Na reta final de 2023, começam os preparativos para o final do ano. Dada a base de dados de mais de 500 milhões de vendas por mês realizadas em todo o país pelas plataformas da Cielo, é possível acompanhar de perto como estão as vendas no comércio. Então nesse texto vamos falar um pouco do varejo de moda e como se planejar para vender muito mais!
Por ser uma fotografia real do desempenho do setor, não há como prever se o ritmo de crescimento das vendas de final de ano será melhor ou pior que no ano passado. Mas já dá para perceber que alguns setores vêm apresentando clara melhora em 2023.
É o caso da área de vestuário, conforme nos aponta o ICVA – Índice Cielo do Varejo Ampliado*. No primeiro trimestre deste ano, o faturamento das lojas de roupas, acessórios e artigos plus size, por exemplo, cresceu e tem uma perspectiva de faturamento de R$ 15 bilhões até 2027, de acordo com dados mais recentes da Associação Brasil Plus Size (ABPS). Para termos uma ideia, em 2011, este segmento faturou R$ 9,6 bilhões.
Análise dos dados do varejo de moda
Pode até parecer pouco os dados que vimos acima, mas é uma recuperação expressiva se for analisado o histórico recente. Mais do que isso, o crescimento já está mais alto do que a média do varejo em geral, que inclui muitos outros setores, como supermercados, postos de combustíveis, drogarias, turismo, bares e restaurantes e móveis, entre outros.
Já para os shoppings, a participação do setor de vestuário é ainda mais relevante. Enquanto no varejo em geral, incluindo lojas em todos os tipos de localidades, o departamento representa 12% do faturamento de vendas, nos centros de compras este percentual sobe para 36%.
Portanto, uma recuperação deste setor é um ótimo sinal tanto para administradores de shoppings quanto para os lojistas ali instalados. Além disso, o setor de vestuário é um dos que têm, historicamente, o maior salto de vendas no final do ano, fortemente influenciadas pelo Natal.
Aproximadamente 14% das vendas anuais deste setor são feitas no mês de dezembro. Assim, é importante estar preparado para receber este pico de demanda.
Ainda que não seja possível prever como serão as vendas neste final de ano, o cenário é de melhora – especialmente para um setor tão relevante como o de vestuário. Para quem é do ramo, fica a mensagem: é importante se preparar para aproveitar essa onda e garantir um bom fechamento de ano.
Como funciona o Índice Cielo do Varejo Ampliado?
O ICVA acompanha, mensalmente, a evolução do varejo brasileiro de acordo com a sua receita de vendas, com base em um grupo de mais de 20 setores mapeados pela Cielo, de pequenos lojistas a grandes negócios. O peso de cada setor dentro do resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com base nas vendas realizadas nos mais de 1,6 milhão de credenciados à companhia.
O índice não representa de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Agora que já conhece os dados do setor, vamos dar boas dicas nesse artigo para que suas vendas de final de ano sejam ainda maiores e seu faturamento só aumente. Confira esse artigo até o final e fique atento ao planejamento!
Como aumentar as vendas de uma loja de roupas?
Mesmo com a alta nas operações do varejo de moda, há algumas dúvidas sobre como aumentar as vendas de fim de ano. É isso que falaremos nos itens abaixo.
1. Fique atento ao estoque
Uma das primeiras coisas que você precisa ficar de olho para melhorar as vendas de final de ano, principalmente, se for do setor de varejo de moda, é no estoque das suas mercadorias. Não adianta fazer um esforço para alavancar a demanda se não conseguir atender todos os consumidores, não é mesmo?
Por este motivo, faça um levantamento de todos os itens que poderão ficar à disposição dos seus clientes. Caso seja possível, analise como foram os pedidos do ano anterior. Desta forma, a preparação pode acontecer de uma forma mais estratégica.
2. Realize um treinamento com a equipe
Como o final de ano é uma oportunidade de aumentar o seu lucro no varejo de moda, perder um negócio não está nos planos, concorda? Por isso, outra maneira de saber como aumentar as vendas de uma loja de roupas é treinar a sua equipe para um atendimento.
No caso de e-commerce, o ideal é deixar uma pessoa focada neste atendimento, além de oferecer diversas formas para que o consumidor consiga entrar em contato como: chat, WhatsApp, telefone, dentre outros.
Assim, com a sua agilidade, a possibilidade de conversão aumenta. Se, nos anos anteriores, a demanda aumentou muito neste período, contrate funcionários temporários para que todos fiquem felizes, tanto os clientes quanto os colaboradores.
3. Faça uma seção especial para presentes
Quer uma dica de como aumentar as vendas de fim de ano? Facilite a vida do consumidor. Quanto mais fácil você deixar as informações para os clientes que acessam seus canais, mais rápido vão concluir os pedidos. Que tal criar uma seção com sugestões de presentes?
A correria das compras do final de ano deixa as pessoas com o tempo apertado. Por isso, quanto mais deixarmos as coisas “mastigadas”, maior é a probabilidade de melhorar a conversão.
Elabore kits com peças para diversos gostos e tipos de presentes. Por exemplo, para mãe, pai, amigo secreto, dentre outros.
4. Aplique descontos especiais em produtos
Quem não gosta de comprar um item do varejo de moda na promoção, não é mesmo? Por isso, uma das formas de preparar a sua loja para o fim de ano é oferecer descontos especiais.
Se você não consegue fazer isso nas peças que são de lançamento de coleção, aplique valores diferenciados nos itens que estão parados no seu estoque.
5. Ofereça opções de pagamento variadas
Sim, não é porque no final de ano as pessoas tendem a gastar mais que elas terão sempre dinheiro à vista, não é mesmo? Então sua loja deve oferecer opções para pagamentos em cartão de débito e crédito, vendas parceladas e tudo que puder facilitar.
Para uma loja virtual, você pode contar com opções para pagamento em e-commerce que a Cielo tem a oferecer, como pagamento por link e muito mais.
Lembre-se: quanto mais facilitar o pagamento, menores as chances de alguém deixar o produto no carrinho de compras.
Conseguiu entender como melhorar as vendas de fim de ano no varejo de moda? Preparado para ir se planejando desde já? Se precisar, entre em contato com a Cielo e tenha acesso as melhores maquininhas de cartão!