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Dicas e Histórias de Sucesso

Como vender mais no dia dos namorados? Supere suas metas!

Descubra a origem da comemoração, dicas para planejar ações promocionais, sugestões de produtos que vendem bem nessa data, além de parcerias com outros empreendedores.
Publicado por Equipe Cielo

Mulher abraça homem sentado em sofá enquanto ele abre um presente comprado no Dia dos Namorados.

Junho é o mês do amor e quem quer aproveitar a data para conquistar novos clientes precisa se preparar com antecedência. Para isso, é muito comum se perguntar: como vender mais no Dia dos Namorados?

Embora a resposta dependa do segmento em que você atua, a verdade é que a data é uma excelente oportunidade para promover os mais diversos tipos de produtos e serviços. Dessa forma, é possível garantir um bom impulso na sua receita.

Para você que já está planejando a sua estratégia comercial para o Dia dos Namorados, preparamos um conteúdo para ajudar na definição do portfólio da sua loja para a ocasião.

Além disso, falaremos também sobre a origem dessa data!

Por que o Dia dos Namorados é comemorado em junho no Brasil e em fevereiro nos outros países?

Já que vamos falar sobre como vender mais no Dia dos Namorados, antes de mais nada, é bom esclarecer: por que essa data é comemorada em junho pelos brasileiros, enquanto em outros países, ela é celebrada no dia 14 de fevereiro?

A resposta está no que motivou a criação desta data comemorativa.

Na Europa e nos Estados Unidos da América, o dia foi escolhido por estar relacionado a São Valentim. Este religioso ficou famoso por celebrar casamentos de forma clandestina durante o Império Romano, após proibição do Imperador Cláudio II (que acreditava que homens solteiros tinham melhor desempenho como soldados).

Por essa razão, Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, se apaixonou pela filha de um dos carcereiros. Sua pena foi executada em 14 de fevereiro de 269 d.C, mas antes de morrer, ele enviou uma carta romântica à sua amada. Muitos anos depois, a Igreja escolheu a data para marcar a canonização de Valentim e incentivar os casais a celebrar o matrimônio.

Aqui no Brasil, o Dia dos Namorados é celebrado desde 1948 e a escolha do dia 12 de junho foi motivada única e exclusivamente com fins comerciais.

A criação desta data comemorativa tinha como principal objetivo melhorar o resultado comercial de junho, mês onde o desempenho das vendas não era dos melhores. Já 12 foi escolhido por ser véspera do Dia de Santo Antônio, celebrado em todo país como “santo casamenteiro”.

Ano após ano, o evento emplacou e, atualmente, é uma das melhores datas comemorativas para o varejo brasileiro.

Em 2023, por exemplo, o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA) apurou que o setor registrou um crescimento de 0,3% na semana do Dia dos Namorados (6 a 12 de junho), em comparação ao mesmo período do ano anterior, 2022.

O aumento de vendas no e-commerce, por exemplo, chegou a 6,2%.

Planejamento é tudo

Ao aprender sobre como vender mais no Dia dos Namorados, é essencial que você faça um bom planejamento. Neste sentido, é importante:

  • estudar os dados de anos anteriores e ver qual perfil de vendas do seu negócio na data;
  • dimensionar adequadamente a compra de produtos, garantindo um bom giro de estoque;
  • negociar com fornecedores, preparando-se adequadamente para atender ao aumento da demanda no período;
  • organizar as ações de marketing Dia dos Namorados e sair na frente da concorrência. Isso inclui deixar seu site e/ou loja física ambientados para a ocasião e programar a publicação das ofertas em suas redes sociais;
  • preparar seu negócio para dias e horários de pico de vendas. Se você tem e-commerce, pense em formas de garantir que a entrega do presente seja feita, sem falta, até o Dia dos Namorados;
  • avaliar os investimentos necessários e estabelecer as metas que quer alcançar com as vendas.

Como vender mais no Dia dos Namorados?

Além dos pontos que já apresentamos acima, você deve levar em conta algumas características dos produtos na hora de definir o que vender no Dia dos Namorados.

Os presentes com melhor potencial de vendas nesta data são aqueles para uso pessoal do(a) parceiro(a) ou para serem desfrutados a dois. Isso pode ajudar no direcionamento das ofertas que você vai criar, de acordo com o setor em que atua.

E dá para usar a criatividade, ainda que, aparentemente, não tenha produtos “românticos”. Por exemplo: se você tem uma loja de ferragens, sua comunicação pode destacar produtos relacionados a hobbies pessoais ou trabalhos manuais como boas opções de presentes.

Se você tem um salão de beleza, pode fazer ações de marketing no Dia dos Namorados oferecendo pacotes de serviços para os casais ficarem com o visual em dia para aproveitar a comemoração.

E também é possível estabelecer parcerias com estabelecimentos, dando descontos em serviços e produtos que complementam o que você oferece (falaremos sobre isso adiante).

Quer mais uma ideia de como vender mais no Dia dos Namorados? Outra boa oportunidade de faturar mais na data romântica é investir na customização de produtos e embalagens de presente. Afinal, quem não gosta de receber algo especial e personalizado? A personalização pode incluir textos, cartões, fotos ou embalagens criativas.

De quebra, você ainda pode incentivar seus clientes a postarem fotos do presente nas redes sociais usando uma hashtag da sua loja para ganhar desconto em uma próxima compra ou participar de algum sorteio de brindes.

Dessa forma, esses serviços adicionais não só podem aumentar o valor gasto pelos seus clientes como ainda gerar engajamento e expandir a visibilidade do seu negócio nas mídias sociais, ampliando o alcance com o público.

Viu a importância de se preparar com antecedência para vender mais no Dia dos Namorados? Aliás, planejamento deve ser uma palavra-chave para quem não quer perder vendas em datas assim…

E por falar em redes sociais você já segue nosso Instagram?

Produtos mais vendidos no Dia dos Namorados

Uma das coisas mais fundamentais para você que quer saber como vender mais no Dia dos Namorados é avaliar bem o perfil dos seus clientes, os produtos e serviços que oferece e usar a criatividade para definir suas ações.

Fique de olho nos concorrentes, mas tente se diferenciar deles, oferecendo algo que torne sua oferta realmente única. Isso aumenta suas chances de ter sucesso.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) traz os produtos mais vendidos no Dia dos Namorados.

São eles: roupas (38%); perfumes, cosméticos e maquiagens (24%); lingeries e peças íntimas (22%) e calçados (17%).

Entre as formas de pagamento, ainda segundo a pesquisa, a maioria pretende pagar à vista, sendo grande parte no Pix, seguido de cartão de débito (17%). A projeção é que a data movimente mais de R$ 23 bilhões entre os setores de varejo e serviço.

Além disso, você pode consultar a lista de itens mais vendidos em sites de grandes varejistas do e-commerce para pegar dicas sobre tendências e saber o que está em alta no momento!

O importante é ter em mente que o Dia dos Namorados traz uma ótima chance para aumentar as vendas de meio do ano em qualquer segmento.

Seja qual for o tamanho da sua empresa ou o setor que atua, você pode impulsionar seu negócio e realizar algumas ações estratégicas. Veja algumas ideias para vender no Dia dos Namorados abaixo.

Cestas de produtos

As cestas são uma ótima maneira de incentivar que seus clientes comprem uma quantidade maior do que pretendiam inicialmente. Trata-se de uma boa ação para elevar o ticket médio.

Então, uma forma eficiente de como vender mais no Dia dos Namorados é oferecer descontos para a compra conjunta de itens que possam ser direta ou indiretamente relacionados à data. Opte por esta opção em itens que sirvam para presentear alguém, aproveitar a dois ou para deixar seus consumidores preparados para o clima de romance.

Parcerias com outros empreendedores

Fazer parcerias com empreendedores que possam oferecer produtos ou serviços que complementam o seu catálogo é sempre uma excelente alternativa para agradar seus clientes.

Assim, se você vende capinhas de celular, pode buscar parceria com algum lojista que trabalhe com aparelhos. Tem uma loja de vinhos? Faça parceria com aquele empreendedor que vende frios e ofereça descontos na compra de queijos e embutidos.

Use a criatividade e cative seus clientes a consumirem mais!

Brindes e cupons de desconto

Todo mundo gosta de ganhar algo. Por isso, os brindes e cupons de desconto fazem tanto sucesso e são considerados uma das melhores ações estratégicas e ideias para vender no Dia dos Namorados porque atrai a atenção de muitas pessoas.

Vale-presente

Muita gente curte escolher o que quer ganhar. E ainda têm aquelas pessoas que estão em início de namoro e ainda não sabem muito bem que presente escolher… Quem nunca?

Nessas horas, oferecer o vale-presente aos seus clientes é uma aposta certeira se estiver em dúvida sobre os produtos mais vendidos no Dia dos Namorados!

Dia dos Namorados: aumente seu fluxo de caixa para vender mais!

Agora que você já viu como vender mais no Dia dos Namorados, vale reforçar: para que todas essas ações saiam do papel, é preciso investir tempo e dinheiro. E a Cielo pode te ajudar com os dois!

Com o Recebimento Automático, você não precisa esperar 30 dias ou mais para receber o dinheiro das suas vendas feitas no crédito à vista ou parcelado. Desta forma, é possível:

  • receber o que é seu em até dois dias úteis;
  • não deixar o seu dinheiro parado;
  • aumentar seu fluxo de caixa para investir no seu negócio;
  • antecipar pagamentos e aumentar seu poder de negociação com os fornecedores;
  • ter sempre dinheiro na mão para uma emergência.

O serviço está disponível nas nossas máquinas de cartões e você pode habilitar o serviço pelo app Cielo Gestão, pela nossa Central de Atendimento ou pelo nosso site.

E então, preparado para faturar muito na data mais romântica do ano agora que já sabe como vender mais no Dia dos Namorados? Sucesso em suas ações!

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