Melhores meios de pagamento para e-commerce! Não perca vendas em sua loja virtual
Entre todas as formas de pagamento disponíveis no e-commerce, quais são as melhores? Devo vender no crédito, no débito, quem sabe no Pix?
Ter esse tipo de dúvida é comum, mas não se preocupe: estamos aqui para ajudar.
Este conteúdo lista quais são as opções de meios de pagamento mais indicadas para o e-commerce, além de destacar a importância de diversificar na hora da cobrança.
Acompanhe até o final para entender os impactos nas vendas e atingir o maior número de clientes possível!
Quais são os principais meios de pagamento para e-commerce?
Como mencionamos na abertura do texto, é importante disponibilizar aos seus clientes os meios de pagamento que eles costumam usar.
Por isso, cartão, Pix, boleto e carteiras digitais são opções tradicionais.
Imagine um consumidor que só compra no crédito, por exemplo, mas não encontra essa possibilidade na sua loja. O que acha que vai acontecer?
Não é difícil supor que ele não vai correr atrás de outra forma de pagamento – vai procurar o mesmo produto em outra loja.
E assim, você vai perder vendas.
Além da diversidade de meios de pagamento, também é importante aceitar vendas parceladas.
Afinal, elas fazem parte da cultura de consumo no Brasil – 75% dos entrevistados pelo Datafolha afirmam que parcelam suas compras.
Vantagens de vender no crédito
As vantagens de vender no cartão de crédito são muitas.
A principal é a quantidade de clientes que você pode atingir.
Somente no primeiro trimestre de 2022, os pagamentos com cartão de crédito subiram 42,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior, chegando a incríveis R$ 235,4 bilhões movimentados.
Você não pode ficar fora desta festa, concorda?
Ainda mais que estamos falando principalmente sobre o e-commerce.
E a expansão do comércio online é apontada pela Associação Brasileira de Empresas de Cartão de Crédito (Abecs), responsável pelo levantamento citado, como uma das principais causas desse aumento no uso do crédito.
Talvez a única desvantagem é que geralmente leva até um mês para receber os valores das vendas – mas esse problema também tem solução, como veremos mais à frente.
Vantagens de vender com Pix
A grande vantagem do Pix é que se trata de uma transferência em tempo real: pagou lá, recebeu aqui.
Não tem tempo de espera, não precisa compensar e está disponível 24 horas por dia (com um limite de R$ 1 mil no horário das 22h às 6h).
Além disso, é um método de pagamento extremamente popular.
Lançado em novembro de 2020, caiu rapidamente nas graças do brasileiro graças à facilidade e gratuidade, e não para de bater recordes.
Em 5 de agosto de 2022, atingiu a marca de 90 milhões de transferências ao longo de um único dia, somando R$ 53,1 bilhões movimentados em 24 horas.
Vantagens de vender no débito
Vender no cartão de débito é bom por dois motivos principais:
- Cobra taxas mais baixas que o crédito
- Compensa mais rápido.
Geralmente, o vendedor recebe o valor no dia útil seguinte à transação.
É uma operação mais simples, garantida direto pelo banco emissor, sem envolver as bandeiras de cartão de crédito.
Vantagens de vender por boleto
Mesmo com as novidades tecnológicas, o bom e velho boleto bancário não pode ser desprezado.
Números de 2020 mostravam uma queda de 48% para 33% da preferência pelo boleto nas compras online, mas ainda se trata de uma parcela significativa – o cartão de crédito liderava a lista com 62%.
Sua principal vantagem é alcançar a população desbancarizada, ou seja, que não tem conta em banco, muito menos cartão de crédito.
A maior desvantagem é a facilidade de desistência, o que diminui as compras por impulso.
Afinal, o cliente pode escolher a compra, imprimir o boleto e, depois, decidir não pagar.
Vantagens de vender com carteiras digitais
As carteiras digitais, também chamadas de “wallets”, são um meio de pagamento recente e em crescimento.
Sua principal vantagem é a segurança, pois o cliente pode fazer a compra com o aplicativo no celular, sem precisar revelar seus dados.
Também apresenta a mesma praticidade e rapidez do Pix, por exemplo: a transação acontece em poucos segundos e o dinheiro cai na hora para o lojista.
Algumas das principais carteiras digitais no momento são PayPal, Samsung Pay, Google Pay e Apple Pay, mas há várias outras disponíveis.
O que é gateway de pagamento?
O gateway de pagamento é uma ferramenta que desempenha papel fundamental para o comércio eletrônico.
Estamos falando da plataforma que faz a integração entre a loja, as instituições financeiras e os adquirentes na hora de uma compra.
Traduzido como “porta de entrada”, o gateway realmente abre os caminhos entre diversos sistemas que precisam se encontrar para que a transação seja efetivada pela internet.
O processo envolve diferentes agentes, que são conectados em poucos segundos.
Basicamente, o cliente envia seus dados, que são criptografados pelo navegador e enviados para o adquirente.
O adquirente faz o meio de campo com a bandeira ou o banco emissor, as informações são verificadas, assim como o limite do cartão de crédito ou saldo na conta corrente (no caso do débito), e a transação é aprovada ou não.
Ao final, as informações são armazenadas nos sistemas de todos os envolvidos.
Tudo isso só é possível graças ao gateway de pagamento, que permite ainda uma série de vantagens, como segurança de dados, variedade de formas de pagamento, uma boa página de checkout, cobrança recorrente, tokenização e outras.
Sem ele, uma loja simplesmente não poderia receber pagamentos online.
O que é um adquirente?
Adquirente é um dos importantes agentes da operação que resumimos acima.
É a empresa responsável por liquidar as transações financeiras, fazendo a comunicação entre as lojas e a bandeira de cartão de crédito ou o banco emissor.
No caso do comércio físico, é quem providencia a maquininha.
A Cielo é um dos maiores adquirentes do Brasil e conta com os mais variados meios de pagamento – aceita mais de 80 bandeiras de cartão diferentes, por exemplo.
Seus serviços também são essenciais para as lojas online.
Posso vender parcelado e antecipar os valores?
Sim, é possível vender parcelado e receber à vista!
As vendas parceladas podem ser autorizadas tanto na máquina de cartão quanto no gateway de pagamento.
Normalmente, o lojista recebe as parcelas a cada mês – em uma venda no crédito à vista, leva cerca de 30 dias para receber o valor.
Pensando nisso, a Cielo sempre oferece opções para facilitar o fluxo de caixa dos seus parceiros, como a antecipação de recebíveis e a antecipação de vendas.
Qual é o melhor meio de pagamento para meu público?
O melhor meio de pagamento para e-commerce vai variar de negócio para negócio.
Como vimos até aqui, as preferências das pessoas são variadas e é preciso buscar o máximo de informações possível sobre as diferentes formas de pagamento, o mercado em que você está inserido e, principalmente, os seus clientes.
Pela ordem de preferência nacional, os melhores meios de pagamento para e-commerce em geral são:
- Cartão de crédito
- Boleto bancário
- Débito online
- Pix ou transferência bancária tradicional
- Carteiras digitais.
Então, não dá para seu e-commerce não aceitar pagamentos no cartão, por exemplo.
Normalmente, o ideal é diversificar ao máximo e aceitar todos os meios possíveis.
Mas você pode (e deve) estudar bastante o seu público e perceber que há uma preferência maior por uma ou outra opção.
Na hora de fazer seu planejamento de vendas e também ao decidir quais indicadores de vendas usará para monitorar o seu negócio, leve tudo isso em conta.
Mais uma dica: a Cielo tem ainda outras opções além dos meios de pagamento tradicionais.
Por exemplo, o pagamento por link permite que você venda online sem sequer ter um site próprio.
É só compartilhar o link e sair vendendo.
Ofereça parcelamento e eleve o ticket médio
Depois de ver tudo isso, você já sabe como escolher os melhores meios de pagamento para o seu e-commerce.
Como dica adicional, é essencial que você atente para o ticket médio da sua loja, um dos indicadores mais importantes de um negócio.
Para aumentar esse índice, uma arma eficaz é aceitar o parcelamento.
Afinal, a possibilidade de pagar em até 18x ajuda bastante no poder de compra do brasileiro, que muitas vezes não consegue fazer compras à vista.
Para isso (e muito mais), você pode contar com a Cielo.
Um desses serviços é o Unifica, que permite o controle total sobre suas vendas nas mais diversas formas e maquininhas.
Venha para a Cielo e fature muito mais!