Você está em:

Sala de Imprensa

Cielo: muito além da maquininha

Empresa promove a cultura da inovação aberta no segmento de pagamentos eletrônicos.
Publicado por Equipe Cielo

Líder em pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina, a Cielo tem na inovação aberta uma de suas principais ferramentas para fortalecer e ampliar sua posição no segmento.

Para isso, a companhia fomenta a conexão com o ecossistema de inovação para absorver soluções e produtos que acompanhem as mudanças e as necessidades de um mundo cada vez mais digital.

Se a inovação e a tecnologia sempre foram intrínsecas ao DNA Cielo, a aceleração se acentuou ainda mais a partir da pandemia da Covid-19, momento em que os mercados e consumidores precisaram adotar soluções digitais para fazerem negócios.

Por meio da metodologia de trabalho Cielo Digital, colocamos a inovação como responsabilidade de toda a organização, através de cinco elementos:

  • Digital fim a fim – tomada de decisão em tempo real e de forma automática, com a digitalização de processos;
  • Cliente no centro – foco no cliente e no processo de criação de produtos e serviços;
  • Agilidade em escala – times com responsabilidade total sobre a entrega, com interação contínua e testes com clientes, bem como incorporação de feedbacks;
  • Decisões baseadas em dados – utilização constante de dados para a tomada de decisões;
  • Uso intensivo de novas tecnologias – adoção das mais recentes tecnologias no desenho de experiências do cliente.

A Cielo conta também com um Fórum de Inovação, que tem o objetivo de assessorar a Diretoria Executiva e o Conselho de Administração nas atividades relacionadas ao tema, zelando pelos seus objetivos sociais e valores, em coerência com os princípios básicos de governança corporativa.

Inovação aberta

Para impulsionar esse tema em nosso negócio, a Cielo conta com o Garagem, um hub de inovação estruturado para descobrir, testar e implementar novas soluções. A área trabalha de maneira colaborativa, com o intuito de disseminar a cultura de inovação para toda a companhia.

A inovação aberta é uma das principais frentes de atuação do Garagem, funcionando como um dos pilares fundamentais da Cielo para acelerar as entregas, gerar novas receitas e reduzir custos.

O Garagem se relaciona com mais de 250 startups e novos negócios de diversos segmentos, realizando várias iniciativas que abrem as portas da empresa para parcerias e novas visões colaborativas, tais como:

  • Participação no LIFT: a Cielo é a única representante do mercado de adquirência no Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT). Promovido pelo Banco Central do Brasil (Bacen), o LIFT visa promover protótipos de soluções com foco na modernização para o Sistema Financeiro Nacional (SFN, tendo a inovação com benefício à sociedade como critério principal de aceitação dos projetos. Em 2021, a empresa mentorou duas startups: a Klavi (plataforma de open banking para todos) e a Plific (soluções financeiras voltadas a entregadores e motoristas de aplicativos).
  • Programa de Mentoria para startups: as startups selecionadas entre as inscritas no Programa são mentoradas por profissionais da Cielo, compartilhando desafios com as lideranças da empresa e recebendo orientações e inputs para melhorias em seus modelos de negócios, na atuação no mercado e nos fluxos e processos internos.
  • Programa de Aceleração com startups: em parceria, as startups e a Cielo trabalham de forma colaborativa no desenvolvimento de soluções para os desafios estratégicos da empresa. Assim, a companhia ganha agilidade na resolução de necessidades enquanto as startups, por sua vez, ganham escalabilidade.
  • Realização e participação em eventos de inovação aberta.

A parceria com as startups não só tem colocado a Cielo como uma referência no ecossistema de inovação, como também vem rendendo soluções que evidenciam o valor da inovação na empresa. Conheça os principais cases desenvolvidos de forma colaborativa:

Piloto de Pagamento por Reconhecimento Facial

A Cielo foi a primeira adquirente no Brasil a oferecer, de fato, o pagamento com a utilização do reconhecimento facial. Essa solução inovadora permite que os pagamentos sejam feitos totalmente sem contato.

Através de um cadastro prévio de seu rosto e de seu cartão de crédito no app da Payface, o consumidor pode fazer uma compra na loja e concluir a transação fazendo apenas o “escaneamento do seu rosto”.

Este processo é totalmente seguro, pois utiliza a tecnologia liveness, na qual o rosto é registrado em movimento e não pode ser fraudado com fotos dos usuários. A tecnologia permite também que o cliente seja reconhecido mesmo usando máscara. O pagamento é processado pela Cielo, que foi a responsável por cocriar o modelo dentro do Garagem, em parceria com a Drogaria Iguatemi e a Payface.

Parceria com a Ambev

Em 2020, a Cielo fechou um acordo com a Ambev para se tornar a plataforma white label do grupo e disponibilizar a nossa infraestrutura para ser utilizada pelo cliente sob a sua marca.

Para implementar o projeto, foi desenvolvida uma parceria com a Donus, startup da Z-Tech (braço de inovação da Ambev) e que funciona como um hub de tecnologia focado em pequenos e médios empreendedores no ramo das cervejarias.

A parceria viabilizou a oferta de uma solução integrada aos pontos de venda para recebimento de pagamentos, incluindo credenciamento, extrato, atendimentos presencial e remoto e logística, estreitando o relacionamento com mais de seis milhões de pequenos negócios de bebidas.

Parceria com a LIUV ​​​​​​​

Já em 2021, a Cielo estabeleceu uma parceria com a LIUV, foodtech que oferece soluções inovadoras para bares e restaurantes, disponibilizando soluções digitais para cada tipo de operação dentro dos estabelecimentos.

A parceria incluiu um aporte de R$ 9 milhões da Cielo na startup, com objetivo de expandir o serviço de cardápio digital e o pedido online, além do pagamento de comanda e compra de fichas via aplicativo ou QR code.

Além de realizar pedidos e permitir que estes sejam pagos rapidamente e sem contato usando o smartphone, a solução agiliza o atendimento nos estabelecimentos e proporciona uma experiência de pagamentos mais ágil e agradável para os clientes.

 Sobre a Cielo

Somos mais que uma máquina, somos uma empresa de tecnologia e serviços para o varejo e lideramos o segmento de pagamentos eletrônicos na América Latina. Em 2021, capturamos em nossas plataformas 6,8 bilhões de transações e R$ 713,4 bilhões em volume financeiro. O nosso propósito é de simplificar e impulsionar negócio para todos e assumirmos o compromisso de transformar a vida de milhões de pessoas que empreendem ou que desejam entrar nesse universo. Nós acreditamos que a ponta de pagamento é a porta de entrada para diversos serviços inteligentes e conectados entre si: oferecemos um portfólio de soluções para atender às necessidades dos nossos mais de 1,2 milhão de clientes, desde os empreendedores individuais até os grandes varejistas espalhados por todo o país. Além de uma estrutura que mantém os negócios em movimento, com tecnologia de ponta, logística eficiente e os mais rígidos padrões de segurança, provocamos o mercado a evoluir. Inquietos, somos máquina, internet, celular e o que mais vier. Acreditamos que nenhum negócio nasceu para ficar parado e a nossa vocação é despertar essa mesma inquietude em cada um dos nossos clientes.

Caso queira mais informações sobre a Cielo ou tenha demandas específicas como entrevistas ou informações para alguma pauta, entre em contato conosco:

Comunicação Corporativa Cielo

comunicacaocorporativa@cielo.com.br

Mídia Kit Cielo

Acesse nossos materiais de marca para apoio de conteúdos visuais. Encontre logos, imagens, guias e muito mais.
Confira aqui

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288