Como lidar com conflitos no trabalho e o que fazer para evitá-los?
Saber como lidar com conflitos no trabalho é um grande desafio para quem gerencia e supervisiona um setor.
Porém, não há como fugir dessa tarefa.
Afinal, qualquer tipo de choque entre membros de um time pode tumultuar o ambiente e interferir nos resultados do negócio.
Mesmo em equipes cheias de bons vendedores, é preciso ficar atento a essas situações.
Por isso, acompanhe o nosso artigo e aprenda como lidar com conflitos no trabalho com eficiência.
Como lidar com conflitos no trabalho?
Confira agora 7 dicas de como lidar com conflitos no trabalho.
1. Distancie as pessoas envolvidas
Geralmente, uma situação de conflito no trabalho é identificada em um momento conturbado, em que as duas partes estão se confrontando.
Nesses casos, a troca de palavras é ríspida e, dependendo da situação, pode até evoluir para algo mais grave.
Por isso, o ideal é separar fisicamente as pessoas, levando cada uma para uma sala ou divisão diferente.
2. Converse com cada um de forma individual
Após essa separação, a gestão tem a chance de conversar de forma separada com as duas pessoas em conflito.
Por isso, o ideal é manter o distanciamento entre elas até que essa conversa aconteça.
Assim, cada parte tem a chance de apresentar sua versão.
Nessa hora, é importante saber dar atenção aos relatos e evitar tomar partido antes de ouvir os dois lados.
3. Atenha-se ao fato concreto
Saber como lidar com conflitos no trabalho significa tentar solucionar o problema na raiz.
Quando a situação é identificada, o que geralmente vemos é um embate de opiniões, com uma pessoa tentando impor seu ponto de vista sobre outra.
Por isso, é preciso ir além dessas opiniões e buscar informações concretas sobre o que está em discussão.
É possível solucionar o embate de opiniões a partir de uma visão mais clara sobre o assunto.
4. Procure soluções, não culpados
Muitas lideranças caem no erro de apontar o dedo para uma pessoa que seria considerada a “culpada”, ou seja, aquela que causou o conflito.
Mas dessa forma, não é possível resolver o problema de forma definitiva, pois outros conflitos podem surgir.
O ideal é identificar as causas dessas situações e buscar soluções como treinamentos, coaching e processos de análise de informações para aumentar a eficiência na tomada de decisão.
5. Tenha empatia
Conflitos são desgastantes para qualquer pessoa, e ninguém quer enfrentar situações assim.
Parta do princípio de que qualquer integrante de uma equipe busca o melhor para a empresa, ainda que às vezes possa errar.
Além disso, algumas pessoas podem estar desgastadas devido a problemas particulares.
Por isso, sempre se coloque no lugar das duas partes.
6. Mantenha a neutralidade
Não tem como lidar com conflitos no trabalho tomando partido de um dos lados.
Por isso, é preciso tomar cuidado para evitar qualquer viés que possa fazer com que favoreça uma das partes.
Nessas horas, não pense em quem tem mais proximidade com você, melhores resultados ou outros fatores.
7. Seja um conciliador
Quando se tem uma conversa difícil, é preciso ouvir todos os argumentos para que as duas partes tentem chegar a um consenso.
Nessas horas, tenha em mente até onde você pode ceder, pois haverá situações em que você terá de dizer não a uma das partes – ou às duas.
Somente assim é possível tomar a melhor decisão para resolver a contenda definitivamente, e não apenas adiar o problema até o próximo confronto.
O que pode causar conflitos no ambiente de trabalho?
Para saber como lidar com conflitos no trabalho, é preciso entender suas causas.
Por isso, vamos mostrar aqui uma lista com eventuais razões para que essas situações aconteçam.
Ausência de processos
Quando não há orientações claras sobre como as tarefas devem ser realizadas, cada pessoa vai querer fazer seu trabalho à sua própria maneira.
Por isso, se a pessoa supervisora não definir bem os processos, não tem como evitar situações de conflito no trabalho.
Objetivos divergentes
Da mesma forma que os processos, os objetivos também precisam ser definidos e informados.
Caso contrário, as pessoas que fazem parte de um time poderão buscar resultados diferentes, podendo entrar em choque.
Metas fora da realidade
As metas para vendedores ou para outras funções podem interferir seriamente no ambiente de trabalho.
Se elas forem muito rígidas, a equipe acaba ficando insatisfeita e essa situação pode dar início a conflitos.
Falha de comunicação
Quando uma pessoa não entende corretamente uma orientação, ela corre o risco de cometer um erro que cause impacto no trabalho de outra.
Conflitos de funções
Se não há uma divisão clara das tarefas de cada setor, pessoas de diferentes cargos, funções e até setores podem entender que são responsáveis por uma tarefa.
Assim, cada um vai querer fazer do seu jeito, gerando conflito.
Disputa de poder
Imagine que uma equipe responsável pela inteligência de negócios realiza um planejamento de vendas que interfere diretamente no trabalho dos consultores.
Nesse caso, as pessoas que gerenciam esses dois setores podem entrar em conflito, e cada uma vai tentar impor sua maneira de trabalhar.
Desavenças pessoais
Algumas pessoas podem ter uma relação ruim por motivos diversos.
Isso pode ser ocasionado por alguma situação específica dentro da empresa ou elas podem ter se conhecido em outra ocasião.
Quais são os impactos dos conflitos no trabalho em equipe?
Uma série de transtornos pode acontecer quando a pessoa que tem cargo de gerência em um setor – ou uma empresa inteira – tem dificuldades para saber como lidar com conflitos no trabalho.
Em primeiro lugar, o clima da equipe é afetado por desavenças, e isso interfere diretamente na produtividade.
Uma equipe tende a entregar bons resultados quando o trabalho é feito em conjunto, com um ajudando o outro.
Por outro lado, se uma pessoa sabota outra, acontece o contrário: todo o time é prejudicado.
Além disso, quando o conflito não é solucionado com um consenso, como explicamos acima, uma das partes fica contrariada e acaba perdendo motivação.
Dessa forma, dificilmente a gerência conseguirá ter êxito seja para aumentar as vendas na loja física, no e-commerce ou mesmo direto pelo WhatsApp, entre outros objetivos.
Além disso, vários outros setores também podem acabar sendo prejudicados quando há um clima ruim.
Por todos esses fatores, quem está à frente de uma equipe precisa agir nessas situações.
Qual é o papel das lideranças na gestão de conflitos?
As pessoas que lideram equipes precisam tomar a frente das situações.
Por isso, é tão importante sabermos como lidar com conflitos no trabalho.
O papel de gestores, portanto, é o de identificar as demandas de todas as pessoas que integram uma equipe, para então tomar a melhor decisão buscando sempre um consenso entre as partes.
Afinal, para liderar um time, não basta conhecer os processos e deixar para trás o conhecimento sobre a gestão de pessoas.
É preciso ter em mente que uma equipe é formada por gente com diferentes origens, tradições e valores.
Pensando nisso, a Cielo criou o podcast Conversas Plurais, que aborda vários assuntos relacionados à diversidade em um ambiente de trabalho.
Se você gerencia uma equipe ou empresa, é cada vez mais importante levar esses aspectos em consideração.
Pode parecer desafiador saber como lidar com conflitos de trabalho mesmo em meio a uma carga grande de tarefas.
Por isso, saber gerenciar o tempo também é importante.
Se você quiser saber como fazer isso e ser mais produtivo, faça o download gratuito do nosso e-book Gestão do Tempo e Produtividade!