Saiba como calcular a margem de lucro de um produto
Como calcular minha margem de lucro? Você, empreendedor, provavelmente já se deparou com esse dilema. Um dos erros mais comuns na administração de empresas de pequeno porte está em desconsiderar custos variáveis e fixos na hora de precificar os produtos e calcular o lucro sobre cada produto vendido. O custo de um bem ou serviço e seu preço de venda não representam a quantia que deve ser efetivamente cobrada.
Pode parecer complexo, mas nós vamos ajudar você a entender:
Toda empresa tem custos fixos mensais (aluguel, telefone, água, luz, parcela da máquina de cartão e pagamento de funcionários) e custos variáveis (impostos, ações promocionais, despesas com embalagens, entregas fora do padrão). Ambos devem ser levados em consideração no momento de calcular o preço do produto. O lucro é o retorno positivo de um investimento no negócio – o que garante o fluxo de caixa.
Em resumo: a partir da venda de qualquer produto, você tem que tirar os custos ligados à empresa, sejam fixos ou variáveis, de modo a obter determinado lucro. Para compreender como é feito o cálculo e descobrir o valor que você pode embutir em seus produtos, é preciso entender que o custo de operação é o valor que cobre os custos variável e fixo.
Sabendo o custo operacional, você entende quanto precisa ter de dinheiro a mais no caixa para cobrir esses custos e não ter prejuízos. A realidade de cada negócio pode se mostrar diferente, mas, se você está começando a empreender, temos uma fórmula que pode ajudar. Basta somar o custo da matéria-prima dos produtos ao custo operacional. Ao resultado adicione 50% desse número, que é o seu lucro
Confira na prática como calcular a margem de lucro de um produto
EM UMA PIZZARIA
Matéria-prima da pizza por R$ 8,00 + custo de operação R$ 5,50 = 13,50
+ 50% de lucro (R$ 6,75):
Preço final: R$ 20,25
EM UMA BONBONNIÈRE
Saco das balas de goma R$ 1,00 + custo de operação R$ 1,20 = R$ 2,20
+ 50% de lucro (R$ 1,10):
Preço final: R$ 3,30
Mas pense estrategicamente: há momentos em que será preciso diminuir o seu lucro em um produto e ganhar em outro. Você pode, por exemplo, negociar melhores preços com fornecedores tentando manter sua margem de lucro. Fique de olho para manter os bons preços e a competitividade diante dos concorrentes.