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Dicas e Histórias de Sucesso

Marketing digital para pequenas empresas: Confira as melhores práticas

Publicado por Equipe Cielo

Se você ainda tem dúvidas quanto a necessidade de marketing digital para pequenas empresas, temos um recado importante: o ambiente digital, há alguns anos, é uma realidade no mercado e pode ser peça-chave para estratégias das empresas de todos os portes.
As ações no estabelecimento físico são importantes? Claro que sim, mas, hoje, o físico e o digital andam lado a lado, são indissociáveis e isso deve ser levado em consideração no momento em que uma estratégia de marketing estiver sendo construída.
Agora, vamos as práticas que você não pode deixar de lado?

Como investir em marketing digital?

Para iniciar a jornada no mundo digital, antes de tudo, você deve conhecer muito bem o seu negócio e o setor em que está inserido.
Vale lembrar: o mundo digital é repleto de possibilidades e, desde que você tenha uma estratégia sólida, ele renderá bons frutos ao seu negócio. Confira as dicas que preparamos.

Presença digital

Se você precisa comprar um fone de ouvido, por exemplo, em que lugar faz a primeira consulta? Talvez a sua resposta tenha sido Google. Certamente muitas pessoas fariam o mesmo.
E o que isso quer dizer? Os hábitos de consumo das pessoas mudaram. Para sobreviver, o mercado precisa inovar e se adaptar à nova realidade do mundo digital.

Perfil dos consumidores

Para saber em quais canais do mundo digital você deve marcar presença é necessário fazer um estudo completo dos clientes e do mercado. Saiba onde os seus consumidores e concorrentes estão e marque presença nos mesmos lugares, desde que realmente faça sentido para o seu negócio.

Redes sociais

Segundo relatório Digital in 2019, construído pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, 66% da população brasileira é usuária de redes sociais. São mais de 140 milhões de usuários ativos! Temos certeza que alguns dos seus clientes e potenciais clientes fazem parte desse grupo.
E o que isso significa? Uma grande oportunidade de criar uma comunicação com o seu público.
Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube… são dezenas de alternativas para falar com o seu cliente. Basta fazer um estudo e identificar qual o melhor canal para iniciar o plano de comunicação.

Anúncios das redes sociais

Quando falamos sobre anúncios nas redes sociais ou no Google, muitos empreendedores de pequenos negócios se afastam, imaginando que sejam grandes investimentos. Não é bem por aí. Independentemente do seu tamanho, é possível investir valores tímidos e ainda assim conseguir resultados positivos.
Anúncios, seja no Google ou nas redes sociais, são alternativas democráticas, adaptáveis a todo tipo de negócio.
Sabe o que é mais legal em tudo isso? A possibilidade de construir segmentações que atinjam somente o público com potencial de compra e com pequenos investimentos diários.
Essas segmentações podem ser feitas com base na idade do público-alvo, gênero, interesses específicos, geolocalização e comportamento digital.

Atente-se às métricas

Para que anúncios e qualquer estratégia digital tenham bons desempenhos, você deve ficar atento às métricas. Com isso, você usará dados para tomar decisões no futuro.
Quantas pessoas viram seu anúncio no Facebook? Das que viram, quantas clicaram? Das que clicaram, quantas fecharam uma compra? As respostas dessas perguntas podem ser o guia para mudanças nos anúncios, por exemplo.
Além disso, conteúdos no blog atraem audiência, desde que seja feito um bom trabalho de SEO. Quantas pessoas entram no blog? Qual o tempo de permanência nos textos? Saber responder essas questões é extremamente importante para entender a eficiência das estratégias.

O que é Marketing de conteúdo

Como o próprio nome sugere, marketing de conteúdo é uma forma de se aproximar dos potenciais clientes com a produção de materiais com alta relevância. Dependendo da complexidade do produto ofertado por sua empresa, ele será útil para a sua estratégia. Com isso, você consegue nutrir toda a sua base de potenciais clientes com informações que serão decisivas para a tomada de decisão.
O marketing de conteúdo pode ser aplicado por meio de blogs, e-mail marketing, redes sociais e também o encontramos em outros canais de comunicação.
Usando essa ferramenta, você pode preparar um potencial comprador para uma compra futura.
Vamos a um exemplo dessa estratégia de marketing:
Imagina que você esteja procurando um novo smartphone na web. De repente, você recebe um e-mail da loja que comprou seu um último aparelho. Na mensagem, eles apresentam uma alternativa de celular e detalham todos os seus benefícios.
Não seria bem cômodo receber esse e-mail? Obviamente, ele não foi enviado para você do nada. A empresa, por notar seu comportamento digital com informações de lead tracking, disparou a mensagem.
Portanto, considere marketing de conteúdo uma ação importante até mesmo para um pequeno negócio.

E-mail marketing

Toda comunicação que acontece via e-mail entre empresa e consumidor é caracterizada como um e-mail marketing. Ele pode ser construído em HTML ou texto e conter promoções, apresentação de produtos, uma mensagem de boas-vindas, um e-mail para clientes inativos, e-mail sazonal ou conteúdos de interesse da audiência.
Segundo o estudo da Radicati Email, em 2020, o número de usuários de emails no mundo deve chegar a 3 bilhões. Ou seja, um canal que não pode ser ignorado em estratégias de marketing digital.
A pergunta que não quer calar: quem gosta de receber e-mail de empresas? Temos a resposta: desde que seja de interesse do destinatário, é uma estratégia de marketing  válida. Caso contrário, o efeito será negativo.

Meios de pagamento

Ter uma estratégia de marketing digital bem definida é muito importante para o sucesso da sua empresa on-line. Mas para que os consumidores tenham uma experiência positiva com sua empresa é preciso pensar em todas as etapas, inclusive no momento de pagamento.
A Cielo oferece soluções como o E-commerce Cielo, que está presente em mais de 50% dos comércios eletrônicos do Brasil.
Outro produto que temos e que pode ser essencial nas vendas por meio das redes sociais é o Cielo Link de Pagamento. Com ele, de maneira muito prática e simples, o empreendedor pode aceitar cartões de crédito e débito mesmo sem ter uma maquininha.
É muito simples: entre no aplicativo ou site da Cielo e acesse a área do cliente. Na sequência, clique em “link de pagamento” e informe os dados da compra. Um link será gerado e deve ser compartilhado via rede social ou SMS com o cliente, que deve acessar e inserir os dados do cartão de compra. Tão simples como qualquer compra online.
Em nosso canal no YouTube, temos um vídeo que mostra o Cielo Link de Pagamento na prática. Assim que puder, confira.
Essas foram algumas dicas que listamos para de marketing digital para pequeno negócio. Gostou da ideia?
Até a próxima.


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