Pesquisa Cielo: mais de 60% dos varejistas acreditam que vão faturar mais na Black Friday 2024
A Cielo, em parceria com a Expertise, ouviu 201 lojistas de todo o Brasil para entender as impressões e expectativas do Varejo em relação à Black Friday 2024
Aguardada por consumidores e varejistas, a data promocional se consolidou como uma das principais datas do calendário comercial brasileiro.
Entre as pessoas ouvidas na pesquisa, 63% atuam exclusivamente com vendas presenciais; 4% estão presentes apenas no e-commerce; e 33% trabalham com as duas modalidades de comércio.
Conheça os destaques do levantamento!
Metodologia da pesquisa
A Pesquisa Cielo sobre a Black Friday foi realizada utilizando o método quantitativo, no período de 04 a 11 de setembro de 2024.
Foram entrevistadas 201 pessoas, de todas as regiões do país, e que são proprietárias ou responsáveis pelo relacionamento com as credenciadoras de cartão no estabelecimento comercial que atuam.
Todas trabalham com cartões de crédito e débito.
A pesquisa tem margem de erro máxima de 6,9 pontos percentuais.
Expectativas do Varejo para a Black Friday 2024
De acordo com o estudo, comerciantes estão otimistas em relação à performance na Black Friday deste ano.
Mais de 60% das pessoas participantes da pesquisa encomendada pela Cielo acreditam que vão vender mais do que na Black Friday 2023:
- 30% avaliam que o aumento nas vendas será superior a 20%.
- 31% esperam vender 10% a mais do que na Black Friday do ano passado.
- Outros 34% calculam um acréscimo entre 5% e 10% no faturamento das vendas.
Lojistas apontam Pix e cartão de crédito como as principais forma de pagamento para a Black Friday
O Pix e o e cartão de crédito são citados como as formas de pagamento que deverão apresentar o maior crescimento na data:
- 65% dos varejistas que participaram da pesquisa espera vender mais com Pix; 44% acreditam em aumento de vendas com cartões de crédito e 40%, através do crédito parcelado.
- Além disso, estes lojistas consideram estas duas formas de pagamento como as opções mais seguras e importantes para a Black Friday.
“O otimismo dos comerciantes é um ótimo sinal para o Varejo brasileiro e posiciona, mais uma vez, a Black Friday entre as principais datas do comércio”, diz Estanislau Bassols, presidente da Cielo.
“Além de aumentar vendas e movimentar estoques, a data ainda tem uma importância estratégica: quase 60% dos varejistas consideram a Black Friday como um aquecimento para as vendas do final do ano”.
Descontos e incentivos fazem parte da estratégia para vender mais na Black Friday
Mais de 80% dos participantes da pesquisa pretendem dar descontos durante a Black Friday:
- Entre estas pessoas, 77% começam a oferecer descontos com pelo menos uma semana de antecedência em relação à data, que este ano cai no dia 29 de novembro.
- O restante foca em promoções realizadas na última sexta-feira de novembro.
Outro destaque da pesquisa é que quase 60% dos lojistas pretendem incentivar o uso de alguma forma de pagamento em especial:
- Entre estes, 80% pretendem oferecer descontos ou vantagens para os pagamentos feitos com Pix.
- 66% pretendem beneficiar os pagamentos em dinheiro em espécie.
Maior parte dos estabelecimentos comerciais começa a se preparar com antecedência para a Black Friday
A pesquisa Cielo sobre a Black Friday 2024 aponta ainda que 78% dos estabelecimentos se preparam com alguma antecedência para a ocasião.
- Deste total, 41% começam a se preparar menos de um mês antes da data.
- Outros 33% iniciam o planejamento com um a três meses de antecedência.
- Apenas 4% começam a se preparar mais de três meses antes da Black Friday.
Estoque parado é o principal receio entre varejistas para a Black Friday 2024
Mesmo em meio ao otimismo e às oportunidades de alavancar o faturamento, varejistas também se preocupam com eventuais riscos da Black Friday:
- O maior receio é o de não vender o suficiente e ficar com o estoque parado, temor mencionado por um quarto das pessoas que participaram da pesquisa.
- 24% têm preocupação em não atingir a meta de vendas.
- Outros 21% se preocupam com a perda de vendas.
- E, para 18%, o grande receio são as fraudes e golpes contra lojistas, além de não receber o valor de uma compra efetuada (chargeback).
Disponibilidade dos sistemas no aumento de demanda também está no radar dos estabelecimentos
Ao mesmo tempo, cerca de 15% dos varejistas apontam a garantia de estabilidade dos sistemas como o serviço mais relevante que a sua credenciadora pode oferecer durante a Black Friday.
Outros 13% mencionam a importância das ações antifraude.
Ciente da importância da Black Friday, Estanis Bassols destaca como a Cielo se prepara para a data com grande antecedência:
“Realizamos testes para garantir que tudo corra bem para os nossos clientes e oferecemos soluções apropriadas para cada tipo de negócio em um ambiente seguro de transações ágeis”, afirma o executivo.
“São nestes momentos de alta de vendas que a experiência, segurança e praticidade da Cielo entram em jogo para ajudar o lojista”, completa ele.
Loja física é destaque como canal de vendas. Já as redes sociais se destacam como canal de divulgação para a Black Friday 2024
Para 61% dos participantes da Pesquisa Cielo sobre a Black Friday 2024, a loja física é o principal canal de vendas para a data.
Cerca de 16% esperam vender mais pelo WhatsApp durante a Black Friday, e 9% pelas redes sociais.
Já as redes sociais (55%) e o WhatsApp (17%) são os principais canais de divulgação de promoções dos estabelecimentos.
O próprio ponto físico da loja foi mencionado por 15% dos entrevistados como um canal importante para divulgar as ofertas.
ICVA traz dados do histórico de vendas em edições anteriores da Black Friday
Nos últimos anos, o desempenho do Varejo na Black Friday tem se mostrado consistente.
De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o faturamento da Black Friday em 2023 foi 2,1% maior em comparação ao ano anterior.
O destaque foi o e-commerce, com alta de 14,1%. Já as lojas físicas registraram alta de 0,7%.
Na Black Friday 2022, o e-commerce teve salto ainda maior em relação a 2021, com um crescimento de 21,1% nas vendas.
Na ocasião, o comércio físico teve alta de 5,4%, enquanto o faturamento em geral na data foi 6,9% maior.
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