Empreendedores conectados têm mais facilidade para vender e renda maior.
Como vender mais ou empreender usando a internet? Dá para fazer isso sem um computador? O celular pode ser um importante aliado nessa tarefa e os números mostram que já tem muita gente fazendo isso.
Feirante, personal trainer, dono de food truck, taxista, confeiteiro, vendedora de brigadeiros ou de bijuterias. Não importa seu ramo – 30% dos brasileiros que trabalham são empreendedores, ou seja, aqueles que atuam por conta própria, segundo um estudo do Instituto Locomotiva a partir dos dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).
Quer ter melhores resultados no seu negócio? Listamos 5 motivos para você empreender pela internet e aumentar suas vendas.
1) Vender em qualquer lugar
Empreendedorismo tem sido levado a sério no país. Os 26 milhões de empreendedores brasileiros movimentam perto de R$ 1 trilhão por ano em renda, mas só 35% deles têm uma loja ou escritório próprio. Ou seja, é cada vez mais comum empreender pela internet e não depender de um espaço físico. Se você se encaixa nesse perfil, sabe o quanto é importante receber pagamentos de forma digital. Além de não perder mais vendas e faturar até 30% a mais aceitando cartão, você também oferece um atendimento mais prático e seguro para o seu cliente.
2) Ter um menor custo de investimento
Montar um negócio exige custos, ainda mais quando é preciso escolher um ponto comercial. Há gastos com a adequação do espaço, aluguel e equipamentos, entre outros. Usar a internet para empreender é uma maneira de começar gastando menos. Um celular, na maioria dos casos, resolve o problema. Quem vende artesanato, por exemplo, pode fazer isso tranquilamente em casa e fazer o contato com clientes via rede sociais. As vendas também podem acontecer por ali.
3) Aproveitar a força da internet
Quem trabalha por conta própria reconhece a importância da internet: 54% dos empreendedores acessam a web, sendo que a grande maioria (87%) faz isso pelo celular. Pesquisa do Instituto Locomotiva em parceria com o Facebook indica que 90% dos empreendedores afirmam que a internet pode influenciar positivamente nas vendas.
4) Estar sempre em contato com o cliente
Um bom atendimento é um dos pilares de sucesso nas vendas. Portanto, melhorar a comunicação com seu cliente é fundamental para fidelizá-lo. O marketing digital e as redes sociais se tornaram ferramentas importantes para isso, possibilitando falar sobre ofertas e novidades de forma efetiva. A mesma sondagem aponta que, entre os empreendedores que acessam a internet para o negócio, 78% usam a web para manter contato com os clientes e 54% divulgam seu produtos e serviços por meio dela. Facebook, Instagram, Whatsapp e Google são canais importantes para quem quer se posicionar bem no mundo online.
5) Mais que dobrar a renda
Quem usa a internet e as redes sociais como aliados no dia a dia do negócio se dá bem. Empreendedores digitais ganham, em média, 151% a mais do que aqueles que não usam a internet, seja para divulgar seus produtos, seja falar com clientes e fornecedores e, claro, vender.