Uma vitrine bem montada tem potencial de fazer com que clientes entrem e façam compras em seu estabelecimento
Você certamente já passou por uma loja e, ao se deparar a decoração de vitrine, parou e começou a analisar os produtos que estavam nela. Essa estratégia para expor itens é muito utilizada e tem uma eficiência muito grande para atrair cliente para dentro de um estabelecimento. Vamos aprender como fazer?
Antes de tudo, vale destacar que toda vitrine que gera resultados tem três pilares:
- Estrutura
- Exposição de produto
- Comunicação
Vamos conhecê-los?
Vitrine de loja: monte uma perfeita
Vitrine, como já sabemos, é mais uma forma de chamar atenção do consumidor e atraí-lo para dentro do estabelecimento. É como se fosse o cartão de visitas e a primeira impressão que o cliente terá da loja. Portanto, devemos investir esforço nesse trabalho para termos resultados positivos.
Agora, vamos falar sobre elementos que compõem uma boa vitrine.
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Estrutura
O primeiro passo para montar uma vitrine de sucesso é analisar o espaço disponível. Ou seja, identificar quais são as possibilidades que a estrutura oferece.
E você deve avaliar tudo: altura, profundidade e comprimento. Tudo isso interfere diretamente na decoração e exposição de produtos na vitrine.
E não podemos esquecer da iluminação. Ela é essencial para montar um ambiente que realmente atraia os olhares do público. Sem uma iluminação de qualidade o resultado final será prejudicado.
Além disso, dependendo dos produtos que você trabalha, usar manequins é essencial. Eles valorizam ainda mais os itens.
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Exposição de produto
A forma como você expõe os produtos têm um papel fundamental na experiência do cliente. Isso envolve a forma como você coloca o item em um manequim ou em elementos de apoio, como móveis.
Seja criativo. Não se limite aos manequins e móveis para deixar a vitrine mais atrativa. O uso de tecidos para expor acessórios de moda, por exemplo, é uma forma de deixar o produto ainda mais em evidência.
O que evitar?
Evite o excesso de informação. Isso afasta o consumidor. Tente encontrar o equilíbrio para não faltar ou ter muita informação.
Se você trabalha com roupas, por exemplo, não exponha uma peça solta. As pessoas procuram por um visual completo. Ou seja, se pretende vender uma saia, que tal colocá-la em uma manequim com uma camisa? Procure sempre criar um look completo. Além de ser mais atrativo para o cliente, você pode vender mais de uma peça por causa dessa combinação que criou.
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Comunicação
Todo elemento inserido em uma vitrine deve comunicar algo ao consumidor. E não estamos falando apenas de preço. Sim, ele é um dos elementos obrigatórios, mas não o único.
Em uma loja de roupas, as pessoas devem olhar para a vitrine e conseguir identificar a história que você quer contar.
É um lançamento da coleção de inverno? Coleção de verão? É um período de promoção? Essas informações devem ser passadas instantaneamente para a pessoa que se aproxima da vitrine.
Foco na organização e limpeza
Se você seguir todas as dicas anteriores, mas deixar a limpeza e a organização de lado, tudo vai por água abaixo. E não é isso que queremos, certo?
Por isso, evite colocar muita informação na vitrine, insira apenas o necessário para comunicar o que deseja. Caso contrário, você terá uma vitrine poluída e desorganizada, que afasta o público.
Quanto a limpeza, por mais que seja um ambiente em que poucas pessoas têm acesso, o acúmulo de pó em alguns produtos pode afetar a experiência do cliente. Portanto, defina um período para limpar a vitrine.
“Vitrine” digital no WhatsApp Business
O ambiente digital cada dia mais prova que é um aliado superimportante para as empresas faturarem mais. Em período de pandemia, ele é ainda mais essencial para que o negócio continue funcionando.
Agora, acesse o WhatsApp Business da sua empresa e vamos montar, juntos, o catálogo com os seus produtos. Confira o passo a passo:
- Acesse as configurações e selecione “Configurações da empresa”;
- Selecione a opção “Catálogo” > “Adicionar produto ou serviço”;
- Na mesma tela, toque em “Adicionar imagens” e selecione a que deseja;
- Em “Nome do produto ou serviço”, defina o que está inserindo no catálogo;
- Toque em “Preço R$” para indicar o valor do produto;
- No menu “Mais campos” você pode adicionar descrição do item, códigos de barras, link, etc.;
- Assim que preencher todos os campos, clique em “Salvar” para finalizar o processo.
Com um catálogo no WhatsApp Business, você alia o ambiente digital ao físico e consegue alcançar um público maior. Ou seja, a chance de vender mais é muito grande.
Gostou das dicas? Esperamos que você monte uma vitrine linda e que atraia mais e mais clientes.