O que é CAC no marketing digital? Descubra qual é o seu custo de aquisição de clientes!
Entender o que é CAC no marketing digital é uma etapa essencial para quem deseja ter sucesso com a sua marca na internet.
Afinal, você não gostaria de saber exatamente qual é o investimento necessário para atrair novos clientes?
Embora os ganhos de escala da internet sejam incomparáveis, ainda assim é importante controlar os custos desse marketing.
Com a ascensão dos produtos digitais e dos influenciadores nos últimos anos, o mercado de marketing digital viveu uma expansão – e um inflacionamento de preços.
Ao ler este artigo até o final, você vai dominar tudo que diz respeito ao CAC no marketing digital para conseguir expandir a sua base de clientes de forma sustentável.
O que é CAC no marketing digital?
O CAC, sigla para Custo de Aquisição de Clientes, representa o valor médio gasto para conquistar cada cliente para o seu negócio.
Esse custo inclui todas as despesas relacionadas à sua estratégia de marketing, desde anúncios e campanhas até os salários da equipe de marketing, entre outros.
No marketing digital, é possível controlar o CAC de forma bastante assertiva, porque há dados relacionados a cada anúncio e cada cliente.
Boa parte das plataformas de anúncio já informa o valor do CAC de forma automática para as campanhas que estão no ar.
Assim, você pode analisar os dados e tomar as decisões mais corretas para a sua empresa.
Como calcular o Custo de Aquisição de Clientes?
O cálculo do Custo de Aquisição de Clientes é muito simples: basta dividir o valor total de investimentos em marketing em um determinado período pelo número de clientes conquistados nesse mesmo período.
A fórmula, portanto, é a seguinte:
- CAC = Investimento em marketing / Número de clientes conquistados.
Suponha, por exemplo, que você investiu R$ 5 mil em anúncios online em um mês.
Nesse mesmo período, 100 novos clientes foram conquistados.
Dividindo R$ 5 mil por 100, chegamos ao valor do CAC: R$ 50.
Ou seja: você precisa investir R$ 50 para conquistar cada cliente – se as campanhas de marketing permanecerem com as mesmas métricas.
Vale reforçar que você precisa considerar todos os custos relacionados ao marketing para fazer essa conta.
Como saber se o seu CAC está bom?
Em tese, quanto menor for o valor do CAC, melhor.
Afinal, você quer pagar o mínimo possível para conquistar cada cliente, garantindo a máxima eficiência para o dinheiro gasto em anúncios.
Na prática, é impossível afirmar se o CAC está bom olhando apenas para esse número isoladamente.
Determinar se o seu CAC está realmente bom depende de vários fatores, como o setor em que sua empresa atua, o ciclo de vida dos clientes e a estratégia de crescimento da empresa.
No entanto, algumas diretrizes podem ajudar a avaliar se o Custo de Aquisição de Clientes está dentro de um patamar aceitável:
Em primeiro lugar, vale a pena ter uma pesquisa do seu setor.
Algumas áreas têm CACs naturalmente mais altos devido à competição e natureza do mercado, em especial quando o ticket médio também for elevado.
Além disso, essa pesquisa vai ajudá-lo no momento de definir as metas.
Em segundo lugar, é fundamental acompanhar o histórico do seu CAC, para entender se há algum tipo de anomalia ou sazonalidade, ou se o padrão está sendo seguido.
Por fim, você precisa analisar o CAC dentro do contexto do Lifetime Value (LTV): se o CAC for significativamente menor que o Lifetime Value (valor total que uma pessoa gera durante o tempo que é cliente da empresa), é um bom sinal.
Um CAC baixo em relação ao LTV significa que o investimento na aquisição de clientes pode ser recuperado rapidamente.
Já um CAC muito alto em relação ao LTV significa que a estratégia de marketing não está sustentável.
Vamos entender melhor?
O que é Lifetime Value (LTV)?
O Lifetime Value (LTV), ou Valor do Tempo de Vida do Cliente, representa o valor total esperado de uma pessoa ao longo do tempo em que ela faz negócios com a sua empresa.
Em outras palavras, é o valor médio que cada cliente gasta durante todo o período em que mantém relação com a sua empresa.
Para calcular o LTV, normalmente se considera a receita gerada por uma pessoa ao longo de seu relacionamento com a empresa, subtraindo os custos associados a esse cliente.
A fórmula básica para calcular o LTV é a seguinte:
- LTV = Ticket Médio x Frequência de Compra x Tempo de Duração do Relacionamento com Cliente.
O LTV é uma métrica importante porque ajuda as empresas a entenderem o valor potencial de longo prazo de seus clientes.
Qual é a relação entre CAC e LTV?
A relação entre CAC e LTV é crucial para determinar a viabilidade e a sustentabilidade de um negócio e de suas estratégias de marketing.
Como vimos, o CAC representa o investimento necessário para adquirir cada cliente, enquanto o LTV é o valor que essa pessoa gera ao longo de seu relacionamento com a empresa.
Assim, a relação ideal entre CAC e LTV é que o CAC seja significativamente menor que o LTV.
Em outras palavras, o investimento feito para adquirir cada cliente deve ser menor do que o valor que essa pessoa contribui para a empresa ao longo do tempo.
Se o seu CAC for menor que o LTV, isso indica que a empresa está gastando de forma eficiente para adquirir clientes e que o retorno esperado é maior que o investimento feito.
Agora, se o CAC for maior que o LTV, isso pode indicar problemas de rentabilidade.
Afinal, ninguém quer gastar mais para adquirir clientes do que eles realmente geram receita para a empresa.
Como calcular o ROI?
O ROI, sigla para Retorno sobre Investimento, é uma métrica usada para avaliar a eficiência e a lucratividade de um investimento em específico.
Para calcular o ROI, você pode usar a seguinte fórmula:
- ROI = (Receita Gerada−Custo do Investimento / Custo do Investimento) x 100.
Por exemplo: se você investiu R$ 10 mil em uma campanha de marketing e essa campanha gerou R$ 30 mil em receita, o cálculo mostra que o ROI dessa campanha foi de 200%.
Ou seja, para cada R$ 1 investido, você obteve R$ 3 em retorno.
O ROI é uma métrica importante para avaliar a eficácia de um investimento e é utilizado para comparar diferentes investimentos, a fim de tomar decisões que façam mais sentido para sua empresa.
Em tese, quanto maior o ROI de um investimento, mais você deve priorizá-lo.
Durante a Black Friday, por exemplo, os valores de anúncios no Instagram tendem a disparar.
Nesse período, você precisa ter a maior assertividade possível e o ROI é uma métrica essencial para não errar.
Por que essas métricas são importantes para seu negócio?
Compreender essa métricas é essencial para profissionais de marketing digital ou gestores da área, porque são elas que vão determinar a sustentabilidade e a viabilidade do seu negócio.
Mas fique atento: elas não são as únicas métricas que você precisa conhecer para ter sucesso na área.
Há outras duas, em especial, que merecem sua atenção.
O que é ticket médio?
Ticket médio é o valor médio que uma pessoa gasta com a sua empresa a cada compra.
Para chegar ao valor do ticket médio, o cálculo é muito simples:
- Ticket Médio = Receita Total Gerada / Número de vendas.
O ticket médio é uma métrica relevante para entender o poder de compra dos seus clientes e pode ajudar na definição de estratégias para aumentar esse valor, seja por meio de upselling, cross-selling ou outras táticas de otimização das vendas.
O que é Churn Rate?
O Churn Rate é uma métrica que representa a taxa de perda ou cancelamento de clientes durante um determinado período.
Por isso, ele é de enorme importância para empresas que trabalham com algum tipo de assinatura ou pagamento recorrente.
Para calcular o Churn Rate, você precisa considerar o número de clientes perdidos durante um período específico e dividir esse valor pelo número total de clientes no início desse mesmo período.
Por exemplo, se uma empresa começa o mês com 500 clientes e perde 50 clientes ao longo do mês, o valor do Churn Rate seria de 10%.
Um churn rate elevado pode indicar problemas na retenção de clientes, o que pode afetar a saúde financeira e a estabilidade do seu negócio.
Como otimizar os investimentos em marketing digital?
O primeiro passo para otimizar os seus investimentos com marketing digital é medir todos os aspectos do seu negócio.
Parece óbvio, mas não são todas as empresas que contam com dados atualizados e números confiáveis para auxiliar na tomada de decisão.
Depois, você vai precisar fazer experimentos e testes, monitorando cada resultado para aprender com eles.
Por mais que você saiba toda a teoria, no marketing digital é preciso colocar os testes no ar para realmente ter certeza dos resultados.
Só assim você conseguirá aumentar a margem de lucros do seu negócio no longo prazo.
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