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Índice ICVA

Dia dos Namorados: ICVA aponta alta de 0,3% nas vendas

Dados indicam que, em vez de presentes, as pessoas deram preferência a comemorar a data vivendo experiências como ir a bares e restaurantes.
Publicado por Equipe Cielo

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que as vendas para o Dia dos Namorados, apuradas entre os dias 6 e 12 de junho, cresceram 0,3%, em comparação com igual período de 2022.

No Varejo presencial, o crescimento de vendas nas lojas físicas foi de 0,9%. Já no e-commerce, foi registrada uma retração de 6,2% nas vendas.

Vendas no Dias dos Namorados: veja os destaques positivos e negativos entre os setores

Supermercados & Hipermercados e Bares & Restaurantes foram os segmentos que mais cresceram no período relacionado ao Dia dos Namorados, apresentando aumento de 10,1% e 6,7% nas vendas, respectivamente.

Entre os chamados setores presenteáveis, destaque para Cosméticos & Higiene Pessoal (alta de 4,1%) e Varejo Alimentício Especializado (alta de 3%). Neste último setor, estão incluídos segmentos como confeitarias, docerias, padarias e lojas de bebidas.

Por outro lado, Turismo & Transporte foi o setor que mais puxou o desempenho do Varejo para baixo, com retração de 9,8%.

Já entre os setores presenteáveis, a maior queda foi de Vestuário & Artigos Esportivos, com retração de 3,2%.

Óticas & Joalheiras e Móveis, Eletro & Depto apresentaram pouca variação em relação ao ano passado. Enquanto o primeiro cresceu 0,4%, o segundo caiu 0,6%.

“Apesar de ser uma data comemorativa marcada pela troca de presentes, este ano não houve diferença significativa nos resultados dos setores presenteáveis e dos demais setores analisados. No entanto é possível inferir que muitas pessoas preferiram ir a bares e restaurantes em vez de gastar com a compra de presentes”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Cielo.

Sul e Sudeste tiveram melhor desempenho entre as regiões

Considerando apenas o Varejo presencial, as vendas nas regiões Sul e Sudeste cresceram 2,5% e 2,1%, respectivamente.

As outras três regiões registraram queda:

  • Nordeste: queda de 3,6%;
  • Centro-Oeste: queda de 0,8%;
  • Norte: queda de 0,3%.

Entre os estados, o Rio de Janeiro foi o que mais cresceu: alta de 3,8%.

Em seguida, aparecem:

  • Santa Catarina: alta de 3,2%
  • Minas Gerais: alta de 2,3%;
  • Paraná: alta de 2,3%;
  • Rio Grande do Sul: alta de 2,1%;
  • São Paulo: alta de 1,5%.

Já entre os estados que apresentaram retenção, a Bahia registrou a maior queda, com 7,9%.

Na sequência, vieram:

  • Amazonas: queda de 5,3%;
  • Ceará: queda de 4,3%;
  • Pernambuco: queda de 3,9%;
  • Pará: queda de 3,4%;
  • Distrito Federal: queda de 2,5%.

O que é o ICVA – Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA)

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por mais de 1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência de Mercado da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Inteligência de Mercado da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Esse índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o que é o ICVA

ICVA Nominal: indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.

ICVA Deflacionado: ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário: ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.

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