Como fazer sua empresa crescer? Dicas práticas e efetivas
Ter seu próprio negócio já é um desafio. Mas saber como fazer sua empresa crescer é tornar a tarefa ainda mais desafiadora.
A boa notícia é que sempre há oportunidades e ações para ajudar você a expandir seu empreendimento e impulsionar suas vendas.
O primeiro passo é ter uma boa visão do seu negócio, fator essencial para planejar e desenvolver ações alinhadas à sua realidade.
Continue a leitura e conheça dicas de como fazer sua empresa crescer!
Quer fazer sua empresa crescer? Conheça bem o seu público!
As melhores estratégias de crescimento têm um aspecto em comum: elas são planejadas a partir dos desejos, dores e/ou necessidades de clientes.
Se você conhecer bem o seu público, fica mais fácil desenvolver novos produtos/serviços, realizar melhorias e até estabelecer parcerias que ajudem a agregar mais valor para o que você oferece.
Por isso, se você deseja mesmo descobrir como fazer sua empresa crescer, comece com uma pesquisa de perfil das pessoas que consomem na sua loja.
Além de aprofundar informações sobre o seu público, ela certamente trará informações sobre tendências e oportunidades para você melhorar a experiência do cliente e aumentar suas vendas.
Quais são as melhores datas sazonais do seu segmento?
Outro fator que precisar ser considerado por quem deseja saber como fazer sua empresa crescer é o marketing sazonal, ou seja, aquele que se refere ao conjunto de estratégias utilizadas para aumentar as vendas de alguns serviços ou produtos em datas ou períodos específicos do ano.
As melhores datas comemorativas e promocionais do seu segmento devem ser utilizadas para fazer promoções para atrair mais clientes, integrando um calendário com os eventos que mais fazem sentido para o seu negócio.
Identificar esses momentos é uma ação obrigatória para fazer um planejamento de vendas realmente eficaz.
Sem isso, você não consegue se preparar com a antecedência necessária para aproveitar cada data comemorativa para aumentar as vendas na loja física e/ou no e-commerce.
O que outras empresas do setor fazem e você não?
Pesquisar a concorrência é outra ação necessária para fazer seu negócio dar certo.
No momento que seu negócio se propõe a oferecer produtos ou serviços para atender às necessidades de um público, você precisa avaliar o que pode estar fazendo diferença para essas pessoas.
Para isso, nada melhor do que analisar o que seus concorrentes. Além de identificar o que potenciais clientes estão consumindo por aí, essa análise ajuda a descobrir oportunidades para sua própria empresa.
Comece selecionando entre cinco e dez dos seus principais concorrentes. Caso você trabalhe com vendas presenciais, mapeie a concorrência local sem esquecer de estudar também os maiores varejistas do Brasil e suas práticas no seu segmento.
Se tiver uma loja virtual, foque nos sites que trabalham no mesmo nicho que você.
Nos dois casos, observe também como esses concorrentes estão trabalhando seus canais digitais.
Descubra como fazer sua empresa crescer: 5 dicas para ajudar seu negócio a dar certo
Após estudar o perfil de seus clientes, montar seu calendário promocional e avaliar a concorrência você terá uma boa base para desenvolver estratégias para aumentar o crescimento do seu negócio.
Confira cinco dicas para fazer sua empresa crescer!
1. Qualifique a sua equipe
Não importa o tamanho ou setor de atuação: toda empresa é feita por pessoas. Por isso, qualquer estratégia de crescimento precisa incluir a qualificação da equipe que atua no seu negócio.
No fim das contas, contar com pessoas qualificadas e bem preparadas para atender as necessidades de cada cliente é sempre um fator positivo para qualquer negócio.
Afinal, são elas que transmitem a essência da sua marca e personificam os valores da sua empresa no dia a dia.
2. Descubra qual é o seu grande diferencial
Diferencial competitivo é aquilo que torna um negócio único diante dos demais, representando uma vantagem para alcançar um desempenho mais positivo.
Sabendo disso, vale pensar: sua empresa tem “um quê a mais” para oferecer para seu público?
Se a sua resposta tiver sido “não”, busque descobrir como seu negócio pode agregar mais valor para seu público do que a concorrência.
Preço? Agilidade? Qualidade? Soluções personalizadas? Atendimento impecável? Tudo isso junto? Pense na diferenciação que você realmente pode oferecer e trabalhe nisso!
E se a sua resposta foi “sim”, reforce seu ponto forte junto a cada cliente. Faça isso não só em peças de comunicação, mas, principalmente, no atendimento do dia a dia.
Usar seu grande diferencial para fortalecer sua reputação é uma ótima estratégia para quem busca saber como fazer seu negócio crescer.
3. Ajuste sua divulgação e otimize os custos de marketing
Ações de marketing podem ser consideradas como despesas ou investimento. Tudo depende da forma como são executadas.
Afinal, se forem feitas sem planejamento, a divulgação e outras iniciativas de marketing não trazem retorno financeiro.
No entanto, quando bem planejadas, ações de marketing como a divulgação, por exemplo, trazem retorno para o seu negócio – e, nesse caso, são um investimento essencial para quem está buscando crescimento.
A diferença, portanto, está em planejar. Busque a consistência e alinhe os custos de marketing aos objetivos estratégicos do seu negócio.
Sempre que necessário, ajuste a “rota”, fazendo as mudanças necessárias para alcançar as metas estabelecidas.
Não tenha medo de testar. Essa é a melhor maneira de saber quais ações fazem sentido para o seu negócio, otimizando a verba a ser investida.
4. Profissionalize sua gestão financeira
Num primeiro momento, quem está começando a empreender acredita que pode incluir a gestão financeira como mais uma atividade do dia a dia dos negócios.
E é aí que muita gente se perde… A gestão das finanças é o “coração” de uma empresa que está buscando crescimento e deve ser feita por profissionais especializados.
Toda empresa de sucesso mantém as finanças em dia, pois só assim é possível avaliar como o negócio está indo, que investimentos podem ou não ser feitos e que tipo de estratégia deve ser adotada a cada cenário.
5. Faça parcerias com empresas
Outra prática importante para quem deseja saber como fazer sua empresa crescer é estabelecer parcerias com outras empresas.
Isso dá a chance de ampliar seu público-alvo e aumentar a receita do seu negócio, já que seus parceiros estratégicos levam seus produtos/serviços para mais canais.
Se não souber por onde começar, busque parceiros em que seus produtos/serviços possam ser complementares aos seus, agregando mais valor para clientes dos dois estabelecimentos.
Dica bônus! Ofereça parcelamento e aumente o seu ticket médio
E tem dica bônus, também!
Quem quer fazer sua empresa crescer não pode perder vendas. E mais do que isso: precisa aumentar o valor do ticket médio gasto por cada cliente.
O ticket médio é uma das principais métricas de vendas visadas por empresas de sucesso. Afinal, ele se refere a quanto as pessoas gastam em um estabelecimento a cada compra.
O aumento ou diminuição nesse valor tem relação direta com o seu faturamento.
E uma das ações mais certeiras para aumentar o ticket médio do seu negócio é facilitar o pagamento.
Mais do que diversificar os meios de pagar as compras – disponibilizando mais opções além do dinheiro ou cartão – você deve também oferecer o parcelamento.
Muita gente tende a gastar mais quando pode diluir o valor das compras em uma quantidade maior de parcelas, reduzindo o total a ser pago mensalmente.
Com a Cielo, você pode oferecer diversas formas de parcelamento e até vender parcelado sem ter maquininha!