o relacionamento com seus clientes e divulgar seu estabelecimento.
Se possível, invista na personalização incluindo a marca da loja nos mimos.
Você pode entregar brindes relacionados a calçados, como meias com sua marca, cadarços coloridos, palmilhas e protetores de calcanhar.
7. Oferta relâmpago
Promoções que duram apenas algumas horas são uma forma de acionar o gatilho mental da urgência.
Assim, você desperta nos consumidores um sentimento de necessidade de aproveitar logo as vantagens enquanto é tempo.
Você pode enviar um aviso aos consumidores pelos dados de contato cadastrados – desde que você tenha a devida autorização – e publicar em suas redes sociais.
Dicas para planejar promoção para loja de calçados
É preciso realizar um planejamento antes de decidir quais ideias de promoção para loja de calçados você vai adotar.
Veja a partir de agora os passos essenciais para isso.
Conheça os desejos do seu público-alvo
As melhores ideias de promoção para loja de calçados dependem dos desejos e das necessidades do público-alvo.
Por isso, só vale a pena começar a planejar suas iniciativas depois de traçar o perfil de seus consumidores.
Uma boa estratégia para isso é a criação de personas, ou seja, representações de personagens feitas a partir de dados reais dos seus clientes.
Crie várias personas diferentes para planejar as melhores ações para atrair cada uma delas.
Estude as boas ações dos concorrentes
Ficar por dentro do que acontece no mercado é essencial para o sucesso das suas iniciativas.
Por isso, acompanhe sempre as promoções e outras ações de publicidade dos seus concorrentes.
Assim, é possível entender o que pode dar certo ou não para o seu negócio e saber como surpreender ainda mais o público.
Estabeleça um calendário sazonal
As datas do comércio representam boas oportunidades de aumentar suas vendas.
Para não perder nenhuma, é importante já começar o ano com o calendário sazonal pronto para se programar para cada uma dessas datas.
Para uma loja de calçados, algumas datas que não podem passar são os dias dos Pais, das Mães e dos Namorados.
Além disso, você pode buscar datas mais apropriadas para o seu próprio segmento.
Por exemplo, lojas de calçados esportivos podem criar ações para o Dia do Esportista, em 19 de fevereiro.
É claro que você não pode deixar de fora o Natal e a Black Friday.
Defina um objetivo para a promoção
Na hora de planejar sua promoção, é preciso ter em mente qual é o resultado esperado.
Algumas promoções podem ser mais válidas para conquistar novos consumidores, como o desconto por indicação.
Outras são direcionadas a aumentar o ticket médio, como o desconto progressivo, em que quanto mais a pessoa gasta, mais vantajosa é a compra.
Portanto, pense nas necessidades da empresa antes de definir a ação.
Estipule um prazo para a promoção
Uma promoção sem prazo definido de duração perde o poder de convencimento.
Na ótica de muitos consumidores, não há por que se apressar em fazer a compra se não for informado o período de duração da oferta.
Por outro lado, o aviso sobre o tempo limitado pode criar um senso de urgência, incentivando o público a aproveitar logo as vantagens.
Escolha os canais de divulgação
As melhores ideias de promoções dependem de uma boa divulgação para darem um retorno positivo.
A escolha dos canais precisa ser feita pensando sempre no perfil do seu público e também nas despesas que essa divulgação vai representar.
As redes sociais são sempre importantes, mas nesse caso também é preciso analisar o perfil dos seus clientes para saber em quais plataformas eles estão.
Por exemplo, para um público mais jovem, pode valer a pena apostar no TikTok, enquanto o Instagram é mais apropriado para moda feminina e outros.
Invista na sua vitrine
A primeira impressão é a que fica.
Portanto, uma vitrine encantadora pode ser decisiva para atrair mais clientes.
Mantenha tudo limpo e bem-organizado, deixe sua marca visível e capriche na escolha dos melhores produtos para expor.
Nas datas comemorativas, faça uma decoração temática para deixar claro aos seus clientes que sua loja terá promoções.
E se você vende na internet, pense na capa do site ou loja em marketplace como uma vitrine, selecionando bem os itens em destaque.
Melhore a experiência de compra
Há várias pequenas práticas que podem melhorar a experiência dos clientes.
Para começar, garanta o melhor atendimento possível, tratando todos os consumidores com atenção, gentileza e agilidade desde o primeiro contato.
Para isso, deve ser necessário treinar suas equipes.
Depois das vendas, coloque-se à disposição para tirar dúvidas e resolver eventuais problemas.
Você pode entregar junto com as caixas de sapatos um cartão de agradecimento, seja em compras presenciais ou pela internet.
Quem trabalha com dropshipping pode enviar um e-mail ou mesmo uma correspondência separada aos clientes, já que nesse modelo as encomendas chegam direto do fornecedor.
São pequenas ações que, juntas, podem fazer a diferença na sua relação com os consumidores.
Avalie o resultado das promoções e crie novas metas realistas para as ações futuras
Com as dicas que demos ao longo deste texto, você já pode começar a planejar suas ideias de promoção para lojas de calçados.
É importante acompanhar os resultados de cada iniciativa.
Assim, você vai ter uma boa noção de quais ações dão mais certo com seu público.
Além disso, as informações que você adquirir a cada nova campanha poderão servir como base para definir suas metas nas próximas ações a serem realizadas.
Defina metas realistas para manter suas equipes motivadas a seguirem buscando um crescimento a cada iniciativa.
Com as soluções da Cielo, você pode consultar suas vendas em até três segundos após a transação no aplicativo do seu celular ou no computador.
Assim, o acompanhamento dos seus resultados é bem mais fácil.
Veja como a Central de Atendimento Digital da Cielo pode ajudar seu negócio!