Você está em:

Institucional

Pesquisa Cielo revela hábitos de pagamento no Varejo

Feito em parceria com a Expertise/Opinion Box com varejistas de todo o Brasil, levantamento mostra que WhatsApp e redes sociais são cada vez mais importantes para o comércio brasileiro
Publicado por Equipe Cielo

Pesquisa Cielo sobre Hábitos do Varejo

A Cielo, em parceria com a Expertise/Opinion Box, realizou uma pesquisa com 200 varejistas de todas as regiões do país com objetivo de entender a relação com o público-consumidor e identificar tendências do setor de meios de pagamentos no país.

Confira os destaques do estudo, que pode trazer percepções importantes para o seu negócio!

Pesquisa Cielo mostra que Pix é destaque nas vendas físicas e à distância

  • O Pix se consolidou como uma das principais formas de pagamento no Varejo brasileiro. Em vendas presenciais, a modalidade está empatada com o cartão de crédito (57%) como o meio de pagamento mais utilizado pelos consumidores, de acordo com a visão de varejistas.
  • Nas vendas não presenciais, o Pix já desponta na liderança em relação ao cartão de crédito entre as formas de pagamento mais usadas: 67% a 56%.
  • No comércio presencial, apenas 29% dos estabelecimentos recebem pagamentos com Pix na maquininha.
  • Cerca de 31% dos lojistas compartilham a chave Pix e 24% utilizam QR Code estático – práticas que facilitam os golpes envolvendo esta forma de pagamento. Para saber mais, leia: Conheça os 11 golpes mais comuns e confira dicas de segurança para proteger sua empresa!

Cartão de crédito, no entanto, é a forma mais utilizada nas compras mais altas

  • Nas compras com tíquete médio mais alto (a partir de R$ 100), o crédito é a principal forma de pagamento utilizada pelos clientes (72%). Na sequência, aparecem o Pix (31%) e o débito (23%).
  • Nas compras com valor entre R$ 30 e R$ 100, a preferência dos clientes é pelo Pix (54%), seguido de perto pelo cartão de crédito (51%). Já o débito é usado em 37% destas transações.
  • Nas compras de menor valor (até R$ 30), o Pix também é o meio de pagamento preferido dos consumidores (61%). O débito (34%) e o dinheiro (33%) vêm na sequência.
  • Por falar em dinheiro, 92% das pessoas que participaram do estudo acreditam que ele será substituído por outras formas de pagamento nos próximos dez anos.
  • E isso não é por acaso… Oito em cada dez lojistas perceberam queda nos pagamentos feitos em espécie.

Maior parte das lojas utiliza canais de venda digitais

  • A adoção de novos canais de vendas já é uma realidade de grande parte dos varejistas. Mesmo aqueles que têm loja física utilizam o WhatsApp (81%) e as redes sociais (65%) para concluir vendas.
  • Nestes canais, o Link de Pagamento é uma alternativa para receber valores de forma segura. Entre os varejistas ouvidos, 46% afirmam que utilizam essa modalidade para vender.

Baixe gratuitamente o relatório completo da Pesquisa Cielo e confira outros dados e percepções sobre o varejo

Preencha o formulário e acesse o relatório do estudo agora mesmo!

Pesquisa Hábitos do Varejo 2024
Perspectivas sobre a digitalização dos negócios no Brasil

Matérias mais recentes

Maria Stela Confeitaria impulsiona vendas com soluções da Cielo e projeta faturar ainda mais com a Black Friday

Quem vê a loja da Maria Stela Confeitaria talvez não imagine como empreendedora Maria Stela Leão começou. Há dez anos,…

Publicado por Equipe Cielo

VTEX Sales App: conheça a solução que transforma a Cielo LIO On em prateleira infinita

Não achar um determinado produto em um ponto de venda físico pode ser uma experiência frustrante para qualquer cliente. Mas,…

Publicado por Equipe Cielo

Cielo participa da estreia do Shark Tank Brasil: Versão Creators

A Cielo, referência em meios de pagamento e tecnologia, é a patrocinadora do 1º episódio do Shark Tank Brasil: Versão…

Publicado por Equipe Cielo

A Feira Moderna: com Cielo Tap, dupla de empreendedores projetam vendas de sucos ultracongelados na Black Friday

A Feira Moderna foi criada com objetivo de viabilizar uma alimentação saudável para quem tem não tem tempo de comprar…

Publicado por Equipe Cielo

INPI reconhece Cielo como marca de alto renome

A Cielo, empresa referência em meios de pagamento, acaba de ser reconhecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como…

Publicado por Equipe Cielo

Seis anos da LGPD no Brasil: confira as principais ações da Cielo para manter a segurança e privacidade dos dados

Em 2024, a Lei Geral de Proteção de Dados completa o sexto ano de existência. E, ao longo destes seis…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288

Sair da versão mobile