Falar desse tema, para muitos empreendedores, ainda é sinônimo de despesa. Essa visão precisa ser revista, principalmente no contexto atual, em que o mercado vive uma situação atípica de transição quase completa para o mundo digital. E saber como fazer um plano de marketing torna-se algo essencial para o sucesso do seu negócio.
Essa nova fase fez com que empresas que rapidamente se adaptaram aumentassem a sua participação. Ao mesmo tempo, essa digitalização criou um ambiente propício para que os negócios que conseguem se diferenciar e atender às novas demandas se sobressaiam em relação aos demais.
O marketing é uma área muito relevante para qualquer empresa. Ele é o responsável pela realização de análises de contexto, atração de clientes, estruturação de planos voltados para o desenvolvimento e evolução dos negócios.
Mas antes de elaborar um bom plano de marketing, é necessário conhecê-lo mais a fundo, desde seu objetivo até a sua estrutura. Para te ajudar nesse desafio, trouxemos um conteúdo completo sobre as principais características dessa ferramenta e como você pode aplicá-la no seu negócio. Confira abaixo!
Afinal, como fazer um plano de marketing?
Não é preciso dizer que ele trata-se de uma ferramenta de gestão essencial para o negócio, certo?
Mas você também precisa saber o que é plano de marketing e que ele possui inúmeras funções baseadas em análises de mercado: identificação de tendências, acompanhamento de mudanças, definição de metas e, por fim, a ampliação da competitividade do negócio.
E tudo isso é feito por meio de uma construção em etapas, que envolve planejamento, implementação, avaliação e controle. Vamos conhecer cada uma delas e ver como fazer um plano de marketing?
Planejamento
Na primeira etapa é realizada a coleta e tratamento de informações de mercado relevantes, tanto por fontes primárias quanto secundárias, para posterior análise e utilização do processo de tomada de decisão.
Quando falamos em mercado, ele pode ser dividido em três segmentos: consumidor, fornecedor e concorrente.
O primeiro envolve os clientes propriamente ditos e o que posso oferecer para eles. Já o mercado de fornecedores trata das empresas que busco para adquirir os produtos e serviços básicos para o meu negócio, suas condições de atendimento e preço. Por fim, o concorrente, como o próprio nome já diz, estuda a concorrência presente no meu segmento de atuação.
E para avaliar esse mercado, utiliza-se uma ferramenta bastante conhecida: a análise de ambiente, uma matriz que aborda o ambiente interno, ou seja, a empresa como um todo, por meio das forças e fraquezas.
No ambiente externo, essa análise identifica oportunidades e ameaças que se manifestam fora da empresa, mas podem impactar diretamente as atividades desenvolvidas.
Com base nas informações obtidas por meio dessa análise, é possível definir a marca, determinar de forma assertiva o público-alvo, o posicionamento de mercado da empresa, a definição de objetivos e metas a serem atingidos e de marketing.
Assim como um planejamento de vendas, esse não deve ser ignorado se quiser obter bons resultados.
Implementação
Ao pesquisar sobre como fazer um plano de marketing, a segunda etapa envolve a execução das estratégias traçadas ao longo do processo de planejamento, ou seja, quais serão as ações realizadas, o período em que isso irá ocorrer, como será feito, o responsável e quais são os custos envolvidos no processo, caso existam.
Mas não se esqueça: sejam os custos baixos ou inexistentes, o planejamento deve existir da mesma forma, uma vez que toda ação realizada no ambiente da empresa deve trazer um resultado efetivo.
Avaliação e controle
Por fim, para saber como fazer um plano de marketing, vem a avaliação dos resultados, algo básico para qualquer estratégia que seja criada e implementada em uma empresa.
Isso pode ser feito tanto por meio do acompanhamento dos retornos obtidos e sua comparação com as metas estabelecidas na etapa de planejamento, quanto através de relatórios específicos para cada ação, por exemplo.
Tipos de planos de marketing
Após entender como fazer um plano de marketing, é válido dizer que existem alguns tipos distintos. Por isso, é importante entender o que cada um oferece. Desta forma, você conseguirá os resultados certos.
Por estratégia
Um dos exemplos de plano de marketing que pode ser aplicado na sua empresa é por estratégia. Ele é mais objetivo, já que foca em um ponto específico.
Porém, este não pode deixar de estar vinculado ao plano estratégico, pois é ele que irá fazer a orientação dos passos a serem dados. Este é indicado para empresas maiores.
Existem alguns exemplos quando for considerar como fazer um plano de marketing:
- para Redes Sociais;
- de Conteúdo;
- endomarketing, dentre outros.
Por níveis
O plano de marketing de uma empresa pode ser dividido em algumas partes para que seja mais eficiente, da mesma forma que separamos um geral. A divisão pode ser feita em: planejamento operacional, tático e estratégico, sendo o último um pouco mais amplo, já que ele irá traçar detalhes sobre os objetivos a longo prazo.
O plano tático é o detalhamento das estratégias que foram definidas no planejamento. Já o operacional define o que será feito no dia a dia.
Ao ler sobre o que é plano de marketing, é importante levar em conta que a orientação é sempre trabalhar com etapas. Assim, será mais fácil chegar ao objetivo.
Por campanhas
O plano de marketing pensado em uma campanha específica, normalmente, está na parte operacional. São trabalhos de prazo pequeno e precisam ter objetividade para que as ações sejam executadas de forma simples. Por exemplo:
- plano de marketing de Lançamento de serviço ou produto;
- de Black Friday;
- do Dia das Mães, dentre outros.
Estes exemplos de plano de marketing não podem estar vinculados aos táticos e estratégicos. É algo pontual. Então, a meta daquela ação, se for, por exemplo, aumentar as vendas em 15%, ela deve ser batida dentro daquela campanha.
E agora que você já conhece a estrutura e sabe a teoria sobre como fazer um plano de marketing para o seu negócio, comece o seu planejamento aplicando tudo o que aprendeu.
Lembre-se: seja para o pequeno, seja para o grande, planejamento é essencial e constitui a base para a conquista de grandes resultados.