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Dicas e Histórias de Sucesso

Principais desafios do empreendedorismo na moda. Veja como investir no segmento

É por isso que vamos falar sobre os principais desafios do empreendedorismo na moda para quem deseja começar nesse ramo.
Publicado por Equipe Cielo

Quando falamos em iniciar um negócio, surgem dúvidas sobre os mais diversos assuntos. E saber mais sobre a área que você vai investir torna-se primordial. É por isso que vamos falar sobre os principais desafios do empreendedorismo na moda para quem deseja começar nesse ramo.

Para começar, você sabe quais são os setores de moda? Pois é tudo muito amplo.

A boa notícia é que organizações como o Sebrae disponibilizam conteúdos e consultorias que ajudam muito quem está começando. Tudo isso é de extrema importância, mas algumas questões exigem algo a mais: a experiência.

Conhecer histórias de quem já está na luta de todo dia há algum tempo pode ajudar a entender essa realidade. Mais do que isso, nos mostra que diariamente surgem oportunidades e é necessário saber aproveitá-las.

Por isso, para você que está pensando em investir no segmento de moda, hoje temos uma convidada especial. Conversamos com Mariana, dona da loja Lia Franco Shoes e sócia das lojas Lia Franco, em Araguari – MG. Ela nos contou um pouco sobre o seu negócio e deu dicas para quem quer entrar nesse mercado. Confira!

Quais são os setores de moda?

Antes de falarmos sobre o tema principal desse texto e citarmos quais são os principais desafios do empreendedorismo na moda, vale lembrar o que engloba essa área (para ver se você realmente se encaixa nela).

Existem diversos setores de moda que podem ser explorados pelos empreendedores.

Isso quer dizer que você pode escolher qual tem mais afinidade, partindo das suas habilidades e, com isso, ter sucesso no negócio. Quais são os setores de moda? Veja alguns abaixo:

  • desenvolvimento de um plano de negócios para uma marca de moda;
  • consultor de imagem, o famoso personal stylist;
  • ser o responsável pelo setor de compras encarregado pela matéria-prima, botões, dentre outros itens importantes para a fabricação das peças;
  • produção de moda, por exemplo, desfiles e eventos ligados ao segmento;
  • estilista, que é aquele que cria as peças que serão vendidas por marcas ou até mesmo na loja do empreendedor que tem esta habilidade.

E não para por aqui, mas esses são os principais. Animado? Então vamos continuar!

Dicas de como investir em moda

Por ser um setor bem dinâmico, exige que as inovações estejam alinhadas com os principais desafios do empreendedorismo na moda.

 

Dessa forma, entre as dicas de como investir em moda estão:

  • observe os seus concorrentes e faça identificação no seu nicho;
  • faça a elaboração de um plano de negócios consolidado;
  • realize a construção de uma marca que seja forte;
  • fique de olho nas tendências;
  • crie parcerias de forma estratégica.

Gostou? Pois agora vamos às dicas da empreendedora que falamos no começo do texto!

Um pouco de história

Para entender um pouco sobre os principais desafios do empreendedorismo na moda, perguntamos um pouco sobre a história das lojas Lia Franco.

Há 20 anos, a Silésia, tia da Mariana, iniciou essa jornada produzindo bijuterias em casa. O sucesso foi tão grande que precisou da ajuda da sua irmã, mãe da empreendedora, para atender as demandas.

Mas esse negócio já tinha tudo para crescer muito. Em pouco tempo, elas viram a necessidade de abrir uma loja física, a Nana Bijus, que evoluiu para uma fábrica. Nessa fase, as irmãs começaram a participar de feiras no Brasil todo, surgindo a Lia Franco Bijouterias.

Mas a gente sabe que um bom empreendedor sabe priorizar, não é? Por isso, em 2013, o foco do negócio voltou-se para as revendas, e a fábrica foi fechada. No lugar dela, veio a segunda unidade das lojas Lia Franco, agora focada em roupas.

Leia mais: Guia completo para criar uma marca de roupa

E depois, como ficou a loja de roupas?

Mariana começou a participar dessa jornada mais ou menos nessa época, trabalhando nas lojas com a mãe.

Junto com a sua tia, elas perceberam que a segmentação do mercado de roupas oferecia grandes oportunidades na sua região. Assim, surgiu a Lia Franco Plus Size!

Mas essas três super empreendedoras não iriam parar por aí, não! Mariana abriu, há 4 anos, a Lia Franco Shoes, loja do grupo da qual ela cuida. E com certeza, essa história ainda vai ter muitos capítulos!

Você deve estar se perguntando: será que foi fácil? Claro que não! Perguntamos quais foram os principais desafios do empreendedorismo na moda nesta jornada. A resposta foi falta de informação.

É isso mesmo! Nossa convidada lembrou que há 20 anos, encontrar fornecedores, comprar produtos, vender, era muito mais difícil. Sua mãe e sua tia tinham muito mais dificuldade para organizar suas operações do que temos hoje, na era digital.

Mas ela também nos disse que mesmo hoje, é necessário sempre estar atento e buscando novidades. Afinal, é necessário se superar todos os dias!

Conheça os principais desafios do empreendedorismo na moda

Além dos itens já citados acima pela especialista, existem algumas dificuldades que os empreendedores podem encontrar durante a caminhada. Entre os principais estão:

  • conquistar o reconhecimento entre os consumidores. Afinal de contas, existem diversas empresas concorrentes;
  • conseguir expressar a identidade do empreendedor por meio da marca.

Porém, é possível vencer os principais desafios do empreendedorismo na moda e, com isso, alcançar o sucesso. A primeira coisa é avaliar quais são as formas de consumo nos últimos tempos, sabendo que isso tem se alterado a cada dia que passa.

Outro ponto fundamental é ter controle do seu negócio. Além, claro, de ter um poder criativo elevado com o intuito de impactar o maior número de clientes potenciais para a sua loja.

Por falar em dificuldades, e a pandemia?

Voltando a falar do case de sucesso acima, a pandemia também não foi fácil para as lojas Lia Franco, que ficaram fechadas por dois meses. Mas vender pela internet foi uma saída para manter os negócios funcionando.

As vendas, segundo a Mariana, se beneficiaram muito das festas do município. Mas os produtos fazem tanto sucesso que são enviados para todo o Brasil, além de serem procurados nas cidades vizinhas.

Mas como foi possível ir tão longe, mesmo com os principais desafios do empreendedorismo na moda? Por meio das redes sociais!

Além das lojas físicas, nossas empreendedoras sempre se preocuparam em manter atividades no mundo digital. Essa divulgação foi muito importante para expandir sua área de atuação.

Mas… como a Cielo entrou nessa história?

A Cielo começou fazendo parte da trajetória de algumas lojas e depois foi implantada em todas as outras. E olha que legal: tudo isso aconteceu por conta do Cielo Link de Pagamento!

Mariana sempre soube da importância das ações virtuais e notou que o link de pagamento seria a solução ideal. Por isso, expandiu o uso das nossas máquinas de cartão para todas as lojas físicas e os links para as vendas online.

Para ela, poder pagar sem se deslocar até a loja oferece comodidade para o cliente.

Como vai ser a evolução desse case de moda?

A gente falou ali em cima que essa história ainda teria muitos capítulos. Não é que estávamos certos? Olhando para a digitalização dos negócios, Mariana, sua mãe e sua tia perceberam que as vendas online chegaram para ficar. Por isso, resolveram abrir um e-commerce!

Começando pela Lia Franco Shoes, a perspectiva delas é expandir esse novo projeto para todo o grupo. Para impulsionar essa nova fase, foram feitos alguns investimentos em marketing digital.

Como boas gestoras, elas souberam enxergar oportunidades diante dos principais desafios do empreendedorismo na moda. E já dá pra imaginar que vem muito sucesso por aí!

Dica de empreendedor

Para fechar com chave de ouro, teve até dicas de como investir em moda para quem está pensando em entrar nesse mercado. Estar antenado, pesquisar e estudar é o básico para todo empreendedor.

Mas não pode parar por aí, não! Mariana ressaltou a importância de se digitalizar, tanto para vender, quanto para buscar fornecedores. Além disso, as lojas online têm custos menores e podem trazer uma grande oportunidade para quem está começando. Quem está falando entende do assunto, hein?

E agora que você conheceu a história das lojas Lia Franco e conferiu esse bate-papo com Mariana, bora empreender?

Deu para perceber que nem sempre é fácil e que, embora os principais desafios do empreendedorismo na moda possam assustar no início, o resultado enche de orgulho.

E não se esqueça: conte com a Cielo, com nossas soluções digitais para te ajudar!

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