O que vender para o público feminino? Descubra como melhorar seu faturamento!
Saber o que vender para o público feminino é o primeiro passo para você começar seu negócio.
As mulheres são um público consumidor importante, com um interesse bem amplo.
Por isso, é importante começar o seu negócio a partir de um planejamento completo para definir seu foco.
Neste artigo, vamos dar algumas dicas para isso e apresentar várias dicas para ajudar você a escolher o que vender para o público feminino.
Saber o que vender para mulheres muda o seu negócio
A definição sobre o que vender para o público feminino pode variar bastante em relação ao seu público-alvo e o nicho que você escolher.
Há muitas opções a serem exploradas, mas é preciso buscar aquilo que faça sentido para as consumidoras que se enquadrem na proposta da sua loja.
Além de pensar no público-alvo, também é preciso conhecer bem as tendências da época.
Afinal, o público feminino costuma ser antenado em tendências da moda.
Também é importante buscar alternativas que ajudem a explorar datas sazonais como Dia dos Namorados e Black Friday.
Ter o produto certo para o seu público e na época certa pode representar um grande diferencial no faturamento do seu negócio.
Por isso, essa etapa é tão importante tanto para lojas físicas quanto para o e-commerce.
Como encantar e fidelizar as suas clientes?
Se você está começando a empreender na área de Vendas, é importante entender quais são os objetivos básicos de um bom vendedor:
- Conquistar: o primeiro passo para formar sua base de clientes é atrair as primeiras compradoras, mostrando que você poderá atender seus desejos de consumo e suprir suas necessidades;
- Fidelizar: a partir dessa atração, é importante aliar um bom atendimento com produtos de qualidade e manter a um preço que esteja de acordo com o seu valor agregado, para que elas voltem a comprar com você.
Veja a partir de agora algumas etapas básicas para escolher o que vender para o público feminino.
Estude as necessidades do seu público-alvo
Não cometa o erro de achar que o público feminino tem características comuns.
Cada nicho tem um público-alvo bem específico e, por isso, é preciso buscar referências para não errar nas ofertas.
Caso contrário, você corre o risco de ter produtos encalhados no estoque.
Para isso, analise alguns dados relacionados ao perfil das suas consumidoras, como faixa etária, renda média e interesses, para saber o que elas desejam e do que precisam.
Além disso, é sempre bom observar seus concorrentes para buscar referências e entender o que é preciso fazer para superá-los.
Promova uma pesquisa com sua audiência
Para escolher o que vender para o público feminino do seu segmento, você pode consultar estudos sobre comportamento de consumidores na internet ou realizar sua própria pesquisa de mercado.
Se você tem um e-commerce, pode oferecer descontos para os clientes que preencherem um cadastro com algumas perguntas.
E mesmo se sua loja for física, aproveite suas redes sociais para buscar essas informações.
Essa etapa pode trazer ideias de itens com boa saída, evitando que você gaste dinheiro com um estoque de produtos que não façam parte da realidade das suas clientes ideais.
Entenda o tamanho do público feminino online
A quantidade de mulheres que pesquisam preços e fazem compras pela internet é muito alta.
Para entender bem essa dimensão, é preciso analisar dados demográficos, estatísticas de uso da internet e comportamento de compra.
É importante ressaltar que, dentro do universo feminino, você deve focar seus esforços somente no segmento onde estiver seu público-alvo.
Essa etapa é importante para direcionar suas ações, que podem variar entre divulgar um produto no WhatsApp ou pelas suas redes sociais ou mesmo apostar na publicidade paga.
Descubra o que vender para o público feminino
Agora que você sabe a importância de conhecer bem sua clientela, confira algumas dicas sobre o que vender para o público feminino.
Invista em lingeries exclusivas
Roupas íntimas femininas feitas com tecidos delicados sempre fazem sucesso.
Porém, neste mercado, é importante evitar vender peças que as consumidoras possam encontrar facilmente na internet ou em lojas físicas.
Para isso, é importante encontrar bons fornecedores e apostar na variedade – e exclusividade – de produtos.
Roupas fitness fazem sucesso
Muitas mulheres malham ou praticam esportes como caminhada e ciclismo.
Por isso, costumam investir em peças como tops, calças legging e shorts confortáveis para treinar sem perder o estilo.
Aproveite e crie kits com acessórios como munhequeiras e faixas para prender o cabelo para aumentar o seu ticket médio.
Elas amam calçados
Os sapatos estão entre os itens mais vendidos para mulheres.
Dessa forma, nunca deixe de lado as sandálias, sapatilhas e scarpins, além de modelos com salto e tênis.
É bem possível que você tenha clientes que gostam de colecionar calçados ou que costumam renovar seus pares a cada estação, o que torna esse nicho sempre lucrativo.
Eletrônicos estão sempre em alta
Não pense que só de roupas e calçados vive o mercado voltado para as mulheres.
Saber o que vender para o público feminino inclui também a oferta de itens eletrônicos.
Invista em celulares com boas câmeras para agradar as mais vaidosas e computadores potentes para trabalhar em home office ou jogar – afinal, há cada vez mais mulheres gamers!
Produtos para cuidados estéticos têm boa saída
Itens como produtos para a pele e unhas, shampoos, condicionadores e acessórios de maquiagem podem não ser caros, mas têm saída constante.
Por isso, se você conquistar uma boa clientela com um bom atendimento e preços competitivos, vai garantir vendas o ano todo.
Promova os livros mais interessantes
Livros são sempre boas pedidas, seja na tradicional forma impressa– que mesmo em e-commerces costumam ter boa saída – ou em e-books.
Mas não pense em se limitar a séries românticas, pois o público feminino tem um gosto bastante variado.
Ofereça gêneros diversos, buscando sempre os sucessos e também títulos promissores e apostas em nomes emergentes da literatura para atrair um bom público.
Não se esqueça das bolsas
Este é um item praticamente obrigatório para muitas mulheres.
Procure ficar por dentro das tendências e seja exigente em relação à qualidade de cada exemplar.
Também é importante suprir as necessidades de todos os públicos – das vaidosas às mais práticas.
Bijuterias e semijoias
As bijuterias são brincos, colares, anéis e pulseiras simples, com materiais que simulam metais e pedras preciosas.
Elas são mais simples e baratas e servem para uso diário.
Já as semijoias podem ser banhadas a ouro ou prata ou feitas com um material natural. Por isso, valem mais.
Os dois tipos são muito procurados e existe uma boa variedade de fornecedores no mercado.
Leia os feedbacks e melhore seus processos
A partir da definição sobre o que vender para o público feminino, chegou a hora de arregaçar as mangas e trabalhar.
Atenda suas clientes da melhor forma possível, seja sempre cordial e responda prontamente a todas as suas perguntas.
Ao longo do seu trabalho, procure dar bastante atenção aos feedbacks – ou seja, as mensagens que as clientes deixam para opinar sobre sua loja.
Assim, é possível manter o que está dando certo e atender a pedidos, sugestões e reclamações, sempre buscando melhorar a experiência do cliente.
O atendimento precisa ser completo até o fim, o que inclui o processo de cobrança.
Nessa hora, é importante oferecer várias formas de pagamento e garantir uma experiência fluida e sem nenhum transtorno.
Para isso, você pode contar com as soluções de e-commerce ou maquininhas de cartão da Cielo.