Como montar sua própria marca de roupas? Confira alguns passos importantes
Quem aposta no mercado de vestuário não vai deixar de lucrar, afinal esse produto faz parte do nosso dia a dia. Além disso, existe uma projeção de crescimento de 3,8% em 2024, comparado a 2023.
Se você gosta desse segmento, sabe vender – ou tem alguém com esse perfil na equipe – e quer empreender, fique atento às dicas de como montar sua própria marca de roupas.
Uma coisa é fato: todo mundo precisa comprar roupas uma hora ou outra, não é mesmo? Mas o ‘mais do mesmo’ nem sempre dá certo e não basta apenas revender roupas e contar com a comissão destas operações.
É preciso inovar cada vez mais e ter uma marca só sua pode gerar mais lucros, melhorando seu faturamento. Acompanhe esse artigo e veja como transformar o sonho em realidade.
Aprenda como montar sua própria marca de roupas
Não basta apenas inovar e pronto. É necessário seguir algumas estratégias se deseja ter uma marca própria. Confira nossas dicas abaixo.
1. Crie a sua marca
Qual será seu diferencial? E seu objetivo? O que inspira você? A identidade da sua marca é que vai distingui-la das demais e trazer novos negócios.
Durante o processo de criação, responda a outras perguntas como:
- quem é o público?
- como você vai produzir as peças?
2. Defina uma lista de produtos
Ao pesquisar sobre como montar sua própria marca de roupas, é importantíssimo que você escolha quais produtos serão os carros-chefes da empresa e em quais deles irá investir antes de pensar nas demais etapas do negócio.
Dedique o tempo necessário para criar um produto que se diferencie dos concorrentes com um design incrível.
3. Escolha seu tipo de empresa
Você pode ser MEI, que é ideal para quem está começando, ou já partir para um sistema mais robusto, como são os casos do Simples Nacional, SLU, Ltda, e uma série de outras modalidades para os mais diversos perfis de empreendedores.
Uma dica importante sobre como começar uma marca de roupa é buscar a ajuda de um contador ou advogado para avaliar todas as opções jurídicas e encontrar qual é o melhor modelo de empresa para o seu projeto. O MEI tem carga tributária baixa, mas o rendimento anual não pode ser superior a R$ 81 mil.
4. Pense em como vai vender
Loja física ou online? Escolher seu ponto de venda pode até parecer simples, mas não se engane. Cada modelo tem seus prós e contras. Por isso, é importante que os seus investimentos estejam no seu planejamento financeiro e que façam parte do plano de negócios.
Se você não tem um ponto de venda e precisará alugar um, anote o valor do aluguel na planilha.
E se você pesquisar ideias para criar uma marca de roupas e pensa em abrir uma loja virtual, veja quanto vai gastar comprando um domínio para o seu site e os custos atrelados a plataforma de vendas onde funcionará o seu e-commerce.
5. Pense em como vai produzir
Você arcará com os custos de oficina ou o trabalho será terceirizado? Esse mesmo fornecedor tem profissionais que costuram peças distintas ou são especializados em camisas, por exemplo?
Dentre as dicas de como montar sua própria marca de roupas, pense também no acabamento das peças e nos compromissos com a entrega. Visite vários fornecedores, entreviste todos – veja se estão de acordo com as leis trabalhistas vigentes – e escolha o que melhor satisfaz a sua demanda.
6. Crie um plano estratégico para o lançamento
Sua marca precisa ser conhecida. Organize um plano de como será esse lançamento, como você vai impactar o público, quais serão os influenciadores de pequeno e médio porte que falam com esse público. Deixe os grandes para depois, para quando sua empresa estiver consolidada.
Selecione também quais veículos de comunicação estariam interessados em falar sobre o seu negócio. Inclua aqui estratégia que usará nas redes sociais, lembrando que você precisa converter vendas também.
Compreender os processos e saber como montar sua própria marca de roupas antes de entrar no mercado têxtil é essencial para evitar o fracasso.
Leia também o guia básico de tarefas burocráticas que todo empreendedor precisa cumprir e comece agora mesmo.
Vender roupas: no digital ou no mundo físico?
Agora que você já viu algumas dicas importantes e sabe como montar sua própria marca de roupas, pode ficar na dúvida sobre um dos itens que falamos brevemente acima.
O mercado vem mudando muito, mas o prazer de renovar o guarda-roupa sempre vai existir. O surgimento de novos canais de venda e a migração de negócios para o mundo digital abriu horizontes pouco explorados. O processo de reinvenção trouxe oportunidades para muitos empreendedores.
O segmento de moda já vinha em um processo de digitalização e isso deve ser levado em conta se quiser aprender como começar uma marca de roupa.
As vendas de roupas e acessórios, por meio das redes sociais, ganharam espaço nos últimos anos. Essa transformação criou a necessidade de inovações, tanto na divulgação, quanto no atendimento.
Dá para unir as vendas físicas e digitais
Mesmo quem opta por permanecer nos estabelecimentos físicos precisou aprender a divulgar no mundo virtual. Também foi necessário entender que as interações precisam ser acompanhadas e respondidas.
Aqui, seguindo nosso segmento, mais do que isso: é necessário oferecer um atendimento com qualidade idêntica ao da loja física ao buscar ideias para criar uma marca de roupas.
Para quem opta pelo mundo virtual, houve um processo inverso. Como oferecer confiança sem a experiência física, a famosa “prova das roupas”? Como garantir que os pagamentos serão efetuados de forma segura e os produtos entregues?
Esses são apenas alguns dos desafios no momento de decidir em qual ambiente você irá iniciar seu negócio após saber como montar sua própria marca de roupas. Existem muitos outros itens que precisam ser avaliados e trabalhados por meio de um planejamento sólido.
Queremos contribuir para que a sua jornada seja um sucesso. Por isso, trouxemos algumas diferenças entre o segmento de vestuário no mundo físico e no mundo virtual. Confira!
Experiência de compra
Quando pensamos nas diferenças entre lojas virtuais e lojas físicas, a primeira que surge é essa: o estabelecimento físico possibilita ao cliente tocar o produto, experimentar tamanhos e modelos e tirar dúvidas de forma direta. Em um site, todo o processo fica por conta de fotos, vídeos e interações por meio de chats.
O grande desafio das lojas virtuais é oferecer ao cliente uma experiência completa, por meio do desktop ou celular. Esteja disponível para tirar dúvidas, dar informações e auxiliar no processo de escolha.
Demonstre interesse pelo seu cliente, focando sempre em fidelizá-lo.
Invista em fotos e vídeos das roupas sendo usadas por algum modelo. Isso ajuda na hora de escolher o tamanho e oferece uma visão do caimento da peça. E não se preocupe: não precisa contratar alguém para vestir as roupas, você mesmo pode fazer esse papel.
Não se esqueça de fornecer todas as informações do produto nas legendas das fotos porque tão importante quanto aprender como montar sua própria marca de roupas é saber divulgá-la. Além do preço, vale informar a disponibilidade de cores, tamanho e até mesmo o material.
Mas não pare por aí: que tal compartilhar combinações, sugestões e looks? Além de tornar sua página mais convidativa, você ainda tem a chance de vender mais de um produto!
Que tal atender o Brasil todo?
Quando você escolhe entrar no mundo digital, tem uma vantagem: pode vender para as mais diversas regiões. A internet não tem fronteiras, por isso, uma boa divulgação pode gerar demandas em outras localidades.
Muitas lojas de roupas vêm ganhando força ao estender seu atendimento para todo o território brasileiro. Por outro lado, quem opta por uma estrutura física, acaba restringindo sua área de atuação.
Aqui, vale avaliar custos: o envio de produtos é mais vantajoso do que um aluguel, por exemplo?
Dá para esperar a entrega?
Pensando no uso do produto, as lojas físicas oferecem a possibilidade de consumo imediato. Por outro lado, ao comprar online, o cliente precisa esperar a entrega e, em caso de troca, passar por um novo processo.
Aqui, no caso de um público mais imediatista, as lojas físicas tendem a sair ganhando. Por outro lado, clientes que esperam comodidade acima de tudo, podem optar por aguardar a entrega. O viés do perfil do consumidor está muito presente nessa questão e você deve levar isso em conta no momento de decidir como montar sua própria marca de roupas.
Quem quer se manter no ambiente virtual, e mesmo assim atrair um público mais impaciente, precisa desenvolver boas estratégias. O cliente precisará ser convencido de que esperar vale a pena, pois vai receber um produto diferenciado.
Não esqueça do estoque
Isso é essencial para atender as demandas dos clientes. Nesse sentido, o e-commerce tem uma vantagem: mesmo quando um produto acaba, é possível deixá-lo visível para os clientes. Na loja física, o cliente não verá a peça e não terá o interesse despertado.
Nas lojas virtuais, caso o cliente se interesse por um produto indisponível, pode solicitar que seja avisado quando houver reposição. Com a gestão de estoque, embora nem todo consumidor vá efetuar a compra futuramente, uma parcela deles continuará interessado e seguirá com a aquisição.
E na hora do pagamento?
Quando falamos em pagamento, ao pensar em como montar sua própria marca de roupas , as lojas físicas e virtuais tendem a oferecer modelos bastante parecidos. A Cielo fornece inúmeras soluções, tanto nas máquinas de cartões quanto no meio digital, para você aceitar pagamentos sem se preocupar.
No caso de uma loja física, temos várias maquininhas de cartão. Escolha aquela que se encaixa melhor no seu negócio.
Já se você tem um negócio virtual, que tal usar o Link de Pagamento e aproveitar que temos, inclusive, entrega integrada?
Deu para perceber que cada modelo de negócio tem suas facilidades e desafios, não é mesmo? Crie um planejamento, estabeleça seus objetivos e escolha aquele que melhor se encaixa para alcançá-los. Ou, que tal investir em dois canais de venda?
Empreender é se superar. Acreditamos na capacidade do empreendedor brasileiro vencer todos os desafios! E então, preparado para ter sua grife depois de saber como montar sua própria marca de roupas?