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Gestão de crédito: veja estratégias para otimizá-la e vender com segurança

Descubra como estruturar a gestão de crédito em sua empresa com estratégias eficazes para otimizar processos e garantir vendas seguras e saudáveis.
Publicado por Equipe Cielo

Mãos usando uma calculadora perto de um laptop em uma mesa com papelada.

Seja na vida ou nos negócios, a máxima de que “combinado não sai caro” é mais que certeira. E quando falamos da saúde financeira das empresas, a gestão de crédito cumpre esse papel, tanto para seus clientes quanto para o próprio negócio.

Afinal, quem nunca se viu em uma situação em que um pagamento atrasado gerou uma série de problemas? Para as empresas, a inadimplência compromete o fluxo de caixa e até mesmo a continuidade das operações. 

Por outro lado, clientes insatisfeitos com as condições de pagamento podem buscar outras opções no mercado. Mas como garantir que os pagamentos sejam feitos em dia e que os clientes tenham uma experiência positiva? A resposta está em uma gestão de crédito eficiente. 

Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

O que é e como funciona a gestão de crédito?

Gestão de crédito é a maneira como as empresas lidam com a concessão de crédito aos seus clientes. 

Para tanto, o processo envolve desde a análise inicial do histórico do cliente, para verificar se ele pode pagar, até o acompanhamento dos pagamentos e a tomada de medidas em caso de atrasos

Para simplificar, é a arte de “equilibrar os pratos” entre a necessidade de vender a prazo com a garantia de receber o dinheiro. Dessa forma, a empresa consegue analisar o risco de cada cliente não pagar e definir limites de crédito e condições de pagamento adequadas. 

Qual é a importância da gestão de crédito para as empresas?

A gestão de crédito é fundamental para qualquer empresa que deseja crescer de forma sustentável

Isso porque é uma medida que, em primeiro lugar, atende a uma demanda crescente dos consumidores.

Segundo pesquisa do SPC Brasil, 79% dos consumidores costumam parcelar compras, e 28% consideram negativa a possibilidade de não ter essa opção. Para muitos, o crédito é a única maneira de adquirir bens desejados.

Logo, uma política de crédito bem implementada não só impulsiona as vendas, mas contribui para a fidelização dos clientes, uma vez que seu negócio se mostra capaz de se adaptar às necessidades do mercado.

Por outro lado, a gestão de crédito também é uma forma de proteger seu negócio, já que estabelece critérios para a concessão de crédito. 

Segundo a mesma pesquisa do SPC Brasil, 64% dos consumidores têm parcelas pendentes. Em média, esses consumidores levam quase nove meses para quitar seus compromissos.

Já de acordo com o Mapa da Inadimplência, do Serasa, o Brasil contabiliza mais de 70 milhões de inadimplentes

Portanto, nesse cenário, com uma gestão de crédito eficiente, é possível evitar riscos para seu fluxo de caixa e garantir a saúde financeira e longevidade do negócio.

Saiba mais:

Como melhorar a gestão de crédito do seu negócio? Confira as estratégias!

Pessoa de camisa azul com braços cruzados em pé em um ambiente de escritório moderno.

E aí, quer otimizar a gestão de crédito da sua empresa e reduzir os riscos de inadimplência? Separamos algumas estratégias para te ajudar a alcançar esse objetivo. 

Confira!

Defina uma política de crédito e cobrança

Uma política de crédito bem definida é o primeiro passo para uma gestão eficiente. Essa política inclui diretrizes que definem as condições para concessão de crédito e a forma de cobrança

Ao estabelecer critérios claros e objetivos, você garante que todos os processos sejam realizados de forma padronizada e justa. 

Mas atenção: lembre-se de avaliar a liquidez da sua empresa antes de definir a política mais adequada.

Faça a validação cadastral antes da venda

A próxima estratégia é a validação cadastral, que deve ser encarada como parte do processo de gestão. Isso porque ela ajuda a garantir a segurança das suas operações e evitar fraudes

Essa etapa demanda a verificação dos dados dos clientes, como documentos, endereço e outras informações relevantes, bem como a análise de padrões de dados. 

Esse processo pode ser realizado por meio de consultas a bancos de dados e serviços de geolocalização. 

Outro detalhe importante é que todas as práticas respeitem a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Dessa forma, você garante a privacidade e segurança dos dados sensíveis dos clientes e a conformidade com a legislação. 

Invista na análise de risco de crédito

Analisar o risco de crédito de cada cliente é outra estratégia indispensável. Essa análise envolve a avaliação do histórico financeiro, pontuação de crédito e capacidade de pagamento dos clientes. 

Com essas informações, sua empresa pode tomar decisões mais informadas sobre a concessão de crédito e definir os termos do acordo. Lembre-se que investir nessa análise ajuda a reduzir o risco de inadimplência e a proteger o fluxo de caixa do negócio.

Otimize o processo de aprovação e liberação de crédito

Nada mais frustrante para um cliente do que esperar muito tempo por uma resposta. E isso também vale para solicitações de crédito para empresas, seja em lojas físicas ou, especialmente, no e-commerce

Nesse último caso, a agilidade dos processos é uma premissa fundamental. Uma pesquisa revela que a demora na aprovação de transações online incomoda 43% dos brasileiros. 

Portanto, acelerar o ritmo é fundamental para garantir uma boa experiência do cliente e estabelecer as bases para um bom relacionamento

Mas como fazer isso? Investindo em tecnologia e automatização de processos bem como na análise de dados sistematizada. 

Pessoa de camisa branca segurando um smartphone com fundo desfocado.

Faça o monitoramento e a gestão da carteira de clientes

Por fim, fazer a gestão da sua carteira de clientes é como cuidar de um jardim: precisa de atenção constante para florescer. 

Com esse acompanhamento do comportamento de pagamento de cada cliente, você consegue identificar possíveis problemas e tomar medidas preventivas. 

Afinal, assim como em um jardim, é melhor perceber com antecedência os indícios de ervas daninhas antes que elas se tornem incontroláveis e botem a perder todo o seu trabalho. Concorda?

O monitoramento envolve o envio de lembretes de pagamento e notificações sobre alterações nas condições de pagamento, sempre mantendo uma comunicação clara e transparente.

E nesse processo a Cielo pode te ajudar com o App Cielo Gestão! Com o aplicativo, que é gratuito, você consegue gerir suas vendas, acompanhar recebíveis, solicitar antecipação e muito mais. 

É como ter um assistente financeiro à sua disposição! E o melhor é que ao automatizar suas tarefas, você ganha mais tempo para se dedicar a outras atividades do seu negócio.

E quem tem um negócio sabe que tempo é dinheiro!

Dá o play no vídeo e veja como acessar o App Cielo e gerenciar o seu negócio!

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Conte com as soluções Cielo na sua gestão de crédito!

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O Recebimento Automático é um exemplo de solução que pode facilitar a sua vida. O Recebimento Automático Cielo permite que você altere a data de recebimento das suas vendas, o que te dá mais flexibilidade para gerenciar o seu fluxo de caixa. 

Ou seja, você tem acesso a mais recursos para investir no seu negócio, negociar com fornecedores, cobrir despesas inesperadas e muito mais.

Veja como receber o dinheiro das suas vendas na conta mais rápido com o Recebimento Automático Cielo!

Além dessa solução, a Cielo oferece um portfólio de serviços flexíveis que podem se adaptar às necessidades específicas do seu negócio. 

Aproveite e solicite uma proposta personalizada e veja como a Cielo pode se adequar à sua realidade empresarial!

Conclusão

Uma gestão de crédito eficiente é fundamental para a saúde financeira de qualquer negócio. 

Ao implementar as estratégias apresentadas neste artigo, você poderá reduzir o risco de inadimplência, otimizar o fluxo de caixa e impulsionar o crescimento da sua empresa.

Quer mais dicas para aperfeiçoar a gestão do seu negócio e vender mais? Acesse o Blog Cielo e fique por dentro das melhores práticas!

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