Você está em:

Índice ICVA

ICVA mostra alta de 4,9% nas vendas para o Dia dos Namorados 2024

Com salto de 15,5%. e-commerce foi destaque na data. Já o comércio físico teve crescimento de 4,1%.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedor observa os dados do ICVA Cielo no tablet

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que as vendas para o Dia dos Namorados, apuradas entre os dias 6 e 12 de junho de 2024, cresceram 4,9% em comparação ao mesmo período de 2023.

O Varejo presencial cresceu 4,1% na data comemorativa.

Já o e-commerce apresentou um aumento ainda maior nas vendas, com alta de 15,5% no faturamento.

Óticas & Joalherias foi o segmento que mais cresceu no período, com variação de 19,1%.

Outros setores que apresentaram desempenho positivo foram:

  • Móveis, Eletro & Depto: alta de 12,3%
  • Cosméticos & Higiene Pessoal: alta de 9,6%
  • Turismo & Transporte: alta de 6,5%
  • Supermercados & Hipermercados: alta de 5%
  • Varejo Alimentício Especializado: alta de 4,3%

De acordo com Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, o calendário deste ano favoreceu o resultado:

“No ano passado, houve um feriado bem próximo ao Dia dos Namorados, o que geralmente leva ao fechamento de parte do comércio. Em 2024 a situação não se repetiu, ajudando as vendas”, afirma.

Sul e Nordeste se destacam nas vendas

Levando-se em conta apenas o Varejo presencial, as vendas nas regiões Sul e Nordeste cresceram 5,1% e 5%, respectivamente.

Na sequência, estão:

  • Norte: alta de 4,4%
  • Centro-Oeste: alta de 3,8%
  • Sudeste: alta de 3,7%.

Todas as unidades federativas apresentaram crescimento.

A maior variação entre os estados foi do Rio Grande do Sul, com 11,4%. Em seguida, as principais altas foram:

  • Pará: alta de 6,4%
  • Bahia: alta de 5,3%
  • Rio de Janeiro: alta de 5%
  • Distrito Federal: alta de 4,9%
  • Minas Gerais: alta de 4,3%

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por mais de 820 mil clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA

Veja também:


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288