Entender como ganhar dinheiro pela internet é uma grande missão do empreendedor nos últimos anos. Uma das alternativas no mundo digital é ter uma loja online, mas para gerar bons resultados você precisa ficar de olho em como aumentar as vendas no e-commerce. E é sobre isso que falaremos neste texto!
Ano após ano, os números das compras online são cada vez mais animadores. Conforme o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), entre os anos de 2019 a 2022, o setor movimentou R$ 450 bilhões. E a projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) foi de até R$ 183 bilhões para 2023.
Trata-se de um mercado cada vez mais importante para os empreendedores explorarem. Por isso, você não deve deixar de se informar sobre como ter um e-commerce de sucesso e trabalhar para alcançar este desempenho.
Aliado a isso, mais de 50% dos negócios online do Brasil já usam as soluções da Cielo. Sendo assim, conversamos com o nosso diretor de E-commerce e Canais Digitais, Rogério Signorini, que trouxe as dicas abaixo para clientes que querem aprender sobre como vender mais na internet.
“São soluções da Cielo para garantir a venda online, seja por um link ou por uma loja completa”, afirma.
Confira como a Cielo pode ajudar empreendedores de diferentes tamanhos a vender de forma simples e digital, bem como muitas dicas que ajudam seu negócio virtual a lucrar mais.
Aprenda como aumentar as vendas no e-commerce
Fazer com que seu empreendimento digital dê certo será um processo desafiador. Para que essa jornada seja facilitada, vamos listar algumas dicas que serão importantes para este momento.
1. Faça um planejamento
Toda implementação requer esse primeiro passo. Com um comércio eletrônico não é diferente. Afinal, não é porque você disponibilizou o produto na plataforma que ele venderá nas próximas horas. É preciso todo um trabalho por trás.
Para isso, defina quais serão ou qual será o seu público-alvo. Estude-o detalhadamente: o que ele mais consome, seu poder aquisitivo, hábitos de consumo, onde ele está, etc.
Além disso, dentre as dicas sobre como aumentar as vendas no e-commerce você deve estabelecer o nível de investimento que destinará ao negócio e definir metas de longo e curto prazo. Tudo isso será importante para a execução do projeto.
2. Conte com ajuda de uma plataforma
Para ter um e-commerce rodando é preciso ter uma plataforma. Hoje, você encontra diversas opções de empresas que podem ajudá-lo com esse desafio. Faça uma lista, avalie os pontos positivos e negativos e tome a decisão.
Uma dica valiosa para quem quer saber como vender pela internet com segurança: dê preferência para as plataformas que não precisam de instalação diretamente em sua máquina, que necessitam apenas de uma conexão para funcionar.
Para isso, temos a solução de e-commerce da Cielo, que pode ser uma alternativa para o seu empreendimento. Você sabia que mais de 50% dos negócios online no Brasil contam com esse produto?
Nós temos um sistema de inteligência artificial com machine learning e a melhor ferramenta antifraude do mercado. Além, é claro, de ter capacidade de suportar 8x o volume de transações do mercado de e-commerce no Brasil, o que dá uma segurança extra ao empreendedor.
E o melhor de tudo: a plataforma aceita as principais bandeiras de cartão. Assim, você não perde vendas por não aceitar determinada forma de pagamento.
3. Fique atento à logística e frete
Uma coisa é certa: a qualidade do seu produto se estende ao serviço de entrega e torna-se essencial aperfeiçoar todas as áreas quando o objetivo é saber como aumentar as vendas no e-commerce. Se ele não tiver um prazo razoável e um preço acessível para o seu público, pode ser que o item fique encalhado em sua loja virtual.
Segundo pesquisa realizada pela Opinion Box em 2023, 66% dos consumidores entrevistados apontam que o alto valor do frete é a causa do abandono do carrinho. Portanto, faça um estudo detalhado para cobrar o valor mais justo de entrega e estabelecer um prazo razoável para que os compradores recebam os produtos.
4. Divulgue em vários canais
Mesmo que o seu trabalho para o desenvolvimento do e-commerce seja impecável, se não houver divulgação, a chance de dar errado é muito grande. Portanto, separe um pouco de investimento para isso assim que estiver na etapa de planejamento.
Com as redes sociais, você pode construir campanhas segmentadas, que são muito mais assertivas. E não estamos falando de um grande esforço financeiro. Trata-se de uma alternativa muito democrática.
Com pequenos investimentos é possível alcançar resultados satisfatórios. Além disso, é claro, você pode trabalhar com conteúdos de interesse da audiência dentro das redes. Essa também é uma forma de atrair potenciais clientes.
5. Valorize a experiência do usuário
Como sabemos, a experiência do cliente em um e-commerce deve ser positiva para que a venda se concretize. A loja virtual deve ser intuitiva, de fácil manuseio. Com isso, o usuário não terá barreiras para concluir a compra.
Para que esse ponto seja aperfeiçoado com frequência, é importante ouvir o consumidor. Assim que finalizar uma compra, inclua uma pesquisa de satisfação no processo. Faça perguntas para avaliar o e-commerce. Dessa forma você saberá quais aspectos devem ser melhorados.
6. Amplie seus canais de vendas
Dentre as dicas de como aumentar as vendas no e-commerce, uma opção interessante é ampliar os canais do seu negócio. Que tal investir nas redes sociais usando link de pagamentos? Ou vender no WhatsApp, com a mesma facilidade que você manda uma mensagem para seus contatos?
Marque presença onde seu público está e permita que as pessoas possam consumir seus produtos e serviços em diversas frentes!
7. Invista em uma loja virtual para chamar de sua
Por mais que existam muitas plataformas, e seja vantajoso vender pelas redes sociais, criar sua própria loja ajuda a dar mais credibilidade para a marca. Com ela, você atende por vários canais e pode personalizar tudo da melhor forma.
Lembre-se de seguir todas as dicas que já demos aqui. Tenha um domínio, hospedagem e etc.
8. Ofereça facilidade e segurança nas vendas
O Checkout Cielo é fácil de integrar. Conecte sua loja online à solução de pagamento pronta da Cielo. É conectar e sair vendendo.
“No e-commerce, quando uma marca decide vender, é preciso ter uma certificação de segurança que é complexa e dispendiosa. Com essa solução, não precisa de nada disso. Ela facilita a vida do empreendedor, poupa tempo e dinheiro, porque não precisa investir para desenvolver uma integração para essa função”, garante Rogério.
Seja para vender por link ou no e-commerce, o comerciante que usa Cielo tem a oportunidade de contar com um ambiente virtual mais seguro e sem riscos de vazamento de informações pessoais, como cartão de crédito.
9. Aumente a conversão personalizando seu negócio
Voltada para os grandes e-commerces e marketplaces, mas acessível às lojas virtuais de médio porte, a API e-Commerce Cielo é a solução mais completa e funciona como uma cesta de ferramentas para negócios que recebem um grande número de visitas e de transações diárias.
“A partir desse serviço, a pessoa pode incluir diversos benefícios em um pacote customizado, como proteção antifraude, validação de cartão sem transação monetária (zero dollar out), entre outros.”
“Companhias aéreas e revendedores online costumam usar essa solução para adicionar ainda mais estabilidade nas transações e garantir um maior número de vendas”, explica Signorini.
É uma boa dica para quem precisa saber como aumentar as vendas no e-commerce, não é mesmo?
10. Tenha um site seguro – e mostre isso aos seus clientes
O mundo virtual oferece um mar de oportunidades para todos – incluindo, infelizmente, aquelas pessoas que fazem de tudo para lesar e enganar consumidores. E todos querem saber como vender pela internet com segurança.
Por isso, nada é mais importante para um e-commerce do que ter um site seguro, que bloqueia ataques e garanta que os pagamentos sejam feitos de forma segura.
Não basta “só” que seu site seja confiável, ele tem que parecer confiável. Além do certificado SSL (que ativa o HTTPS na URL do site), deixe visíveis aqueles selos que atestam a confiabilidade da sua loja virtual, tais como Ebit e ReclameAqui, por exemplo.
E não abra mão de ter uma solução de pagamento digital com uma boa ferramenta antifraude para o site, como já mencionamos acima. Isso é determinante nas vendas por e-commerce!
11. Disponibilize informações da sua empresa
Mais do que uma dica de como aumentar as vendas no e-commerce, disponibilizar as informações da sua empresa é uma obrigação de toda loja virtual. Isso é determinado pela Lei 7.962/2013.
Ela estabelece que todo negócio online garanta a fácil visualização de informações como razão social, número do CNPJ (ou CPF), endereço físico e eletrônico, demais meios de contato (incluindo aqueles utilizados para trocas e devoluções).
Também devem ser exibidas as informações sobre produtos, preços, trocas e formas de pagamento utilizadas pelo seu e-commerce. Pode não parecer, mas mostrar tudo isso de forma clara também é uma maneira de passar credibilidade e confiança para seus clientes.
12. Otimize seu site para celulares
Com a popularização dos smartphones, o maior número de acesso aos sites é feito pelos celulares e você deve levar isso em conta se quiser saber como aumentar as vendas no e-commerce.
Por isso, sua loja virtual deve ser responsiva – ou seja, se adaptar a qualquer tamanho de tela e resolução, sem comprometer a leitura ou a disposição das informações.
Tenha atenção também ao carregamento das informações. Por mais que queira um produto, nenhum cliente tem paciência de esperar muito tempo para o seu site carregar fotos e textos.
13. Destaque os produtos na página inicial
Os maiores e-commerces do mundo exibem produtos e promoções na página inicial. Seja por meio de banners ou carrossel de imagens, todos eles destacam aquilo que está em alta no momento.
Faça o mesmo! Você pode escolher os produtos mais procurados, aqueles que dão mais lucro ou vendem mais em determinada data e até aqueles que precisam aumentar a rotatividade para liberar espaço no estoque.
Use a chamada “home” do seu site como uma vitrine – e ajude a direcionar a atenção do seu público para o que você mais deseja vender no momento.
14. Descreva bem os produtos
Em um negócio virtual, os consumidores não podem olhar seu produto de perto. Por isso, se você quer saber como ter um e-commerce de sucesso, deve descrever detalhadamente o que está vendendo.
Fale sobre o que é o produto, do que ele é feito, informe dimensões, peso e principais usos. Informe também o prazo de garantia e especificações técnicas e, se puder, disponibilize até o manual de instruções para download ou coloque link para o site do fabricante.
E não esqueça de complementar tudo isso com boas fotos, de todos os ângulos possíveis.
15. Diversifique as formas de pagamento
Outra dica para saber como aumentar as vendas no e-commerce é oferecer diversas formas de pagamento. Afinal, se sua loja virtual dá poucas opções para o consumidor escolher como vai pagar, há uma grande chance de você perder dinheiro por causa disso.
Então, busque uma solução integrada que disponibilize diversos meios de pagamento para seu site.
Além de aceitar as principais bandeiras dos cartões de crédito e débito, o ideal é que sua loja virtual aceite também boleto, PIX, QR Code e carteiras digitais, como o PicPay, por exemplo.
Ah! E não deixe de oferecer também o pagamento parcelado, que aumenta o poder imediato de compra dos clientes.
16. Utilize gatilhos mentais
Os gatilhos mentais podem ser definidos como impulsos e estímulos que fazem com que nosso cérebro tome decisões “inconscientemente”. Complicado? Vamos ver um exemplo prático.
Em supermercados, é comum a oferta de “promoções relâmpago”, nas quais um determinado produto é vendido a um valor mais baixo por um curto espaço de tempo. Muita gente corre para comprar e não perder a oportunidade, mesmo que aquele item não esteja na lista de compras.
Essa ação é baseada no gatilho mental da escassez e é uma ótima estratégia de negócio. Quer conhecer melhor esse assunto e saber como usá-los para aprender como vender mais na internet? É só clicar aqui.
17. Crie uma lista de desejos
Outra dica de como aumentar as vendas no e-commerce é permitir que seus clientes possam criar uma “lista de desejos”, salvando os produtos que têm interesse em comprar na sua loja virtual.
Esse é um diferencial adotado por grandes sites e que ajuda a entender o comportamento de compra dos seus clientes e saber quais são os produtos que eles querem, antes mesmo que eles realizem qualquer pedido.
Isso permite que você trace estratégias de vendas mais eficientes e defina promoções que realmente interessem aos seus clientes em potencial!
18. Ofereça um bom atendimento
No e-commerce, a falta de contato presencial das lojas físicas deve ser compensada com agilidade no atendimento. Isso vale não só para os canais de venda da sua loja virtual, mas principalmente para os de pós-venda.
Muita gente não entende que, quando o consumidor entra em contato para resolver um problema (seja fazer uma troca, reclamação ou devolver um produto), essa é uma oportunidade para estabelecer um relacionamento duradouro com ele.
A receita é simples: quem é bem atendido, retorna e recomenda aos amigos. E elogia nas redes sociais.
Então, dê muita atenção ao atendimento do seu e-commerce. Mesmo à distância, atender o cliente de forma humanizada, ágil e resolutiva é uma estratégia para que ele continue confiando em você.
19. Invista mais nas redes sociais
Muitos empreendedores de primeira viagem querem saber como vender mais na internet, mas ficam restritos a poucos meios de receber pagamentos. Já falamos em outra dica sobre variar os canais de negociação e aqui vamos frisar um pouco sobre as redes sociais, que estão em alta.
Você pode até vender pelo Instagram. “Para esse perfil de comerciante, que vai desde a vendedora de plantas até o instrutor de ioga, indicamos o Cielo Link de Pagamento. Com ele, a pessoa não precisa ter um e-commerce para usar o serviço”, explica Signorini.
Como funciona? Na hora de concluir a venda, o empreendedor envia um link ao seu cliente por mensagem, que escolhe a forma de pagamento pelo produto ou serviço prestado e efetiva a transação.
“É mais praticidade para o cliente, e mais segurança para quem usa”, resume.
20. Tenha um checkout transparente
Deixamos essa dica de como aumentar as vendas no e-commerce por último, mas não porque ela tenha menos importância. Ao contrário. Ela é um dos pontos essenciais para que sua loja virtual lucre mais.
O checkout é a área do site onde seus clientes vão ver o cálculo do frete, escolher a forma de pagamento e concluir a compra. Resumindo: é a “cereja do bolo” de qualquer venda virtual.
Se a sua página de pagamentos não despertar confiança, nem gerar credibilidade, é bem possível que você sofra com o “abandono de carrinho” e veja seus clientes irem embora sem fechar a compra. Para evitar este problema, seu checkout deve ser transparente.
Em outras palavras, isso quer dizer que você deve permitir que as pessoas finalizem a compra no seu e-commerce sem serem redirecionadas para um outro site ou página de pagamento fora do ambiente da sua loja virtual.
A conclusão da compra dentro do seu site gera mais segurança e uma melhor experiência para as pessoas. Oferecer um checkout transparente e seguro contribui para que sua conversão seja maior.
Para isso, você pode contar com a Cielo!
Com o Cielo Checkout, você tem uma página de pagamentos de fácil integração com seu site ou app e que pode ser personalizada com a marca e as cores do seu negócio!
E ainda é possível contar com sistema antifraude, calcular o valor do frete de forma integrada e até fazer cobrança de assinaturas com nosso pagamento recorrente!
E então, preparado para seguir essas dicas de como aumentar as vendas no e-commerce e melhorar seu faturamento?