16 boas ideias de negócios que faltam no Brasil
Conhecer negócios que faltam no Brasil é importante para quem está pensando em começar o seu próprio empreendimento. Afinal, essas ideias representam espaços que podem ser ocupados por empresas competentes.
É claro que não se trata de sucesso garantido, mas há uma demanda por esses modelos em boa parte do país, o que significa boas oportunidades. Por isso, vamos apresentar nesse artigo 16 ideias de negócios que faltam no Brasil e, ao final, compartilhar dicas para você se dar bem no empreendedorismo.
Leia até o fim!
16 negócios que faltam no Brasil
Confira agora nossas 16 dicas de negócios que faltam no Brasil e inspire-se para montar seu empreendimento.
1. Aluguel de roupas, sapatos e acessórios
É comum precisar de uma roupa de gala específica, como um terno ou um vestido, para uma determinada ocasião. Nesse caso, nem sempre vale a pena comprar, se for para usar só uma vez. E o caso vale para sapatos e outros acessórios, como chapéus, pulseiras e até relógios de pulso. Oferecer esses itens por aluguel pode ser uma boa alternativa se você pretende abrir um pequeno negócio.
2. Loja de roupas inclusivas
Pais e mães podem se preocupar em evitar roupas que evidenciem o gênero, por acreditarem que esta deve ser uma escolha da própria criança no futuro. Concordando ou não com a ideia, é fato que se trata de um mercado a ser explorado. Você pode apostar na venda de roupas inclusivas, que não indiquem necessariamente se quem está usando é um menino ou uma menina.
3. Oficina automotiva
Os altos preços dos carros novos têm levado muitos consumidores a optarem por veículos usados, e acabarem precisando de serviços de reparo com maior frequência.
Por isso, mesmo que haja muitas oficinas, dependendo da região onde você mora, pode valer a pena abrir um estabelecimento especializado em reparos de automóveis. Este é, sem dúvida, um negócio que dá lucro em cidades pequenas, especialmente se for próximo a uma rodovia.
4. Aluguel de motorhome
Esse mercado pode ser interessante e, embora seja um dos negócios que faltam no Brasil, tem resultados impressionantes em outros países. Segundo estimativa da Mordor Intelligence, o setor deve movimentar até US$ 18,58 bilhões até 2028 no mundo. Afinal, uma viagem em um motorhome pode ser inesquecível, mas poucas pessoas estariam dispostas a investir em um veículo desse porte.
5. Loja de produtos de limpeza
Esse é um dos negócios que faltam no Brasil que você pode abrir em sua casa. Há uma demanda de consumidores que procuram alternativas a produtos industrializados, por causa do impacto ambiental ou de suas propriedades tóxicas. É possível fabricar detergentes, desengordurantes e desinfetantes a partir de produtos naturais, como limão, vinagre e eucalipto, seguindo várias receitas à disposição na internet.
6. Sabão e sabonete artesanal
Também é possível fabricar sabão e sabonete de forma caseira. O sabão pode ser fabricado a partir da soda cáustica dissolvida em água quente, com óleo de cozinha usado e coado. O sabonete pode ser um pouco mais complicado, pois você vai precisar de uma base glicerinada. Uma alternativa para segmentar bem seu negócio é usar uma base glicerinada de origem vegetal para produzir sabonetes veganos.
7. Sais de banho
Sais de banho têm baixo custo de fabricação e podem ser vendidos a bons preços, garantindo assim uma margem de lucro bem interessante. É possível fazer uma receita simples com sal iodado fino, chá de sulfato de magnésio e ervas desidratadas ou usar sal de Epsom e acrescentar óleos essenciais.
Uma boa prática nesses casos é personalizar a fabricação conforme as preferências de clientes, agregando valor a seus produtos.
8. Pet shop online
Vender produtos para animais pela internet pode render bons resultados, já que os pets estão sempre em alta no país. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Pets (Abinpet), o Brasil tem mais de 167 milhões de bichos de estimação, sendo 67,8 milhões de cães e 33,6 milhões de gatos. Além disso, existem muitas boas opções de fornecedores disponíveis, o que pode facilitar o seu trabalho.
9. Chef particular
Você pode já ter ouvido falar em pessoas que fazem pizza ou sushi na casa dos clientes, mas que tal variar seu cardápio? Seja qual for a especialidade, ofereça esse serviço e você vai perceber como a procura vai ser alta. Esse tipo de iniciativa pode dar lucro em cidades grandes, onde há bastante demanda de pessoas com pouco tempo disponível e que podem procurar chefs particulares para receber convidados.
10. Comida para restrições alimentares
E por falar em negócios no ramo de alimentação, existe uma demanda cada vez maior por comida para quem tem restrições alimentares. O público vegano e vegetariano é o mais conhecido, que já conta com uma certa variedade de opções.
Porém, há outras restrições causadas por motivos de saúde, como a intolerância à lactose e a doença celíaca, que impede pessoas de ingerirem glúten. Você pode encontrar facilmente na internet receitas deliciosas que podem atrair todos esses públicos. Investir em comida caseira é uma boa ideia para começar o seu próprio empreendimento com pouco dinheiro, até mesmo R$ 5 mil ou menos.
11. Comércios temáticos
Existem algumas opções de lanchonetes e restaurantes temáticos, com comida típica de diversos locais. Porém, é preciso salientar que a gastronomia não é a única particularidade de um país. Hoje em dia, é bem fácil fazer importações de alguns produtos que fazem sucesso em determinado país ou região. Mas não se esqueça de criar um ambiente envolvente relacionado à cultura em questão.
12. Equipamentos para horta indoor
Essa alternativa requer um certo investimento em tecnologia e conhecimento em botânica: a oferta de equipamentos para que clientes tenham uma horta dentro de casa.
Uma boa inspiração é a startup francesa Prêt à Pousser, que fez sucesso com a oferta de cápsulas com sementes e adubo de vegetais e ervas. Nesse caso, o pacote inclui ainda um aparelho que emite uma quantidade de luz certa para substituir a exposição ao sol. Porém, você pode substituir esse dispositivo por um conteúdo informativo sobre o cultivo indoor que acompanhe o kit.
13. Escape room
Se você tem um imóvel adequado, pode criar jogos chamados escape rooms. Embora sejam populares em vários países, essas salas estão entre os negócios que faltam no Brasil. As pessoas ficam trancadas em uma sala cheia de objetos e precisam procurar pistas para conseguir sair. Tenha criatividade ao bolar um tema interessante e charadas que deixem as pessoas que visitarem o local intrigadas.
14. Consultoria para cuidar de crianças
A maternidade e a paternidade podem ser altamente desafiadoras, e muitas pessoas se sentem inseguras quando esperam seu primeiro bebê. Qualquer pessoa que convive ou já conviveu com crianças sabe que essa preocupação é válida, pois existem muitos cuidados a serem tomados.
Por isso, aproveite para oferecer uma consultoria para ensinar mães e pais de primeira viagem a evitarem acidentes e criarem suas crianças sem sobressaltos.
15. Buy one, give one
Esse modelo já existe em vários países, mas ainda é um dos negócios que faltam no Brasil. Em português, “buy one, give one” significa “compre um, dê um”. O funcionamento é simples: a cada compra, um produto igual é doado para alguma instituição de caridade que cuida de pessoas necessitadas.
Portanto, é só fazer uma parceria com uma entidade confiável e dividir seu estoque. De preferência, trabalhe com materiais de primeira necessidade, como alimentos, roupas, acessórios e materiais escolares.
16. Loja automatizada
Esse modelo de negócios é bastante moderno e vai exigir investimento em equipamentos modernos de venda, mas o hype poderá fazer valer a pena.
As lojas automatizadas são estabelecimentos no modelo da Amazon nos Estados Unidos, em que o consumidor só precisa pegar os produtos e passar pela porta. Assim, com sensores e a tecnologia de biometria, o pagamento é registrado automaticamente. Se toda essa tecnologia for inviável, você pode substituir a biometria por tokens de autoatendimento, como os que já existem em supermercados.
Como começar um negócio no Brasil?
Como vimos na nossa lista de 16 negócios que faltam no Brasil, existem muitas oportunidades para começar um empreendimento e conseguir ótimos resultados.
Para isso, é preciso seguir estas dicas:
- Faça uma análise do mercado: embora esses exemplos que demos tenham alto potencial, é preciso se certificar de que o modelo que você escolher tem uma demanda e a concorrência não é muito alta
- Crie seu plano de negócio: inclua no planejamento todos os detalhes da sua operação, incluindo estratégias para atrair e fidelizar clientes, custos e despesas
- Regularize sua situação: informe-se sobre as exigências legais para o modelo de empresa escolhido, com a ajuda de um contador se for preciso, e os documentos necessários para começar a trabalhar
- Procure bons fornecedores: seja para matéria-prima ou o produto em si, é preciso encontrar opções confiáveis, com preços atrativos e sem abrir mão da qualidade
- Use a internet a seu favor: mesmo se o seu modelo for mais físico, a internet é uma arma poderosa para divulgação, portanto aposte nas redes sociais e apps de mensagem para se conectar aos consumidores
- Varie as formas de pagamento: dê ao consumidor a oportunidade de escolher como pagar, apresentando os meios mais modernos usando um sistema eficiente para evitar qualquer transtorno.
A Cielo conta com soluções modernas para fazer cobranças pela internet e as melhores maquininhas do mercado para negócios presenciais.