Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Dicas de negócios lucrativos em pequenas cidades

Publicado por Equipe Cielo

Confira 5 oportunidades para empreender fora dos grandes centros

 
Apesar de boa parte dos empreendedores preferirem iniciar seu próprio negócio em grandes centros, acreditando que somente lá estão as oportunidades, ainda há um espaço gigantesco e pouco explorado para empresas lucrativas em pequenas cidades.
 
No entanto, antes de decidir empreender em uma cidade pequena, faça um estudo de mercado para identificar se aquela região está preparada para receber seu produto. É importante saber identificar as oportunidades, ou seja, perceber se naquela área há uma parcela da população com necessidades que ainda ninguém conseguiu preencher. Além disso, é preciso saber que tipo de negócios deram certo ali – e aqueles que falharam. Algumas perguntas ajudam a mapear o cenário:
 

  • Quais produtos ou serviços levam as pessoas a se deslocar para a cidade mais próxima?
  • Qual serviço ou produto as pessoas reclamam não ter na cidade?
  • Quais as novidades dos grandes centros que ainda não chegaram na sua região?

 
Apesar de muita gente falar das desvantagens de se abrir um negócio em cidades pequenas, vamos apontar 3 vantagens para você empreender sem medo:
 

  • Menor investimento inicial, quando comparado com metrópoles;
  • Menos competição, o que facilita manter um grupo fiel de clientes;
  • Muitos setores ainda não explorados.

 
Se você se convenceu de que abrir um negócio em uma cidade pequena pode ser uma boa oportunidade, aqui vão cinco sugestões para inspirá-lo:
 

1) Pequenas franquias

 
Existem franquias que você consegue montar com um baixo investimento e elas seguem o mesmo padrão das franquias de cidades grandes. Verifique na sua cidade, especialmente na área de alimentação e serviços, que tipo de franquia está faltando. Uma vantagem desse negócio é que ele já vem com uma marca forte.
 

2) Nail bar

 
Entra ano e sai ano, a área de beleza e estética nunca cai de moda e dificilmente enfrenta crise. As esmalterias, que criaram um conceito de nail bar, viraram uma verdadeira febre nos grandes centros e certamente pode ser um negócio lucrativo em pequenas cidades.
 
A proposta desse conceito é unir o serviço de manicure a um bar, com ambiente sofisticado e agradável – o ideal é ter decoração atraente, esmaltes diferenciados, música ambiente e boa variedade de drinques, cafés e sucos.
 

3) Serviços e manutenção

 
Um setor que sempre está em alta é o de manutenção doméstica para pequenos serviços de pedreiro, encanador, pintor, eletricista. Ao profissionalizar um negócio desse tipo, adquirindo equipamentos especiais, adesivando o seu carro com a logomarca da empresa, ou usando uniformes, por exemplo, você fideliza o cliente e ganha espaço.
 

4) Food truck

 
O famoso caminhão de alimentação certamente já foi visto em cidades pequenas, especialmente em praças e eventos. Tente descobrir as áreas que eles ainda não atendem e diferencie o seu negócio para atrair a clientela. Esses locais costumam se tornar ponto de encontro.
 

5) Aluguel de itens para festas

 
Seja em cidade grande ou pequena, as festas de casamento,  aniversário de 1 ano ou de 15 anos nunca saem de moda. Ao contrário, são cada vez mais sofisticadas. Assim, abrir um negócio de aluguel de itens para festas (louças, taças, toalhas, vasos, talheres, mesas, cadeiras) pode ser um bom investimento. Mas atenção: os itens devem receber manutenção periodicamente.
 
Encontrar negócios lucrativos para cidades pequenas pode parecer mais difícil, no entanto, só exige mais pesquisa – para entender qual é o melhor mercado a se investir. Convencido a empreender com essas dicas? Confira aqui também como montar um negócio com R$ 5mil e quais são os passos essenciais na hora de começar o seu negócio.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288