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Como montar uma mercearia pequena: veja 6 dicas valiosas

Publicado por Equipe Cielo

Todo bairro tem aquele “mercadinho” famoso, que é frequentado em momentos mais emergenciais ou até mesmo por atender às necessidades de forma mais ágil que os supermercados. Por isso, existem muitos interessados (você é um deles?) em saber como montar uma mercearia pequena.

Embora seja um dos modelos de comércio mais antigos no segmento, ainda é uma alternativa interessante para cidades menores ou até mesmo para bairros distantes dos grandes centros.

As pessoas optam por consumir em mercearias devido à praticidade e agilidade do atendimento. Fato que pesa contra os mercados maiores, que possuem muitas opções, mas às vezes é preciso enfrentar filas enormes.

Estamos falando de um negócio com potencial de lucro. Por isso, vamos dar algumas dicas para você tirar todas as suas ideias do papel.

Leia mais: Como montar um negócio com 5 mil reais.

Características de uma mercearia

Embora muitos chamem as mercearias de “mercadinhos”, existe uma diferença entre estes comércios. A maior é a variedade de produtos que existe em um mercado pequeno que, mesmo não sendo muito grande, ainda é maior que a de uma mercearia.

Mercearias existem para atender necessidades específicas do público-alvo em uma região pouco favorecida de grandes comércios. Trata-se da melhor alternativa nos momentos em que temos preguiça de ir muito longe, sabe?

Na mercearia você encontra doces, refrigerantes, arroz, papel higiênico ou até mesmo aquele parafuso que você tanto precisa, mas a casa de construção já fechou e você não pode esperar até o próximo dia.

Trata-se de um comércio que não tem uma variedade grande de itens, mas salva seu dia muitas vezes.

Saiba como montar uma mercearia pequena que gere resultados positivos

Agora que você está mais por dentro desse universo, podemos ir para o passo seguinte e destacar quais pontos são importantes para colocar suas ideias em prática.
Reunimos dicas que serão importantes para o sucesso da sua mercearia. Confira:

1 – Planejamento

O empreendimento é pequeno? Sim! Mas é preciso fazer um planejamento para que ele realmente gere resultados positivos. Afinal, você está prestes a investir seu dinheiro e espera algum retorno, certo?

Coloque na ponta do lápis tudo o que você tem para investir nesse negócio e, a partir deste valor, faça as escolhas. Liste todos os seus objetivos e pequenas metas durante determinado período.

Estudo de mercado

Buscar referências do setor é uma prática comum em qualquer segmento. Por isso, ela deve estar na etapa de planejamento do seu empreendimento.

Vá até as mercearias que você conhece e estude o comércio. Anote os pontos que podem ser úteis e aqueles que devem ser evitados em seu negócio. Desde os preços adotados até a forma em que os produtos são expostos.

2 – Localização

Para que todo negócio conquiste bons resultados é necessário que ele esteja bem localizado. Mesmo que seu interesse seja aprender como montar uma mercearia pequena é preciso se atentar a este detalhe.

Como em qualquer pequeno negócio, estar próximo do público-alvo é essencial. Portanto, o local escolhido deve ser uma região de fácil acesso a todo o bairro que você pretende atingir e seguro para que os consumidores consigam chegar até você no horário que preferirem.

3 – Divulgação

Por mais que o negócio seja pequeno, investir na divulgação é fundamental para que as pessoas saibam que ele existe. Mas quando falamos de divulgação, não estamos nos referindo a um grande esforço financeiro.

Colocar um banner atrativo na frente do local é uma maneira simples de divulgação, mas que pode gerar retorno satisfatório.

Tem uma graninha a mais para a divulgação? Investir em anúncios nas redes sociais pode ser uma estratégia e tanto! Afinal, é possível construir uma segmentação e atingir as pessoas que passam próximo da sua mercearia, por exemplo. Trata-se de um método muito assertivo e acessível para pequenos negócios.

O modelo de divulgação deve ser escolhido de acordo com seu orçamento. Não ultrapassá-lo é muito importante para a saúde financeira.

Leia mais: Negócios lucrativos para pequenas cidades

4 – Exigências legais e específicas

Sabe aquela parte chata e burocrática, mas necessária para abrir um negócio? A hora de falar sobre ela chegou! Mas continue aqui com a gente, pois é um tema superimportante para que você tenha ciência destas exigências.

Qualquer erro simples quanto a legalidade do negócio pode atrasar sua abertura. Então, para que tudo ocorra como planejado, recomendamos a contratação de um profissional de contabilidade habilitado para que ele dê entrada nos processos de elaboração dos atos constitutivos da empresa.

Além disso, ele terá um papel fundamental na escolha do modelo jurídico mais adequado para o seu empreendimento. Ele também poderá ser o responsável por preencher os formulários exigidos pelos órgãos públicos para o cadastro de pessoa jurídica.

Ter um auxílio desse profissional é importante para que seu negócio esteja dentro das legalidades. Com isso, você dificilmente terá alguma surpresa desagradável e poderá se dedicar a outras questões.

5 – Estrutura

A vantagem de investir em uma mercearia é essa: você não precisa ter um espaço muito grande para começar a vender. Porém, é necessário que o local seja limpo, aconchegante e muito organizado.

Sendo assim, o público encontrará facilmente o que precisa, pois na maioria das vezes as mercearias não contam com funcionários para ajudar o público nesse sentido.

Além disso, os produtos precisam estar bem expostos e precificados. Dessa forma a experiência dos consumidores dentro do comércio certamente será melhor.
Ah, não se esqueça de atender o público da melhor maneira possível. O atendimento é o grande responsável pela satisfação do cliente e também pode fidelizá-los.

6 – Equipamentos

Como falamos, organização é algo primordial para que uma mercearia seja um comércio com fluxo considerável de clientes. Para isso, gôndolas e prateleiras serão necessárias para a exposição adequada dos itens.

Você pretende trabalhar com produtos que devem ser conservados em baixas temperaturas, como refrigerante, cerveja, congelados, etc.? Freezer é um investimento que você deve se preocupar, pois a qualidade de alguns dos produtos vendidos depende dele.

Condição de pagamento

Repare a sua volta. As pessoas estão cada vez mais usando cartões para fazerem pagamentos e muitas sequer andam com dinheiro em espécie. Ou seja, os comerciantes devem se adaptar a esta nova realidade.

Não aceitar cartões em um negócio, mesmo que seja de pequeno porte, certamente fará você perder algumas vendas durante o dia. Então, que tal se adaptar aos novos hábitos dos consumidores e, assim, aumentar seu faturamento?

Aqui no blog da Cielo temos um conteúdo que diz se vale a pena ter uma maquininha em um pequeno negócio. Separe alguns minutos do seu dia e veja o porquê é importante que sua mercearia tenha uma máquina que aceite cartão de débito e crédito.

Além disso, estar preparado para atender o seu público. É mais uma dica muito importante para se destacar da concorrência. Veja o Guia Completo para vender mais na Black Friday 2022. E esteja um passo a frente!


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