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Índice ICVA

Dia das Crianças 2023: crescimento das vendas na data é de 1,1%, segundo o ICVA

Com 5,5% de aumento, vendas online se destacam nesta data comemorativa.
Publicado por Equipe Cielo

De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o Varejo teve alta de 1,1% na semana do Dia das Crianças 2023.

As lojas físicas registraram um crescimento de 0,7% nas vendas. Já no e-commerce, o aumento registrado foi de 5,5%.

O ICVA considerou o desempenho do comércio no período de 06 a 12 de outubro deste ano em comparação com o mesmo período em 2022.

Mesmo não sendo um dos setores tradicionalmente mais impactados pelo Dia das Crianças, o segmento de Turismo & Transportes obteve destaque com uma alta de 9,8% nas vendas.

Por outro lado, o segmento de Alimentação – Bares & Restaurantes apresentou uma retração de 12,7% no período.

Confira os principais resultados da visão setorial do ICVA do Dia das Crianças 2023:

  • Turismo & Transporte: alta de 9,8%
  • Recreação & Lazer: alta de 6,5%
  • Móveis, Eletro & Departamento: alta de 3,3%
  • Outros setores: 1,6%
  • Vestuário & Artigos Esportivos: queda de 3,3%
  • Brinquedos: queda de 4,7%
  • Alimentação – Bares & Restaurantes: queda de 12,7%

“O resultado do Varejo no Dia das Crianças indica que as famílias aproveitaram o feriado prolongado para viajar. O crescimento significativo do faturamento no e-commerce, por exemplo, foi influenciado principalmente pelo setor de Turismo e Transporte”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Cielo.

“Parte deste fenômeno pode ser explicado pelo fato do feriado ter caído em uma quarta-feira, em 2022. Ou seja, não houve grande apelo para realização de viagens”, completou.

Com melhores desempenhos, Norte e Sul se destacam entre as regiões no Dia das Crianças 2023

Já na avaliação regional, o ICVA aponta que as regiões Sul e Norte tiveram a maior alta no Dia das Crianças.

Veja o desempenho de todas as regiões do país nesta data comemorativa:

  • Sul: alta de 1,6%
  • Norte: alta de 1,5%
  • Centro-Oeste: alta de 1,1%
  • Nordeste: alta de 0,5%
  • Sudeste: alta de 0,3%

Entre os estados, Maranhão foi o destaque, alcançando 6,4% de crescimento.

Confira os cincos melhores desempenhos estaduais nas vendas para o Dia das Crianças:

  • Maranhão: alta de 6,4%
  • Mato Grosso do Sul: alta de 5,8%
  • Rio Grande do Sul: alta de 3,3%
  • Amazonas: alta de 3,3%
  • Minas Gerais: alta de 3%

O que é o ICVA – Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA)

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por mais de 1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência de Mercado da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Inteligência de Mercado da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Esse índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o que é o ICVA

ICVA Nominal: indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.

ICVA Deflacionado: ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário: ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.

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